Oblivion


Ficção científica de qualidade.
Oblivion é um daqueles filmes um tanto filosóficos e bucólicos. Em um belíssimo e estéril futuro pós-apocalíptico, o filme cria uma história complexa, calma e cheia de detalhes – muito bom para que possamos pensar, avaliar e aos poucos encaixar as peças, que se encaixam com clareza nos últimos minutos de filme. É bonito como tudo acontece de maneira tão contundente, e um tom calmo melancólico que me comoveu – as cores claras e a trilha sonora marcante foram essenciais para o clima do filme.
A história se passa em 2077, aproximadamente 60 anos depois de a Terra quase ser destruída por uma guerra entre os humanos e alienígenas conhecidos como Saqueadores. A nossa Lua foi destruída (o efeito disso é belíssimo!), mas os humanos venceram a batalha – da mesma maneira, a Terra ficou inabitável e os humanos foram transferidos para uma fortaleza fora da Terra, em Titã, uma lua de Saturno. Para garantir a sobrevivência deles nesse lugar, gigantescas máquinas sugam lentamente a água do oceano – e drones protegem o lugar conta a ação de Saqueadores, que ainda atuam no planeta.
E Tech 49 Jack Harper é um dos poucos reparadores de drones que sobrou na Terra. Atua na Torre 49 com Victoria; os dois acreditam que voltarão “para casa” em 2 semanas, mas Jack não parece tão animado com isso. É interessantíssimo ver a falta de veracidade nas ações de Victoria, é bom ver a ambigüidade da personagem de Sally, que comanda a missão, é triste ver as dúvidas de Jack, ao mesmo tempo em que é instigante tentar desvendar aqueles misteriosos trechos de memória… e o pequeno oásis que ele construiu é uma das melhores coisas do filme.
[CONTÉM SPOILERS]
Faz bastante tempo desde a última vez em que coloquei um anúncio desses, mas é impossível continuar minha review sem revelar importantes spoilers, e também não quero continuar sem compartilhá-los com vocês. E é um daqueles filmes que acredito que um spoiler pode estragar a sua experiência, então…
Tudo começa mudar no filme quando uma nave com sobreviventes cai na Terra e ele consegue salvar a vida de Julia. Confuso, ele acaba “capturado” por Saqueadores, que se revelam humanos vivendo em uma colônia subterrânea, se escondendo dos drones. É importante para a narrativa do filme notar a diferença em tom entre todo o futuro que Jack nos apresentou até o momento, e o escuro que é ver a vida que os humanos restantes estão levando. Ainda não acreditando que a invasão alienígena é uma farsa e que Titã não existe (não com humanos), Jack foge com Julia…
Para a melhor parte do filme. O momento em que ela revela que é sua esposa é ótimo, e então as lembranças retornam todas de uma vez. Maravilhoso! E eu achei que isso ficaria mais para a frente do filme, mas gostei de terem apresentado tudo isso antes para poder misteriosamente apresentar o Tech 52 Jack Harper, no que deve ter sido a melhor cena do filme. A maneira como o público inteiro prende a respiração ao vê-lo pela primeira vez, e a maravilhosa cena de ação entre os dois. E como é chocante rever Victoria, e como é instigante tentar entender tudo.
O final do filme é genial. Com muita cena de ação, muitas mais explicações com os Saqueadores, e a reveladora gravação que Julia o ajudou a conseguir. Aquela gravação é de fazer qualquer pessoa sorrir e escancarar a boca – por aquela cena que o filme fica tão grandioso quanto é, com um belíssimo momento de catarse como o fim de Life of Pi – um gênero diferente, mas uma catarse similar. E mesmo com o heróico clichê no fim, ver os reais alienígenas que me lembraram A.I. foi espetacular, e a vida de Julia com sua filha… e Tech 52, que apareceu tão pouco, mas foi significante (a primeira vez que ele vê Julia, com o Tech 49, é genial!).
[FIM DOS SPOILERS]
Eu achei mesmo um filme muito bom. Tem o que deveria ter. A fotografia é linda, e a trilha sonora alta e impactante, contribuindo para as sensações de cada momento. A ação é bem justificada e bem filmada, e os personagens são convincentes e apaixonantes. Um filme que se sustenta com um elenco não muito grande (são 5 atores principais mesmo), mas uma história belíssima e ampla, que nos faz pensar e ainda nos deixa com um tom de melancolia que eu adoro… recomendo a todos os fãs de ficção científica, sem dúvida!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários