Todas as Flores – A nova Rhodes

Os herdeiros da Rhodes.

Com o incêndio na Rhodes e a morte de dois dos maiores sócios da empresa, Guiomar e Raulzito, a Rhodes está entrando em uma nova era – e eu preciso dizer que ela é PROMISSORA, já que traz Rafael e Mauritânia em posição de destaque, como herdeiros de ambos. Mauritânia, naturalmente, É UM ESPETÁCULO! Um dos grandes destaques de “Todas as Flores”, como eu comentei em um texto recente sobre a novela, é um prazer imenso assistir a toda e qualquer cena de Mauritânia. Por isso, foi maravilhoso assistir à leitura do testamento de Raulzito, quando percebemos que ela terá ainda mais espaço do que já tinha na trama – por mim, metade de cada capítulo poderia ser da Mauritânia e eu não acharia ruim, porque ela é mesmo maravilhosa demais!

Quando o advogado de Raulzito anuncia que Mauritânia é a herdeira universal de Raulzito, é impossível não se divertir com a reação de Mauritânia e o surto de Patsy – que acabamos de descobrir que, na verdade, se chama Paulete e também veio da Gamboa. Felizmente, Mauritânia é o tipo de pessoa decidida, e ela não está muito a fim de brigar, até porque agora ela é rica, mas se “Paulete” quiser brigar, ela está de boa com isso, e sabe como fazer… Patsy, desesperada e achando isso tudo um absurdo, chega a oferecer 15% da herança de Raulzito para Mauritânia (?), e se ela não quer aceitar esse acordo, então eles vão decidir isso na justiça, mas Mauritânia dá de ombros: essa é a última vontade de Raulzito, e ela não vai contrariá-lo, até porque não é burra…

“Ela não é tão Mauritonta igual eu pensei”

Rafael, por sua vez, faz um discurso emocionante e competente na Rhodes depois do falecimento da mãe – um discurso profundamente humano que expressa toda sua tristeza e sua dor, mas também tem uma firmeza nas palavras que o caracteriza como um excelente líder, e um ótimo futuro para a Rhodes. Humberto, por sua vez, está tentando usurpar o lugar de Guiomar e assumir a presidência, e chega a dizer a Rafael que conta com o seu apoio para isso, mas Rafael é firmemente contra: ele sabe que a mãe nunca quis que Humberto fosse presidente, por isso ele mesmo vai se candidatar. Agora, Humberto vai fazer de tudo para tentar se tornar presidente da Rhodes mesmo sem o apoio do filho – tentando se aproximar de Luis Felipe, por exemplo.

Interesseiro e dissimulado, Humberto procura Luis Felipe sabendo exatamente o que ele precisa dizer. Humberto tenta manipular o cunhado, dizendo que que Luis Felipe nunca se deu bem com Rafael, e que Rafael vai ser exatamente como a Guiomar era, o que quer dizer que ele vai seguir não tendo voz dentro da empresa; já se ele, Humberto, for o novo presidente, ele promete um acordo, e deixar Luis Felipe fazer tudo o que ele quiser, do jeito que quiser… parece um bom jogo, mas, ainda assim, Luis Felipe também nota a ausência de propostas reais, como se Humberto não tivesse uma visão concreta para a empresa. E quando Rafael também conversa com o tio, ele diz que imagina que o pai deve ter “oferecido mundos e fundos” em troca de apoio, e ele não está ali para fazer o mesmo…

“Todas as Flores” tem cara de novelão clássico que amamos, mas, ao mesmo tempo, tenta se esquivar de alguns clichês já batidos, como o de mocinhos excessivamente tontos e inocentes – afinal de contas, os tempos mudaram! Por isso, é gostoso ver o Rafael sendo absolutamente firme, porque ele conhece o pai que tem, e diz isso a Luis Felipe. Quando o tio tenta dizer que “acha muito feio ele disputar esse cargo com o pai”, Rafael concorda, e diz que é por isso mesmo que o Humberto deveria desistir da disputa, porque sabe muito bem que Guiomar nunca quis que ele fosse presidente… sensato e firme, ele diz que a mãe tinha razão em desconfiar do pai, e eles deviam fazer o mesmo. Como o único sócio sobrevivente, a decisão da nova presidência está totalmente nas mãos de Luis Felipe.

E esse é um momento de tensão, que funciona muito bem. Humberto convoca uma reunião com a diretoria, faz um discurso friamente articulado e dissimulado, pronto para assumir a presidência como se não fosse isso o que ele mais quer no mundo, mas então ele passa a palavra a Luis Felipe, que tem a decisão em mãos, e Luis Felipe chama o sobrinho para a sala e anuncia Rafael COMO O NOVO PRESIDENTE DA RHODES. A cena é catártica – muito bom ver a cara de Humberto, derrotado depois de ter dado a vitória como certa. Naturalmente, ele surta, diz ao filho que ele “vai afundar a Rhodes”, que “não está preparado para isso”, mas Rafael discorda: a mãe sempre quis que ele fosse presidente da empresa, e passou a vida toda o preparando para isso.

Chegou a sua hora.

Agora, a Rhodes passará por mudanças e abraçará novas ideias… como podemos ver quando Mauritânia é finalmente chamada para uma reunião com a diretoria da empresa (Luis Felipe, Rafael e Joy), E ELA JÁ CHEGA ARRASANDO, PORQUE ELA É SENSACIONAL. Eles contam para ela a situação financeira atual da empresa, que não anda tão bem, coisas sobre as quais ela precisa saber agora que é sócia, e Mauritânia, como a alma da novela, transforma a cena em algo simplesmente sensacional. E ela até traz alguns desenhos de roupas que ela mesma fez para os seus filmes, e Rafael a convida para se juntar ao time de estilistas da Rhodes… afinal de contas, eles precisam de um milagre para salvar a empresa a essa altura, e toda aposta é válida. Ele vai dar esse voto de confiança.

Mauritânia arrasa em todos os momentos – e ela é boa para colocar as pessoas nos seus lugares, porque ela não abaixa a cabeça para ninguém. Rafael é extremamente querido, e Mauritânia se despede dele com um abraço, dizendo que gostou muito dele, e então olha para o Luis Felipe e diz: “De você não gostei muito não”. É algo tão simples, e Mauritânia faz disso um evento: dei sinceras gargalhadas com essa cena. Quando Mauritânia chega para o seu primeiro dia de trabalho como estilista na Rhodes (chamando atenção e arrasando por onde passa!), ela é diferente de todos os grandes chefões da empresa, porque ela é simpática, conversa com todo mundo, mas ninguém parece dar muita bola e Joy a aconselha: ela não pode ser tão simpática, ou vão montar nela.

E ela entende isso rapidinho…

Vide como fala com Vanessa.

A cena de Mauritânia e Vanessa é IMPECÁVEL. Mauritânia não deixa de notar o olhar julgador de Vanessa sobre a sua roupa, mas se sai bem, com certo tom de deboche, perguntando se ela gostou e dizendo que foi ela mesma quem desenhou, para um filme que ela fez, “Sinhá não é mais Moça” (!). Como não é o suficiente, e Vanessa tem um comentário maldoso e descabido sobre Mauritânia enquanto ela se afasta, Mauritânia dá meia volta para ACABAR com Vanessa cheia de classe, dizendo que não gostou do seu trabalho não, porque ele não alma, não tem identidade… o mais legal é que Mauritânia é PODEROSA, e ela consegue fazer a Vanessa sair em completo silêncio (o que é um grande feito), e Joy não consegue se impedir de cair na gargalhada quando elas estão sozinhas.

Mauritânia na Rhodes vai ser TUDO!

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários