Todas as Flores – Rafael pede Maíra em casamento

A vida é muito curta para não se fazer o que a gente ama…

Depois do incêndio na Rhodes, Rafael perdeu a mãe e o tio no mesmo dia, de uma hora para outra. Ele está arrasado, sofrendo, mas tudo isso também o fez pensar sobre como a vida é curta demais para se segurar, para perder tempo, para não estar ao lado da pessoa que amamos. Quando, prestativa, Maíra o procura (porque, afinal de contas, ela o ama e se preocupa), mas diz que a situação com a Vanessa não mudou e tudo o que ela pode oferecer é sua amizade, Rafael fala sobre as pessoas que perdeu, sobre ele mesmo quase ter morrido naquele incêndio, e sobre como não quer passar nem um segundo longe dela mais… e, então, eles acabam se beijando novamente, e parece que as coisas ficam bem entre eles, porque eles se amam demais para conseguir ficar longe um do outro.

Gosto de como Maíra está apaixonada e cede a esse amor – mesmo com a situação complicada com a Vanessa e tudo o mais… ela até consegue ser um pouco cética com os dramas rotineiros de Vanessa, mas a irmã eventualmente tem uma ideia que realmente causa um impacto em Maíra. Primeiro, Zoé procura Maíra para conversar, e então Vanessa liga no meio da conversa e Zoé faz toda uma cena sobre como “Vanessa disse coisas horríveis que ela nunca a ouviu dizer antes”, e pede que Maíra a acompanhe até em casa. E, quando chegam ao apartamento, Vanessa está ameaçando se jogar da sacada, o que é particularmente doentio porque Zoé e Vanessa parecem estar se divertindo com tudo isso, enquanto Maíra está desesperada, perguntando o que Vanessa quer que ela faça para descer dali.

Então, Vanessa parece ter conseguido o que queria: Maíra decide voltar para Pirenópolis. É evidente que ela não pode insistir nessa história com Rafael, pelo bem da irmã, mas tampouco quer ficar morando na mesma cidade de Rafael, cruzando com ele nos corredores da Rhodes, e precisando se manter afastada… é doloroso demais. E ela sabe disso quando Rafael manda uma mensagem para ela dizendo que quer vê-la, que teve um dia difícil e que precisa dela e do seu amor, porque “é isso o que lhe dá força para seguir em frente”. Sem falar nada a Rafael, Maíra vai até a Rhodes para pedir demissão, e quando Joy tenta entender o motivo de ela estar fazendo isso de uma hora para outra, Maíra diz que não quer entrar em detalhes, mas quer ser desligada da empresa naquele dia mesmo.

Joy acaba contando a Rafael que Maíra pediu demissão, e quando ele corre imediatamente para a casa de Judite, ele descobre que ela já foi embora… a essa hora, ela está em um ônibus, voltando para Pirenópolis. E esse é o aguardado momento do “grande gesto” de Rafael, aquela sequência digna do final de comédias românticas – e posso dizer? FOI UMA DELICINHA MESMO! Maíra está dentro do ônibus, indo embora arrasada, enquanto Rafael, desesperado, segue o ônibus de carro e dirige ao seu lado, buzinando sem parar e gritando por Maíra até que ela reconheça a sua voz quando pergunta o que está acontecendo e a mulher ao seu lado explica que “tem um louco gritando”. Maíra não está raciocinando direito naquele momento, mas não importa…

Ela está feliz!

Então, ela pede que parem o ônibus, tomada de felicidade e emoção, e Rafael para o carro um pouco à frente e corre para entrar no ônibus e pedir para falar com Maíra e dizer que a ama, e pedir que ela não vá embora. Sou um bobo apaixonado felicíssimo pelo beijão que eles dão ali no ônibus, na frente de todo mundo. Maíra está tentando pensar racionalmente desde que decidira voltar para Pirenópolis, mas a verdade é que ela não quer voltar para a sua cidade e sabe que não vai ser feliz lá, e o fato de Rafael fazer toda essa cena torna a sua decisão cada vez mais difícil… como ela pode negar o amor tão grande que está sentindo naquele momento? Ele quer que ela fique, ele fez todo aquele esforço para parar o ônibus e dizer isso pessoalmente para ela.

 

“Casa comigo”

“A gente vai ter que ser muito forte pra enfrentar isso tudo”

“A gente é forte. Casa?”

“Caso”

 

Maíra e Rafael passam aquela noite juntos em um hotel, mais felizes do que jamais estiveram, em uma cena quente, bonita e romântica, depois da qual Rafael pede que ela prometa que não vai mais fugir dele. Ela está feliz demais para fazer qualquer coisa que não seja prometer exatamente isso. Vanessa, naturalmente, surta quando descobre que Maíra voltou, já que Pablo faz questão de contar tudo para ela, e ela dá um show divertido quando Zoé ainda tenta defender Maíra e diz que “então deve ser amor” entre ela e o Rafael: “Amor? Para de ser cafona, Zoé! O que tá acontecendo com o mundo? Hoje é o dia da cafonice por acaso e eu não tô sabendo?” Dessa vez, no entanto, é difícil saber se existe mais alguma coisa que Vanessa pode fazer para separá-los.

Parece que não.

Então, ela resolve bancar a boazinha… procura Rafael para pedir desculpas e dizer que aprova o romance dele com Maíra, que deseja toda a felicidade do mundo, e ele acredita, o que parece inocência demais beirando a burrice, mas talvez seja apenas falta de vontade de continuar brigando por causa disso… melhor aceitar e fingir que está tudo bem, não? Assim, Maíra resolve voltar para a casa de Zoé quando Rafael conta tudo o que descobriu recentemente: que Humberto e Zoé são amantes e que Guiomar desconfiava que Zoé estava envolvida com crimes e tudo o mais… estando na casa, talvez ela consiga descobrir alguma coisa. Para isso, no entanto, ela precisaria ser mais calma e dissimulada, mas ela faz uma grande descoberta já no primeiro dia, e comete uma burrice imensa logo em seguida…

Maíra realmente tinha que ir pegar a arma que Galo entregou a Zoé logo depois de ele sair?!

Ela podia no mínimo ter esperado todo mundo dormir, não?

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários