Todas as Flores – Incêndio na Rhodes

MAURITÂNIA MARAVILHOSA!

Sinto que, para falar sobre a sequência do incêndio na Rhodes, eu preciso antes falar sobre uma das melhores personagens de “Todas as Flores”: MAURITÂNIA. Interpretada por Thalita Carauta, Mauritânia é um dos maiores destaques da novela! Muito mais do que um alívio cômico, ela é uma personagem complexa e interessante a quem Thalita Carauta dá camadas que vão do drama ao, sim, cômico. E é maravilhoso de se assistir qualquer cena em que Mauritânia esteja. Conhecemos Mauritânia, uma ex-atriz pornô que está sendo substituída, durante o velório de Carlão, um homem por quem ela e Raulzito, um dos irmãos sócios da Rhodes, foram apaixonados… e eles acabam se tornando amigos ou até mais do que isso, a ponto de Raulzito querer se casar com ela e deixar a ela toda sua herança.

(O que me faz pensar em “Maria Mercedes”)

Mauritânia é uma personagem que vamos desvendando aos poucos. Ela é extremamente engraçada em suas primeiras cenas – o sorriso é facilmente garantido por ela. Mas suas camadas mais dramáticas são sendo reveladas aos poucos… percebemos certa insegurança conforme Raulzito se aproxima dela cheio de elogios porque a acha uma mulher incrível, insegurança que vamos começar a entender por completo só depois do incêndio na Rhodes, quando explorarmos sua relação conturbada com a família. Me parte o coração cenas em que Mauritânia pergunta a Raulzito o motivo real de ele estar fazendo tudo o que faz por ela, porque não acredita quando ele diz que ela é linda e incrível… mas ele faz de tudo para que ela acredite em suas palavras, porque as diz com sinceridade.

A cena do vestido para a festa da Rhodes foi LINDÍSSIMA.

Transformando um vestido caro e que não tem nada a ver com ela em algo que ela usaria (e que arrasa usando!), Mauritânia acompanha Raulzito à festa da Rhodes, e ele promete: “Vai ser uma noite inesquecível. Sobretudo pra você”. Na verdade, Raulzito não tem nenhum grande plano elaborado nem nada assim, além de provocar a Patsy, sua esposa interesseira que está ansiando por sua morte, esperando ficar com todo o seu dinheiro – e nos divertimos quando ele apresenta a sua “futura esposa” à sua “ex-esposa”. Como era de se esperar, Patsy fica enfurecida, fala algumas grosserias a Mauritânia, mas quando Patsy dá um tapa em Raulzito, Mauritânia parte para cima dela (!) e diz que ela não vai bater nele não… então, ganhamos um pequeno barraco divertido.

E é essa interação que, inusitadamente, causa o incêndio na Rhodes. Patsy está bêbada e furiosa, e joga a sua garrafa de bebida, ainda com bebida dentro, em uma caixa de energia que causa uma explosão e, eventualmente, o fogo se alastra por todo o prédio durante a festa. É um verdadeiro pandemônio. O incêndio na Rhodes é acompanhado de desespero e corrida, e é um ponto importantíssimo de virada do roteiro… Zoé, por exemplo, acabara de descobrir o quanto Guiomar sabia sobre os seus “negócios”, e agora ela é a única que sabe que ela e Humberto estão presos na sala das máquinas durante o incêndio, e está disposta a deixá-los lá para que morram… ou pelo menos estava, até se lembrar de tudo o que viveu com Humberto desde que se conheceram, então ela volta por ele.

Mas só por ele.

Zoé é uma pessoa perversa… “Todas as Flores” brinca com um tom de comédia realmente engraçado (!) para as vilãs da trama, mas elas não deixam de ser cruéis por causa disso – quando Humberto pensa em voltar para ajudar Guiomar, depois de ter sido resgatado por Zoé, ela o incentiva a deixá-la lá, porque “ela sabe demais e precisa morrer”, e Humberto acaba fazendo exatamente isso, enquanto escuta Zoé fazer um comentário totalmente descabido sobre como “esse incêndio caiu do céu”. A morte de Guiomar estanca todas as investigações que ela havia começado, e é motivo de muito sofrimento para Rafael, em uma cena fortíssima na qual ele vê o corpo da mãe – e as únicas pessoas que o abraçam e realmente se importam com ele são Joy e Maíra.

Os demais são falsos.

Interessante Judite dizendo que “sente que Zoé está por trás disso”. O que ela sabe?

Sinto que Judite é mais complexa do que faz parecer.

Além de Guiomar, infelizmente, Raulzito também morre no incêndio, salvando a vida de Mauritânia, em uma sequência dramática – e eu sofri ao lado de Mauritânia, de verdade, porque ela não merecia isso. Além disso, ela ainda tem que aguentar a Patsy a chamando de assassina (?), o que é particularmente irônico e dissimulado, se pensarmos que foi Patsy quem jogou a bebida que deu início a todo o fogo… todas as mortes nesse acidente estão em suas mãos, mas ela não vai se sentir culpada; ela até se dá conta do que fez, e se sente uma assassina por alguns poucos segundos, antes de se lembrar de que, agora, ela é viúva, e então começa a celebrar porque “agora é uma mulher rica e livre”. Bem… pelo menos isso é o que ela acredita, e eu mal podia esperar para vê-la descobrir que não.

Antes do grande momento de Mauritânia, conhecemos um pouco de sua família – e tudo é tão triste e tão revoltante! Preocupada com a filha, porque a vira na festa da Rhodes e quer saber se está tudo bem, Mauritânia a procura, mas Brenda a despreza: “Não me chama de filha. Vai embora daqui!” As cenas de Mauritânia e Brenda são fortíssimas e profundamente tristes. Brenda a “proíbe de se aproximar”, e Mauritânia percebe que ela não daria a mínima se ela tivesse morrido no incêndio, e Brenda ainda é mais cruel e diz que, “para ela, ela já morreu”. Mauritânia só queria saber se Brenda está bem, só queria poder ver e segurar o neto, mas Brenda a manda embora dizendo que ela “é suja”, que “não é bem-vinda ali” e que “nunca vai ser”.

Olha, espero que Mauritânia a lembre disso quando ela vier correndo atrás dela por causa do dinheiro.

Porque, sim, o dinheiro vem. Mauritânia vai retornar como SÓCIA DA RHODES – e isso vai ser MARAVILHOSO, certamente! Durante o velório e o enterro de Guiomar e Raulzito (irmãos que viveram suas vidas juntos e morreram juntos), no meio de tanta falsidade e lágrimas forçadas de pessoas como a Zoé e a Patsy, Mauritânia é uma das pessoas que está sofrendo de verdade… e nos solidarizamos com ela. Thalita Carauta ARRASA colocando toda a dor da personagem em sua expressão, sem precisar dizer uma única palavra… e, então, chega o momento de a personagem realmente BRILHAR. Quando chega o momento da leitura do testamento de Raulzito, só ela e Patsy estão na presença do advogado porque, como o advogado anuncia, Mauritânia é a única herdeira de Raulzito.

E isso foi fenomenal! Aguardando por mais Mauritânia de agora em diante!

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários