Person of Interest 2x21 – Zero Day


Person of Interest fica melhor a cada episódio.
Dessa vez, tivemos uma grande sequência de acontecimentos surpreendentes enquanto a máquina chegava ao auge de seus problemas – lutando bravamente para permanecer viva, mas totalmente deteriorada e chega de defeitos. Com planos mirabolantes, e alianças improváveis, a máquina fica no limbo entre máquina e vida, enquanto seus segredos são desvendados e seu rumo para a terceira temporada também, enquanto permanece incerto. E Finch é desmistificado.
O início é desesperador, e qualquer coisa que siga esse rumo sempre me dá essa sensação ruim. A introdução é novamente cortada, mas não inteiramente destruída, com fragmentos na própria voz da máquina e uma confusão de cenas e defeitos técnicos que nos mostram claramente qual a situação atual da máquina. O episódio todo se utiliza de inúmeras telas azuis e vermelhas e muita falha no sistema, algo que nos deixa apreensivos o tempo todo, conforme a contagem regressiva se aproxima do zero. Foi o grande episódio do clímax do ano!
Oito homicídios investigados por Carter em duas semanas. Tanto Finch e Reese quanto o governo começam a sofrer as conseqüências da não atividade da máquina, e a Srta. May, ou como eu amo chamá-la, a Root está de volta com os maiores planos do mundo. É realmente surpreendente e eletrizante ver como todos os detalhes se encaixam e como tudo acontece com tamanha perfeição… como por exemplo ver Root se aproximar de Finch para ameaçá-lo em relação à Grace e propor uma aliança para salvar a máquina, que aparentemente é o que os dois querem.
Mas Finch nunca pára de guardar segredos.
As cenas em 2010 me pareceram inicialmente confusas e depois chocantes. Primeiramente conhecemos Nathan, e a parceria dele com Finch na construção da máquina, e os primeiros momentos depois de ela já ter sido entregue ao governo. De maneira muito bonita, Finch planeja todo um pedido de casamento a Grace, e não confiamos em Nathan por horas – o que na verdade se mostra absurdamente equivocado, enquanto em quem não deveríamos confiar era no próprio Finch. Surpreendente ver suas ações do passado, e ficamos muito curiosos para saber o que mudou. E como mudou.
Importa saber que esse é o episódio em que a contagem chega a zero, e a máquina fará um telefonema à meia-noite, telefonema no qual dará livre acesso às informações durante 24h a quem o atender, e a Decima Technologies, responsável pelo vírus que causou tudo isso, já está sabendo do plano e está com pessoas espalhadas pela cidade e por todos os orelhões, apenas esperando para “seqüestrar” a máquina. E é nesse ritmo desenfreado de ações que a máquina consegue fazer um último telefonema e dar a Finch o nome de Ernest Thornhill.
Que é uma história fascinante! É aqui que a definição de Finch de “máquina” entra em contraste com a definição de Root de “vida”, e nos perguntamos exatamente o que é a “máquina” sempre mencionada – me lembrou bastante o filme A.I. Inteligência Artificial – e é horrível (novamente) descobrir o que Finch vem fazendo com ela. Incrivelmente ficamos do lado de Root, e quase torcemos por ela, cada vez mais fascinados com o mecanismo de defesa criado pela máquina para se defender desse possível seqüestro que se aproxima… é muito detalhe, muita informação, muito meticuloso. Perfeito.
E o grande momento do telefonema é envolto em mistério e sombras – acho que a própria falha do sistema cria um suspense espetacular. E o episódio acaba, novamente, de maneira surpreendente com um telefonema de conteúdo desconhecido para Root, mas que pareceu satisfazê-la e a tirou de lá contente, com Finch. Enquanto Finch parece ter planejado tudo para que Reese atendesse o grande verdadeiro telefonema do ano, com um eletrizante “Can you hear me?” que me deixou em estado de êxtase.
O episódio foi espetacular. Simplesmente perfeito! E nas próprias palavras de Root, é agora que o futuro começa. Eu realmente acho que eles não podem continuar essa história de maneira totalmente satisfatória em apenas um episódio. Então acredito que o Season Finale será um conjunto de cliffhangers que nos deixarão extremamente ansiosos pela terceira temporada. Sim, será uma longa espera até a próxima temporada, garantida e provavelmente já certa de uma ótima audiência. Uma das melhores séries policiais dos últimos anos! Se ainda não viu, veja!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários