Defiance 1x05 – The Serpent’s Egg


Sem McCawley? Sem Tarr?
Surpreendente. E eu senti falta deles, de verdade, especialmente dos Tarr… impressionante como depressa eles já conseguiram conquistar-me, huh? Mas se eles estiveram ausentes durante o episódio todo (e apenas o filho foi amadoramente incorporado com a história da rádio no arco), o episódio centrou-se mais uma vez em Irisa e descobrimos mais um pouco de seu passado, enquanto continuamos questionando sua real identidade e poder. E foi ainda melhor do que o último episódio centrado nela… todo o restante desempenha um papel secundário nesse episódio.
Esse segundo papel veio com a Embaixadora da República da Terra, Olfin Tennety – que aparece em Defiance com seus dois maridos (um trabalho e discussão bem legal em cima do tema, por sinal!) com propostas para Amanda, que recusa veementemente cada uma delas. Transferindo a prisioneira do último episódio, eles acabam todos em um mesmo veículo rumo a só Deus sabe onde e um meticuloso plano no meio que surpreendente a todos. E parece bem desempenhado, afinal a última cena de Tennety no episódio deixa bastante claro que ela veio para ficar e ainda ouviremos falar muito dela.
Mas se falarmos de surpresas, a história de Irisa deixou um pouco a desejar nisso. Porque “Thesho Zajino ou Daigo” nunca foi uma dúvida real. Mas eu amei ver a maneira como as cenas se desenvolvem, com a visão e a lembrança, a maneira como ela a segue, e depois como tudo acontece no momento em que ela o prende e se mostra tão violenta, determinada e intensa. A maneira como Irisa o confronta, o ameaça – e a maneira como ele chora e nega ser quem ela diz que ele é é realmente impressionante, porque transformou tudo em cenas fortes.
Irisa tem mais uma faceta de seu passado desmascarado. Se a relação com Nolan era algo que ainda era um mistério, finalmente entendemos em qual circunstância eles se conheceram, e porque ela constantemente afirma que ele a salvou ao assassinar seus pais. Agora tudo fica bastante claro, e os rituais todos de repetidas torturas são realmente bastante chocantes de assistir. E não é de se surpreender que ela odeie os pais, afinal qualquer um os odiaria com um tratamento daqueles… mas todos os rituais são explicados dentro de um limite, e a real identidade dela ainda me parece um grande mistério.
Porque ela tem muito poder. Quem é ela? O QUÊ é ela?
E Tommy chega tentando colocar um pouco de juízo na cabeça dela (eu amei a cena dos olhos azuis/laranja!), mas quando toda a verdade vem à tona inegavelmente, ele é possuído por um sentimento de proteção lindo de se ver. Não me pareceu um desenvolvimento realmente convincente e então vê-los se beijando e muito mais do que isso no fim do episódio me pareceu muito mais um desejo incontrolável da carne do que um sentimento romântico verdadeiro. Mas ok, ainda assim a cena foi surpreendente e ficou muito bem colocada no episódio.
A música para o final do episódio dessa vez veio lá da rádio, com uma dedicatória para Christie e tudo o mais – e eu não posso ser o único que ainda não se convence com esse romancezinho forçado. Mas o episódio serviu mesmo para mostrar mais de Irisa, enquanto nos questionamos sobre seu futuro. E Nolan e Amanda inegavelmente assumem papéis de futuros amantes. Uma pena que não tenhamos tido Datak, realmente acho que ele fez falta dessa semana… ele e sua esposa. Mas ok, podemos esperar um retorno triunfal na próxima semana, ou não? Ótimo, surpreendente, intenso, Defiance nos apresentou um episódio contundente e com histórias relevantes. Vamos torcer para que o nível dos episódios continuem aumentando, e que uma antecipada renovação para a segunda temporada não os deixe mais descuidados com o roteiro. Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários