Club 57 – Duas vezes JJ

1857 e 1987.

É, a segunda temporada de “Club 57” está realmente prometendo novidades… além de ganharmos uma época inédita para explorar (anos 1980, sejam muito bem-vindos!), começo a me perguntar qual é a função de fato de Nero, o suposto Guardião do Tempo com quem Sofía está treinando, e as atitudes insuportáveis de JJ ganham uma “explicação” inesperada. Decidindo acreditar em Vero porque viu JJ na TV em 1987, apresentando o Club 87 na MTV, Eva saltou novamente no tempo, apesar de ter um acordo com os Guardiões de que não faria mais isso, mas ela se depara com algo diferente do que esperava: JJ não fica feliz e emocionado em vê-la novamente… na verdade, ele age como se não a conhecesse e como se ela fosse apenas uma fã fazendo de tudo para conseguir um autógrafo. Então, deixando o estúdio, Eva decide encontrar um lugar conhecido…

A casa dos avós.

Devo dizer que eu me diverti um pouco com a caracterização de Manuel para 1987, mas por mais que eu ache o Andrés Mercado muito lindo e por mais que eu entenda a vontade de mantê-lo no papel porque já é um rosto conhecido e que associamos ao Manuel, não dá para comprar a ideia de que ele é o mesmo Manuel de 1957, 30 anos mais velho… quer dizer, o Manuel em 1987 está na casa dos 50 anos, talvez, inclusive, mais perto dos 60 do que dos 50 e, bem… o Andrés Mercado não passa por essa idade, ainda mais sem maquiagem de envelhecimento e tal. Mesma coisa vale para Isabella Castillo interpretando uma Amelia nessa mesma faixa etária, mas incrivelmente bem para sua idade. Mas, como disse no primeiro texto, teremos que relevar esse tipo de coisa e curtir os cenários e figurinos que nos remetem a 1987 – e isso “Club 57” faz muito bem.

Eva aparece na casa dos avós dizendo ser “sobrinha de Amelia”, e as pessoas ali acreditam nas coisas com bastante facilidade, e Eva ganha um lugar para ficar. Com toda a trama que começa a se anunciar para JJ, começo pensar se toda essa linha temporal de 1987 não seria falsa, de alguma maneira, porque também estou tendo dificuldades para encaixar na história um Manuel que desistiu do seu mestrado e que agora vive em casa, acreditando em uma série de teorias da conspiração… mas isso o restante da temporada vai explorar (ou não). No primeiro dia de Eva na casa de Manuel e Amelia, JJ aparece para pedir desculpas pela maneira como a tratou no estúdio, e parece que parte dele está começando a se lembrar, tipo de quando eles se viram pela última vez, na Itália (quando ele estava cantando, mas não para ela), mas eu tenho dificuldades imensas para torcer pelo casal, sinceramente…

A parte mais surpreendente de toda essa trama é ver Vero retornando a 1957 e se preparando para apresentar o Club 57 ao lado do seu co-anfitrião: QUE É O PRÓPRIO JJ. Então, de alguma maneira bizarra, existem dois JJs: um em 1957 e outro em 1987. Não sei se os dois são reais, se algum deles é uma cópia e, se for, como isso aconteceu… mas isso explica um pouco o fato de o JJ-87 ser tão insuportável e não parar de falar de si mesmo, de suas fãs e de suas fotos autografadas. O JJ-57 é mais genuíno, mais o JJ que conhecemos, e ele fala sobre como sente que “lhe falta algo”, e Vero tenta convencê-lo de que está tudo bem, mas percebe que ele está, aos poucos, começando a se lembrar de Eva… afinal de contas, ele fala até sobre ter sonhado com uma lua (o colar) e com uma garota baixinho e simpático que sorri para ele como se o conhecesse.

Agora, JJ-57 quer encontrar essa garota de qualquer maneira.

Enquanto isso, Eva está às voltas com o JJ-87 – O JJ FALSO. Ela acaba se divertindo quando ele prepara uma “surpresa” para ela e ela percebe que vai sair em um clipe na MTV, porque a MTV é um nome de peso e tudo o mais, mas as coisas não saem como planejado… quando Eva sobe ao palco para dançar, Miguel aparece de um lado dela e Diana de outro: “Você não podia ficar no seu tempo?” Diana acusa Eva de ter quebrado a sua promessa e diz que precisa levá-la de volta o mais rápido possível, porque “a linha temporal está comprometida” – afinal de contas, muitas pessoas estão em seu tempo errado. No fim, a “visita” dos Guardiões do Tempo fica uma tremenda confusão, assim como a gravação do videoclipe de JJ, e ele estoura sendo insuportável como tem sido desde que o encontramos em 1987, e acusa Eva e Mercedes de “terem arruinado seu clipe”.

Sério, alguém se livra desse JJ chato…

Cadê o Tiago?

Rubén, por sua vez, também precisa dar início às suas próprias viagens no tempo da temporada, e é assim que ele acaba dando um jeito de partir a 1957. Na verdade, ele o faz depois de Delaila comentar alguma coisa sobre “Sofía estar de aparelho e com uma risada engraçada”, e ele sabe que aquela é a sua Sofía e, se Delaila a viu, então ela continua existindo em algum lugar – e ele precisa encontrá-la. Então, Rubén salta a 1957 e cai na frente da casa do avô, bem quando JJ-57 estava ali para perguntar sobre “uma garota que levava o Galileo para passear”. Aquele JJ não se lembra bem das coisas, mas quando Rubén conversa com ele e fala o nome de Eva, algo se ilumina dentro de JJ e ele percebe que esse é o nome da garota com quem ele está sonhando… e ela existe de verdade. Então, Rubén e JJ invadem a casa de Manuel em busca da Franken TV e veem Eva na TV.

O plot twist, é claro, é que JJ vê Eva na TV beijando outro…

E osso outro é, justamente, O OUTRO JJ.

Curioso para ver para onde isso vai nos levar…

 

Para mais postagens de Club 57, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários