Arrow 1x22 – Darkness on the Edge of Town


Só não dá para acreditar que acabou assim.
O episódio foi muito bom, e eu não diria isso se não fosse pelos últimos minutos, mas pode ter sido o melhor episódio de Arrow. Porque mesmo com um ótimo desenvolvimento, sim, Arrow já viu tantos episódios bons que esse não pode ser o melhor. Mas a última cena lutando para destruir o empreendimento a melhor coisa que a série já viu. Com uma belíssima cena de ação muito bem coreografada – que deixou a técnica de lado para se entregar à humanidade e a raiva pura – um dos maiores segredos da série são revelados. Chocante.
Mas o episódio…
Teve muita coisa. Vou começar por Laurel e Oliver, que foi uma das primeiras coisas. Depois de confessar que ainda sente algo por ela, Ollie escuta de Laurel que também ela também sente algo por ele. E tentando manter-se afastado por todo o risco que estar com ela representa, ele até conversa com Tommy, mas não consegue se manter afastado por muito tempo. Assim ele vai até a sua casa, os dois finalmente acabam com a crescente tensão entre eles, e compartilham uma cena fofa e há muito esperada – não foi o ápice do romance, mas foi bem verdadeiro e bem sensual. Gostei. Tommy não precisava ter visto nada daquilo, though.
E Walter está de volta à casa dos Queen, mas cada vez mais distante de Moira. Porque felizmente ele é inteligente o suficiente para perceber o que está acontecendo. E se você me perguntar, eu amei a relação de Ollie com a mãe nesse episódio, bastante comovente e intenso. E Oliver mostrou que nessa semana ele estava com todo o ânimo de criar os seus melhores planos. Me agoniou vê-lo capturado com a mãe, mas no momento em que eu vi Diggle como Arqueiro, eu realmente quis aplaudir tamanha inteligência para conseguir descobrir tudo!
E descobrimos parte. Ainda me parece um tanto subjetivo, mas já sabemos que Malcolm Merlyn quer destruir o Glades – algo que me parece que já sabíamos há algum tempo – e agora sabemos como ele o fará, com um dispositivo criado pelas Indústrias Unidac, capaz de criar um terremoto artificial. Também foram essas indústrias que fizeram com que o Arqueiro Negro retornasse em uma cena bastante forte em que ele mata todos os funcionários. Qualquer cena dele é sempre ótima, e qualquer cena dele contra o Arqueiro Verde é melhor ainda.
Mas para achar o dispositivo que fará tudo isso, Felicity preicsa invadir a Merlyn Global, e para isso o trio arquiteta o melhor plano do ano. Foi fantástico ver Ollie indo falar com Tommy, Felicity como entregadora e Diggle trabalhando lá… todos os detalhes pensados, questão toda do elevador e o brilhante “Hold me tight” e como Oliver foi temporariamente impedido de salvar Felicity e Dig teve que fazer isso, com um término perfeito para o plano perfeito, em que os dois interpretam realmente muito bem. Achei até um tanto provocativo e maquiavélico.
E agora Lance sabe de Felicity!
É aqui também que Oliver conhece Roy, e mesmo que ver isso é o que eu mais quero no momento, ainda parece algo bastante distante. Afinal Roy não deixa de estar obcecado por encontrar o Arqueiro, e mesmo quando Ollie garante que ele deve se manter distante, ele não desiste. E consequentemente acaba perdendo Thea. Que por sinal também acaba de perder o Walter, então não sei o que se passa na cabeça dela nesse momento. Bem que ela disse mais cedo sobre “estar cansada de todo mundo ali ter que passar por muita coisa”. Vivendo isso na pele. De novo.
E a Ilha finalmente começa a fazer um pouco mais de sentido, e tem sua história vagamente conectada ao restante da história. Depois de serem presos, Shado, Oliver e Wilson descobrem todo o plano de acabar com a economia da China, e tudo se desenvolve de maneira surpreendente, com uma das mortes mais rápidas, frias e cruéis da série… dois segundos que ficaram marcados em nossos cérebros e que nos fará sofrer em algum momento ainda. Mas o melhor ainda foi o telefonema misterioso ao mundo fora da Ilha, que me interessa bastante…
Oliver toma novos rumos, e decide derrubar o empreendimento, que é o que fará com que tudo fique bem. Sua cena final com Malcolm foi uma das melhores coisas que eu já vi. A tensão e a intensidade são palpáveis, a raiva também… o momento da flecha é eletrizante e chocante. E a luta dos dois é perfeita, uma das melhores coreografadas até o momento. Começa muito bem, porque os dois são demais, e ainda caminha para um lado mais selvagem e sem técnica que parece briga de rua, as emoções tomando conta. E o surpreendente momento em que Malcolm tira a capuz do Arqueiro Verde.
PRECISO VER MAIS!
Foi a grande preparação para o Season Finale, que deve estar no mínimo eletrizante, afinal esse episódio acabou no seu grande clímax, e sabemos que a continuação a partir daí deverá ser bastante importante. Talvez o segredo de Oliver não será mais segredo por muito tempo – eu adoraria ver Moira descobrir sobre isso. Mas agora sabemos que o terremoto no Glades é o grande ápice do final dessa temporada, vamos ver como isso termina nesse ano. Estou cada vez mais ansioso para saber o plot da segunda temporada… realmente fascinante!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários