Todas as Flores – Fuga da Fazenda!

Que obra!

A SEQUÊNCIA MAIS TENSA DESDE O COMEÇO DE “TODAS AS FLORES”. Depois de todo o inferno que Maíra está passando há meses na Fazenda (!), ela prometera a Jéssica que elas vão conseguir fugir de lá – e eu sinto que Maíra é alguém que tem força e raiva o suficiente para derrubar esse esquema todo, uma vez que esteja do lado de fora! E o sentimento de urgência toma conta delas quando uma das meninas do Pavilhão das Grávidas é levada para dar à luz, mas retorna sem o seu bebê, como elas sabiam que aconteceria, e quando Jéssica começa a falar sobre como venderam a criança para um casal estrangeiro, o pessoal da Fazenda a trata como se isso fosse um delírio ou qualquer coisa assim. Jéssica e Maíra precisam fugir antes de darem à luz, se quiserem continuar com seus filhos.

Então, Rominho anuncia que tem um esquema de fuga armado para aquela noite, e Jéssica diz que Maíra vai com eles – na verdade, eu duvidei muito que funcionaria, até porque pareceu um tanto rápido em termos de capítulos, mas é muito bom vê-los se organizando! E toda a sequência de fuga é um PRIMOR de escrita, de atuação e de direção, gerando um suspense perfeito que nos deixa apreensivos e nervosos do início ao fim, enquanto o trio segue todos os passos da fuga planejada, e o tempo todo esperamos que alguma coisa dê errado, porque não nos permitimos ter esperança – assim como Donatela tentou fugir da cadeia em “A Favorita” e, na primeira vez, ela foi capturada de volta. Já temos experiência em novelas do João Emanuel Carneiro!

Rominho, Jéssica e Rominho roubam um caminhão que estava fazendo uma entrega e fogem, atravessando os portões embaixo de tiros, e eu quase me permitir ter esperanças naquele momento, até que o caminhão estrague não muito longe dali, e então eu meio que “abandonei as esperanças”: no escuro e a pé, eu não achei que eles conseguiriam fugir… o trio se esconde como os hobbits se esconderam dos Espectros do Anel, mas acabam saindo de lá rápido demais, são avistados e tanto Jéssica quanto Rominho acabam sendo capturados e levados de volta para a Fazenda. Surpreendentemente, Maíra é a única que consegue escapar – e sabemos que cabe a ela manter-se escondida e protegida, até que possa fazer alguma coisa para ajudar a salvar os amigos.

Antes disso, no entanto, ela precisa estar em segurança. E vamos percebendo que isso não vai acontecer. Mesmo quando amanhece o dia, ainda estamos nervosos e angustiados e temendo pelo destino de Maíra, enquanto Sophie Charlotte conduz as cenas com uma atuação tão brilhante que nos passa todos os sentimentos da personagem, e coramos com ela quando ela escuta o barulho da estrada e consegue pedir a ajuda de um caminhoneiro que, felizmente, é alguém bom o suficiente para levá-la para longe daquele lugar, até um posto de beira de estrada, de onde ela pode ligar para Judite e pedir que venha buscá-la. É emocionante aquela ligação de Maíra e Judite, mas os minutos de alívio duram pouco e rapidamente percebemos o que está por acontecer.

E QUE SEQUÊNCIA BRILHANTE.

Angustiante, traumatizante, acabou com o meu emocional… mas é brilhante.

Desesperada, Judite vai atrás de Maíra, com Pablo, mas Débora (parece que o negócio de tráfico humano é mais de Débora e Samsa do que de Zoé, no fim das contas!) já foi atrás de Zoé para saber a quem Maíra pediria ajuda, então já existem pessoas a postos para seguir Judite, e ela os leva direto até Maíra de volta. Maíra esteve tão perto de escapar e começar a acabar com todo o esquema, mas percebemos que não tem como Pablo conseguir escapar daqueles carros que eventualmente os cercam. É uma das cenas mais difíceis de “Todas as Flores”, e eu fiquei deveras arrasado. Batem em Pablo, seguram Judite e pegam Maíra de volta e, naquele momento, eu queria muito saber o que aconteceria a seguir… ao mesmo tempo, eu precisava de tempo para pensar e me recompor.

Tudo é traumatizante demais.

A fuga de Maíra, do início ao fim, é uma obra-prima da teledramaturgia, de verdade!

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários