[Season Finale] The Last of Us 1x09 – Look for the Light

A escolha de Joel.

Lindíssimo e angustiante, eu sinto que “Look for the Light” é um episódio que dividirá opiniões – e, particularmente, me parece uma excelente maneira de terminar a temporada, porque posso ver as pessoas passando os próximos meses todos discutindo a respeito da atitude de Joel e se ela foi certa ou não. Como eu comento desde o início de “The Last of Us”, eu nunca joguei o jogo, por isso tudo foi uma grande surpresa, e a série é incrível. Com uma temática pós-apocalíptica e boas sequências de ação, a série sempre foi, em primeiro lugar, sobre as pessoas e as relações entre elas, o que rendeu um excelente drama, que culmina nesse Season Finale fatídico no qual, surpreendentemente, a ênfase não está na ação, mas no sentimento… e eu adorei.

O episódio já começa interessantíssimo ao levar-nos de volta para o nascimento de Ellie – uma sequência particularmente interessante para os fãs de longa data de “The Last of Us”, tendo em vista que a atriz que interpretou sua mãe, Anna, foi Ashley Johnson, a responsável por dar vida à própria Ellie no jogo, em 2013… foi uma homenagem e uma escolha lindíssima, de fato! Anna nos proporciona um flashback angustiante, porque a vemos prestes a dar à luz a Ellie quando é brutalmente atacada por um infectado, e então ela tem que escolher abrir mão da bebê e entregá-la a Marlene, para que ela a mantenha em segurança, porque ela foi mordida e em breve se transformará… a sequência também serve para ajudar-nos a entender um pouco da imunidade de Ellie.

Até porque esse é o centro de “Look for the Light”, que é, inicialmente, muito mais calmo do que jamais poderíamos ter esperado desse último episódio – mas, novamente, eu ressalto: foi incrível. Mesmo com tanta coisa boa em “The Last of Us” (e houve MUITA coisa boa!), a relação de Joel e Ellie sempre foi a alma da série, enquanto a acompanhávamos sendo construída a cada episódio, e o último episódio foi um impacto, com Ellie sofrendo mais do que nunca e tendo que se salvar sozinha de uma situação assustadora, e depois reencontrando o Joel, que é o seu porto-seguro. Agora, Ellie está atordoada, chocada, mas caminha ao lado de Joel, e podemos sentir toda a tensão de Joel tentando fazer com que tudo fique bem, mas não parece o trabalho mais simples…

Ellie só sorri pela primeira vez nesse episódio quando ela encontra uma girafa – e é um momento tão bonito. Assim como o seu fascínio genuíno por tudo o que Riley tinha para lhe mostrar no shopping (a começar pela escada rolante!), Ellie está encantada pela girafa na sua frente, e eu fiquei verdadeiramente comovido ao ouvir as suas risadas enquanto ela dava comida para a girafa… interessante como a cena não precisa de grandes diálogos, porque o alívio de Joel ao ver Ellie rir está estampado em seu rosto. Os dois compartilham, também, outro momento profundamente emocionante quando Joel compartilha a história da sua cicatriz, de quando ele tentou se matar depois da morte de Sarah, e Ellie não tem muito o que dizer, mas diz que “fica feliz porque não deu certo”. É a forma de Ellie dizer para ele o quanto se importa e o quanto está feliz por tê-lo consigo. Assim como quando ela dissera que o tempo curava tudo e ele olhou bem para ela e disse que “não tinha sido o tempo”.

QUE DIÁLOGO INCRÍVEL. QUE CENA LINDA. QUANTA COISA DITA E/OU EXPRESSA!

E quando as coisas parecem estar tão bem (fofíssimo o Joel pedindo para ela ler os trocadilhos sem graça do livro que ela tanto ama!), eles são capturados por Vagalumes – e é um desespero. Joel desperta confuso, perguntando por Ellie, e então ele descobre que ela já está em outra sala, sendo preparada para uma cirurgia, porque eles finalmente chegaram ao seu destino, ao hospital para onde ela deveria ir, e eles acreditam que podem sintetizar uma cura a partir dela. Para isso, no entanto, ela precisará morrer – afinal de contas, o que precisam tirar dela é algo que cresceu em seu cérebro, e Joel não vai permitir que façam isso com ela, com a SUA FILHA, ainda mais sem uma confirmação 100% de que aquilo realmente é uma cura. “Pode ser” uma cura é muito vago.

Como eu disse, a atitude de Joel provavelmente vai dividir opiniões… e eu não vou ficar em cima do muro e fingir que não quero dar a minha opinião: eu não julguei o Joel. Eu entendo que a sua atitude pode ser considerada egoísta, e que ele escolheu matar um monte de gente para salvar a vida de uma pessoa, tudo para não deixar que uma pessoa morresse para salvar a vida de toda a humanidade, mas é mais do que isso: Ellie morreria pela possibilidade de talvez salvar a vida de toda a humanidade… não era uma certeza, e Joel não perderia a sua filha desse jeito, não mais uma filha, depois de ter perdido a Sarah. Pode ter sido egoísta, mas foi sincero, foi movido por um sentimento tão real que eu não consigo culpá-lo: acho que na posição de pai e mãe, muita gente agiria como ele.

Portanto, eu achei arrepiante… é um pouco chocante ver a maneira quase fria como Joel caminha por aquele hospital, atirando em qualquer pessoa que se colocasse em sua frente, depois de pouquíssimas palavras, mas, ao mesmo tempo, eu estava tão feliz por vê-lo protegendo a Ellie com todo o seu ser – mais tarde eu lido com a minha consciência, se eu achar que é necessário. Nesse momento, eu vibrei pela maneira determinada como ele não abaixou a cabeça em nenhum momento, e como ele enfrentou qualquer um que precisasse enfrentar para tirar a Ellie ainda com vida daquele lugar. Dei um pequeno pulo na cadeira quando ele atirou no médico que tentou dizer que “ele não ia tirar a Ellie dali”? Sim. Mas também fiquei: “Ninguém diz a Joel o que ele não pode fazer”.

E Joel a salva.

A cena toda é chocante, arrepiante e paradoxalmente desconfortável e reconfortante. Mas sinto que virá um drama pela frente, eventualmente, porque talvez a Marlene tivesse razão no fim das contas, quando tentou implorar para que Joel parasse, e talvez Ellie fizesse uma escolha diferente da dele. Naquele momento, no entanto, a escolha estava nas suas mãos, e ele não mudaria de ideia. Enquanto Joel e Ellie retornam para a cidade em que Tommy está morando, Joel não tem coragem de contar a Ellie o que realmente aconteceu com os Vagalumes, e inventa uma história que pode parecer convincente, mas não é – no fundo, Ellie sabe/sente que Joel não está dizendo a verdade, e pergunta diretamente a ele, mas ela vai aceitar a sua palavra. Pelo menos por enquanto.

Eu queria que eles pudessem ser felizes, eu queria que eles ficassem bem… a relação de confiança e dependência mútua que eles construíram é intensa demais. Mas talvez chegar a um final feliz nunca tenha sido a ideia de “The Last of Us”. Estou curiosíssimo e empolgado para a segunda temporada, mas tento me manter afastado de qualquer spoiler de quem já tenha jogado o segundo jogo – até porque acredito que muita coisa pode mudar, tendo em vista que a segunda temporada será baseada em um jogo diferente, lançado com SETE ANOS de diferença em relação ao primeiro jogo… de qualquer maneira, esse universo é interessante, os personagens são incríveis e talvez, dessa vez, a escolha seja de Ellie, vai saber? Ótima temporada, esperamos a próxima!

 

Para mais postagens de “The Last of Us”, clique aqui.

 

Comentários