Person of Interest 2x22 – God Mode


Depois da ação eletrizante e surpreendente da semana passada, esse episódio vai para o lado mais intelectual, e misteriosamente parece bastante parado para um Season Finale. Gostei mais do mistério e da apreensão do episódio passado, mas mesmo assim esse episódio foi fascinante. Porque muita coisa aconteceu, entendemos umas coisas, ficamos com dúvidas a respeito de outras, e temos dois importantes cliffhangers que eu quero muito ver no próximo ano…
O episódio continua de onde parou o último, com as 24 horas de acesso à Máquina que tanto Root quanto Reese conseguiram. O começo foi tão ágil quanto o final do anterior, e ficou bem clara a divisão em equipes novamente: Shaw e Reese de um lado, contra Root e Finch do outro, mas todos basicamente preocupados com uma coisa – fazer o que eles acham que é o certo, e um consenso geral é que salvar a Máquina é importantíssimo. Não que ela, como uma belíssima Inteligência Artificial como se fixa, não possa se defender sozinha, mas já volto aqui.
E Finch é o cara!
2010 foi novamente o foco dos flashbacks, e foi um conjunto de cenas confusas que não foram tão surpreendentes quanto o Zero Day, porque a desmistificação de Finch já ficou para trás. Mas sua parceria com Nathan e aqueles primeiros momentos da máquina foram o foco novamente – eu amei o acidente na balsa (embora a fotografia tenha sido tão bela que me lembrou algo muito mais grandioso, como uma explosão do space-time continuum ou sei lá) e o que isso resultou. Morte de Nathan e o momento em que Finch realmente abandona Emma, que acredita que ele está morto desde então…
E os caras do governo.
Foi uma guerra política, para falar bem a verdade. Eu amo a inteligência do roteiro ao colocar tantos personagens juntos em busca de objetivos semelhantes com motivações distintas. Quando finalmente chegamos à Máquina, ou quase, vemos que ela foi mandada para algum outro lugar, que ninguém sabe qual é, e agora está mais distante do que nunca, vivendo sozinha, se defendendo e se mandando, uma verdade Inteligência Artificial sobre a qual Finch não exerce mais poder algum… e talvez até Reese e Root estejam mais perto disso do que ele estava.
Mas a guerra se baseou mesmo nessas pessoas querendo defender ou a máquina ou as pessoas que o governo considera irrelevantes, contra o próprio governo, mais preocupado com o poder do que com o princípio inicial de “defender o país”. E se a máquina irá ou não continuar trabalhando para qualquer um dos dois é um grande mistério, afinal agora ela assume seu lugar de protagonista da série mais claramente do que nunca. E eu, claro, amei toda essa idéia e como isso foi colocado na tela… simplesmente maravilhoso!
Carter foi um grande enigma nesse episódio. Enquanto a HR faz todo um planejamento de incriminá-la, do qual ela está tendo dificuldades para se livrar por sinal, ela também se comove com Elias e tenta salvá-lo a qualquer custo. Sim, bastante controverso. Com a recusa de Reese e a iminente morte de Elias, é claro que os roteiristas jamais deixariam isso acontecer. E esse é o primeiro dos cliffhangers, sem sabermos qual é o futuro desses dois no carro, depois que ela o salvou.
E o segundo cliffhanger espetacular está em Reese e Root. Quando a máquina pára de mandar números e o suas futuras ações são incertas, Finch e Reese parecem um tanto perdidos quanto a que fazer. E bem num momento desses o telefone público começa a tocar misteriosamente. E todos sabem o que isso significa. Mas ainda muito melhor do que isso foi ver Root no hospital, tão devastada, mas também recebendo um telefonema da Máquina. E você sabem o quanto eu amo essa personagem! Portanto, você pode entender que o “Can… you… hear… me?” final me deixou eletrizado. E o “Absolutely” foi épico.
Parece então que a história do vírus ainda não chegou ao fim. Não que isso não tenha realmente chegado ao fim, mas as conseqüências de todo esse arco repercutirão no futuro da série drasticamente. Agora com o governo sabendo sobre Finch, a máquina mandando nela mesma, e a Root e Reese como possíveis administradores, tudo ameaça ser reformulado para a terceira temporada. E apaixonado por mudanças como eu sou, eu realmente espero que a terceira temporada venha revolucionando todo o conceito de Person of Interest que conhecemos! O que acharam do Season Finale?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários