Moonlight Chicken – Chapter 8: The Self-made House and Home

“I just built a home. I don’t want to move anywhere”

Perfeito. “Moonlight Chicken” encontrou beleza na paradoxal simplicidade e complexidade das relações humanas, apresentando personagens imperfeitos e humanos em uma narrativa madura, que talvez tenha pegado muita gente de surpresa. Com um roteiro muito bem conduzido, atuações competentes e um visual belíssimo, “Moonlight Chicken” apresentou um recorte realista da vida de personagens apaixonantes ao longo de oito episódios impecáveis. Emoção, drama, dor, diversão e romance dividem espaço em um roteiro equilibrado que nos conduziu por sentimentos sinceros e intensos, fazendo não só com que nos afeiçoássemos aos diferentes personagens e tramas, mas que nos reconhecêssemos em suas histórias, dilemas, alegrias e esperanças.

Uma verdadeira obra-prima do gênero!

Comentei várias vezes ao longo das minhas reviews: cada episódio de “Moonlight Chicken” é riquíssimo, assim como seus personagens, cujas camadas podemos explorar ao longo do desenrolar da trama. Jim e Wen tiveram a missão de encabeçar essa galeria de personagens, conduzindo a história de um dono de restaurante e um homem saindo de um relacionamento que não o faz mais feliz, explorando temas como trauma e expectativa; em paralelo, Li Ming e Heart tiveram um destaque magnífico conduzindo uma trama que valoriza a beleza e a pureza do amor jovem e cheio de descobertas, bem como levanta discussões a respeito da pessoa surda; e é impossível não destacar a relação de Li Ming e Jim, seu tio que o criou quase como se fosse seu pai.

Durante o episódio anterior, lidamos com o Jim tentando organizar os seus pensamentos depois de descobrir que o sobrinho era gay, partindo de um ponto de experiência e preocupação, porque ele sabe que não será fácil, com todo o preconceito que ele terá que enfrentar diariamente, mas ele estará lá para apoiar e aconselhar Li Ming sempre que ele precisar, como ele garante à mãe de Li Ming quando ela expressa preocupações que me remetem a “My School President” e a preocupação que a mãe de Tinn tinha: e se o mundo for cruel com seu filho? Infelizmente, não se pode evitar isso, mas eles podem escolher ser seu porto-seguro sempre que os filhos precisarem. Com a ajuda de Jim, Jam tem uma cena bastante bonita e emocionante com Li Ming.

E Li Ming está completamente apaixonado por Heart, de uma maneira belíssima. A relação dos dois, que nasceu de forma tão natural e se desenvolveu lindamente, passou por problemas externos que, felizmente, nunca interferiram no que eles sentiam um pelo outro – e é grandioso o que um fez na vida do outro. Pensar que Heart tinha sido mantido “escondido” dentro de casa durante os últimos 3 anos, desde que ficou surdo, e agora, graças a Li Ming, a mãe está se comunicando com ele através da língua de sinais, e está autorizando que Heart vá para os Estados Unidos, para estudar em uma faculdade para surdos, que Li Ming encontrou para ele… é impressionante pensar no quanto isso é grandioso, e como isso só foi possível pela força que um deu a outro, e a coragem que construíram juntos.

Além de tudo, é claro, Li Ming e Heart têm o carisma e a fofura inegáveis que os tornam ADORÁVEIS. Amo, por exemplo, aquela cena em que Li Ming conta a Heart que já trabalhou na dança do leão, e resolve mostrar para Heart como é… tudo na cena funciona com perfeição, da dedicação desinibida de Li Ming ao olhar puramente apaixonado de Heart, e a cena conduz os dois àquela conversa na qual Heart pergunta a Li Ming se ele já teve um namorado e como ele acha que é ter um namorado… e, bem, é o que eles estão vivendo exatamente agora, não é? Meu coração chega a disparar com a beleza do momento de Li Ming chamando Heart de “namorado” pela primeira vez, com direito a um sorriso absolutamente bobo e feliz de Heart com isso.

LINDOS.

Também amo a maneira como esses dois últimos episódios ajudou a relação de Li Ming com o tio – embora sempre tenha existido amor, eles precisavam aprender a se comunicar, e é lindo que eles façam isso agora… e o fato de eles terem descoberto algo em comum recentemente também torna tudo muito significativo, porque me emocionou o Jim genuinamente curioso perguntando a Li Ming quando foi que ele descobriu que era gay. Os dois compartilham mais uma cena lindíssima cheia de amor, aceitação e parceria, porque Li Ming sabe que pode contar com o tio para o que precisar. Quando ele diz “Obrigado, tio Jim, por tudo”, e quando ele volta para abraçar o tio e dizer “Eu te amo, tio”, eu percebi que não existia como o meu sorriso ficar maior.

Cena perfeita.

O Moonlight Chicken, o restaurante de Jim, que foi o cenário de tantas histórias, vai precisar fechar, eventualmente, porque o lugar foi vendido para uma construção – mas Jim sabe que vai seguir em frente, à sua maneira. Uma das cenas mais bonitas desse último episódio de “Moonlight Chicken” acontece no último dia em que uma refeição pode ser servida no restaurante, e Jim se senta para comer com todas as pessoas que mais ama na vida ao seu redor: Wen, Li Ming, Heart e Leng. Não precisa ser um grande momento emotivo, não precisa ter um discurso gigantesco de despedida: todos sabem o que aquele lugar representa e o quanto eles viveram ali, e quando Jim olha com sentimento sincero para cada pessoa sentada na mesa, nós sabemos.

Agora, Jim precisa pensar no futuro… no que vai fazer de agora em diante. É Wen quem o faz confrontar as possibilidades do futuro e pensar – porque, afinal de contas, foi isso o que Wen fez desde o começo. Também lidando com seus próprios problemas e precisando encerrar ciclos do passado antes de entrar de qualquer maneira em um novo relacionamento, Wen foi importante na vida de Jim para fazê-lo sair de sua zona de conforto e enfrentar o que ele precisava enfrentar para poder seguir em frente e ser feliz… Jim é uma pessoa completamente diferente agora, graças a esses meses em que tanta coisa aconteceu e os dois cresceram juntos, esperando o momento em que eles estariam na mesma página e prontos para começar algo de verdade.

Dois meses depois, Jim parece ter pensado a respeito disso e ter tomado decisões: ele vendeu o carro que o acompanhou durante tantos anos de sua vida, por exemplo, para poder emprestar um pouco de dinheiro para o Li Ming para que ele possa ir aos Estados Unidos fazer faculdade, como sonha, e usar o restante para começar um novo negócio. No fim, parece que Jim decidiu que, sim, ele gosta mesmo de servir o seu prato tradicional, e é isso o que ele quer continuar fazendo, mas da maneira que é possível. Então, encontramos Jim em um food truck lindinho no qual ele pode continuar trabalhando com o que sempre fez e sempre amou fazer, e foi algo bastante bonito, a meu ver. Há algo de aconchegante naquele lugar, e a expressão de Jim mostra realização.

Então, também estamos realizados.

Alan e Gaipa, personagens secundários que orbitaram a trama principal de “Moonlight Chicken”, ganham um final aberto, mas cuja sequência podemos imaginar com bastante clareza. Depois de as coisas terem oficialmente terminado entre Wen e Alan, ele parece ter tomado a decisão de seguir em frente também, algo que ele não sabia enquanto tentava salvar o relacionamento falido, mas precisava fazer, e a prova disso é podermos ver um sorriso sincero e bonito no rosto de Alan, pela primeira vez fora de flashbacks… e o destino o aproximou de Gaipa depois da tristíssima morte da mãe dele, já que Alan é quem estava responsável pela conta da Sra. Hong, e quando os dois trocam mensagens no celular pela primeira vez, percebemos que eles têm futuro.

E eu realmente desejo que eles sejam muito felizes!

Que eles encontrem sua casa!

Uma das minhas cenas favoritas de “The Self-made House and Home” é quando Jim, Wen, Li Ming e Heart vão visitar Jam, a mãe de Li Ming e irmã de Jim, em sua nova casa depois de ela ter se casado com Tong. A sequência traz vários momentos importantes e emocionantes, banhados em um clima familiar tão gostoso e cheio de bons sentimentos! Amei o Jim apresentando o Wen como seu namorado, o que até o pega de surpresa (!) e o Li Ming contando à mãe sobre seus planos de ir para os Estados Unidos com Heart. É tão fácil de ver a felicidade estampada na expressão de Li Ming quando ele fala sobre Heart, e quando ele diz que a mãe não precisa se preocupar porque ele não estará sozinho em outro país, já que Heart estará com ele, e ele “ama estar com Heart”.

Li Ming não apresentou Heart como seu namorado quando eles se sentaram à mesa para jantar, mas Jam, como mãe, sabe – e eu adoro que ela fale sobre isso com Li Ming, que ela pergunte se é o seu namorado, e que ela dê a sua benção, porque não tem como sentir qualquer coisa a não ser felicidade ao ver o bem que Heart faz a Li Ming… sua felicidade e sua paz ao lado de Heart é genuína e contagiante! Para encerrar a trama deles, Heart e Li Ming compartilham uma cena FOFÍSSIMA sentados à beira do rio (em “My School President” eles também amavam conversar na beira da piscina!), na qual Heart fala o nome de Li Ming pela primeira vez e o deixa absolutamente bobo… a pureza do sentimento deles transmite uma sensação tão boa, uma felicidade genuína.

E, agora, eles vão juntos para a faculdade nos Estados Unidos.

(Vou jogar aqui: aceitaria um spin-off com Li Ming e Heart nos Estados Unidos, hein?!)

Sempre conduzido com cuidado, emoção, entrega e sinceridade, “Moonlight Chicken” chega ao fim deixando duas sensações: primeiro, a de saudade; depois, a certeza de que assistimos a, provavelmente, uma das obras mais importantes do gênero BL, por tudo o que ela trouxe e, mais do que isso, pela maneira como o fez. É real, possivelmente dolorosa como um tapa na cara em alguns momentos, mas também humana, sensível e importante: uma série com a qual podemos nos identificar, e que certamente nos deixa reflexivos. Um marco. A cena final dos personagens compartilhando um jantar no novo food truck do Jim, com o Jim falando sobre o porquê de amar o que faz, é possivelmente uma das coisas mais lindas que eu assisti. Uma obra memorável, sem dúvida.

 

Para mais postagens de Moonlight Chicken, clique aqui.

 

Comentários

  1. Nossa, eu amei tanto esse último episódio! Teve momentos tão lindos, tão agradáveis e emocionantes de se assistir. O saldo que fica após assistir os oito episódios de Moonlight Chicken é mais que positivo, é perfeito!

    Vou sentir muita saudade dessa trama que me conquistou por ser mais séria, madura, realista, e algumas vezes melancólica e dilaceradora. Vou sentir muita falta dos personagens também, me apeguei muito aos quatro protagonistas, e até mesmo aos personagens secundários.

    Que felicidade (e que alívio!) ver que o Li Ming e o Heart não ficarão longe um do outrk em virtude do sonho do Li Ming de morar nos Estados Unidos. A resolução disso foi mais perfeita do que eu poderia imaginar... Os dois indo juntos pros EUA, e o Heart finalmente se livrando daquele enclausuramento que era a casa dele desde que ficou surdo.

    E que bom ver que a série não inventou uma salvação mirabolante para o restaurante do Jim. Se isso ocorresse, ela estaria indo contra sua característica mais marcante, que é seu aspecto realista, pé no chão, pautado no mundo real mesmo. E no mundo real, nem sempre dá pra permanecer na zona de conforto pra sempre. Na vida real, o Jim não iria comseguir manter seu restaurante no mesmo local de sempre. E a série entende isso, e mostra que é preciso seguir em frente, seguir com seu sonho, mas dentro dos limites da realidade. E mostra que um novo lar pode ser construído mesmo que outro antigo lar tenha desmoronado. Que belo lar o que Jim e Wen formaram, com todas aquelas pessoas tão queridas pra eles.

    Muito lindo ver todos ali reúnidos, dá até um aperto no coração saber que a série acabou, mas dá uma alegria imensa de ter acompanhado histórias tão lindas e contadas com tanta maestria. E é reconfortante ver um final feliz para todos ali, até mesmo uma possibilidade de final feliz pro Gaipa, que sofreu mais que a Juliette nessa série.

    Que perfeição poder assistir essa obra-prima dos BLs, e a experiência se tornou ainda mais perfeita por poder compartilhar com você as emoções dessa série incrível, e poder ler suas reviews maravilhosas e tão cheias de sentimento e sensibilidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Muito lindo ver todos ali reunidos, dá até um aperto no coração saber que a série acabou, mas dá uma alegria imensa de ter acompanhado histórias tão lindas e contadas com tanta maestria": é essa sensação dupla, né? Muito triste de me despedir, mas sabendo que foi incrível, que não poderia ter sido mais perfeita. Um marco de verdade!

      "Gaipa, que sofreu mais que a Juliette": KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Amei compartilhar "Moonlight Chicken" com você amigo! Como eu já te disse uma vez: eu sempre amei a série, mas agora eu gosto mais um pouquinho dela ainda! <3

      Excluir
    2. ❤️❤️❤️❤️❤️

      Excluir

Postar um comentário