Power Rangers S.P.D. – Reflection

“Heroes come in all colors”

Que relação estranha a minha com esse episódio… “Reflection” é um episódio em duas partes de “Power Rangers S.P.D.”, e embora eu tenha passado toda a primeira parte rindo (porque o monstro da semana era meio ridículo em sua forma original e o Modo 1 da armadura do Ranger Vermelho também era zoada), no fim eu acho que esses 44 minutos renderam uma das melhores histórias da temporada… temos um power-up para o Ranger Vermelho, com o seu novo Battlizer, temos um vilão interessante que está ligado ao passado de Jack e de seu pai como Ranger Vermelho (aquele que reutiliza o uniforme da “Força do Tempo”), e um momento icônico em que Sky morfa como Ranger Vermelho pela primeira vez… por enquanto, é apenas uma única vez. O episódio é interessante, divertido e proporciona desenvolvimento para o personagem de Sky!

O episódio começa com os Ranger em suas roupas de civis (é tão raro vê-los assim nessa temporada, e é sempre tão bom quando isso acontece – destaque para a maneira como eles adicionam sutilmente suas cores de Rangers às roupas, mas não é nada gritante como temporadas passadas usaram), brincando no parque, e até o Sky está se divertindo… e, então, monstros que eles já enfrentaram anteriormente retornam para atormentá-los. Monstros como Rhinix, para o desespero de Syd, ou Hydrax, para enfrentar Bridge e Bugglesworth, para Z. Os Rangers não entendem como isso pode estar acontecendo se todos esses monstros já foram capturados e Kat garante que as cartas em que eles estão presos são infalíveis… e, quando ela verifica, eles continuam lá… então, como eles podem estar, também, atormentando toda a cidade?

O episódio traz de volta aquela “rivalidade” quase superada de Sky e Jack por Jack ter sido escolhido como o Ranger Vermelho da temporada… ele fica todo animado ao descobrir que Kat está preparando um power-up, mas fica chateado ao descobrir que só funciona para o morfador do Ranger Vermelho, e por um momento parecemos ver de volta o Sky do início da temporada, e somos relembrados daquela ideia de que seu pai era um Ranger Vermelho, e tudo o que ele sempre quis foi ser um herói como ele… mas Jack tenta lhe dizer que “os heróis vêm em todas as cores”. Para entender o que está acontecendo com esse “retorno” dos monstros, Cruger manda Sky interrogar Mirloc, que pode saber algo a respeito das duplicatas, mas Cruger falha em contar para Sky uma informação importante sobre Mirloc: que ele tem a ver com a morte de Tate, o pai de Sky.

Mirloc faz um acordo duvidoso com Sky (porque é óbvio que ele quer algo disso), e dá a informação de que a S.P.D. precisava: o nome do monstro que eles estão enfrentando é Slate, uma espécie de criminoso “copycat” que pode mudar de forma e assumir a forma de outros monstros que os Rangers já enfrentaram e prenderam anteriormente – para mim, ficou incerto se ele pode usar os poderes desses monstros, porque, se não pode, ele não é assim tão poderoso… é? De qualquer maneira, a trama é interessante e o monstro muda de formas numa sequência bem interessante, mas depois ele volta à sua forma normal e aquilo é tão patético que chega a ser divertido… mas não vou negar que eu ri muito! E eu acho que ele é mais ágil que os monstros que os Rangers comumente precisam enfrentar, de modo geral… a não ser no robô gigante.

Quando os Rangers estão prestes a prender Mirloc, Morgana interfere e dá a ele um poder semelhante ao de Z: ele pode se dividir em várias versões de si mesmo – aqui, cada uma delas sendo um monstro diferente. E é então que eles precisam de mais poder e Jack ative o BATTLIZER, que é sempre um momento importante da temporada… o “Modo Um” é meio simplinho e quase tosco, e eu ri novamente, mas o “Modo Dois” já fica bem mais interessante. E, então, eles conseguem vencer Slate e Sky retorna para falar com Mirloc, que cobra o acordo deles: “I collect memories. Sad memories”. Ele faz Sky compartilhar com ele sua história mais triste, e é então que vemos o Officer Tate, Ranger Vermelho pai de Sky, lutar sua última batalha e não voltar, e o pequeno Sky receber apenas o capacete do pai… que ele guarda até hoje. E isso faz Sky chorar.

Era tudo o que Mirloc queria… na verdade, Mirloc fica em um lugar isolado, e Sky precisa ir falar com ele com todos os distintivos de metal escondidos, e óculos escuros que não refletem nos olhos, porque o poder de Mirloc é se locomover através de qualquer superfície refletiva. Assim, ele fez Sky compartilhar com ele uma história triste, mexendo com suas emoções, na esperança de que ele derrubasse aquela lágrima, aquela lágrima na qual seu reflexo surge e, então, ele consegue escapar… mas o pior de tudo não é isso, o pior de tudo é o que Sky descobre logo em seguida: QUE MIRLOC É O MONSTRO RESPONSÁVEL PELA MORTE DE SEU PAI. Agora o assunto fica muito mais pessoal, e Mirloc ainda aparece para provocar Sky, no espelho do banheiro da S.P.D., dizendo que está ali “para agradecê-lo por proporcionar a sua fuga com a história triste”.

É cruel.

Assim, todos os Rangers se dividem para vasculhar a cidade toda em busca de Mirloc, e é interessante ver o poder do monstro em ação, saindo de reflexos como na água do lado ou em um vidro espelhado de um prédio, conseguindo capturar Sky, Syd, Z e Bridge… os quatro ficam presos em uma espécie de dimensão de reflexos infinitos de Mirloc, mas Gruumm o manda em busca de Jack e de Omega. Mirloc não tem muita dificuldade para capturar Jack também, mas o Omega é mais difícil… enquanto Omega enfrenta Mirloc, os outros cinco Rangers ficam refletidos em um prédio, assistindo à luta, fracos, e tentando incentivar Omega, e a cena é bem interessante, na verdade – os poderes e os golpes de Omega são bons, e então ele acaba quebrando os espelhos de Mirloc quando ele os abre para capturá-lo, e isso é o suficiente para libertar todos.

Quando chega o momento da batalha final e de levar Mirloc preso novamente, Jack entrega seu morfador para Sky, dizendo que devia ser ele a pegá-lo, por causa de toda a história com o pai e tudo o mais, E ENTÃO VEMOS O SKY MORFAR COMO RANGER VERMELHO PELA PRIMEIRA VEZ – e sei lá, eu achei aquilo tão bom! Ele não é o Ranger Vermelho oficial da temporada, mas eu acho que ele tinha grande potencial para ser, e eu acho que foi um momento de realização para o personagem, num momento bem justo da trama… foi bom vê-lo lutar como Ranger Vermelho, ouvir a sua voz de dentro do capacete, vê-lo usar o novo Battlizer que só funciona para o morfador do Ranger Vermelho… foi uma sequência e tanto. Quando a batalha termina, Sky deixa o uniforme, e então podemos ver o seu sorriso, a sua emoção, e REALIZAÇÃO de Sky.

Foi importante para ele.

E eu achei um máximo!

 

Para mais postagens de Power Rangers S.P.D., clique aqui.

 

Comentários

  1. É um episódio incrível. Eu gostei do final onde o Jack e o Sky conversam de novo. O Slate pode sim usar os poderes daqueles que ele imita. Ele é visto usando a arma de gosma do Rhinix, o jato de água da Hydrax, as bolas de raio do Bugglesworth e o círculo da fúria do Devastação. Ele consegue isso porque ele só se transforma se tiver os dados escaneados do código genético de quem ele quiser se transformar, por isso ele também consegue usar os poderes deles. O Broodwing inclusive é visto vendendo isso pra ele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário