Todas as Flores – Diego sai da cadeia!

Reviravoltas à frente!

Desde que Diego foi para a cadeia por causa de toda aquela história com Olavo e Luis Felipe, a vida de sua família desandou de maneira estrondosa… Jéssica foi parar em uma “fazenda” de tráfico humano e trabalho escravo, por exemplo, e Dequinha está fazendo de tudo para recuperar a filha, mas, na verdade, não existe muito que ela possa fazer. Com a ajuda de Biel, Dequinha invade o lugar da fundação aonde Jéssica foi para fazer a entrevista inicial para “o projeto social”, e ela começa a gritar, sem grandes planejamentos, a respeito de como levaram sua filha, como eles são uma quadrilha que trafica pessoas e leva crianças para o trabalho escravo e tudo o mais. Tudo verdade, mas dito de uma maneira que não faz com que as pessoas escutam, entendam ou queiram ajudar.

Firme, no entanto, Dequinha diz que só sai de lá quando devolverem sua Jéssica. Infelizmente, no entanto, é muito fácil enganar a família – e eles atraem Dequinha para uma armadilha com uma garota com um capuz preto chamando por ela (que nem é a Jéssica!), e quando Dequinha vai tentar desamarrar a garota, Galo a atinge com uma paulada e a coloca dentro de um saco preto, que pretende jogar no rio… tive um tiquinho de esperança quando ele abriu o saco para colocar pedras e ela ainda estava acordada e conseguiu escapar, e depois mais ainda, quando ela encontrou um policial por perto, mas a novela nos pega totalmente desprevenidos quando, na afobação para fugir de Galo e chegar à polícia, Dequinha é brutalmente atropelada por um caminhão em questão de segundos.

Assustador.

Jéssica, enquanto isso, está tendo que lidar com a assustadora “transformação” de Ciça. A amiga é chamada para um segundo exame e, dessa vez, ela diz que não vai, que ainda é dona do seu próprio corpo, e, assim como Dequinha fez, grita uma série de verdades, dizendo que eles estão mentindo que estão cuidando da sua saúde, por exemplo, mas só estão dando comida para eles porque eles são sua mercadoria – e, portanto, eles precisam fugir. A cena escala em um suspense crescente que termina com Ciça sendo levada à força para outro espaço da fazenda e, quando ela volta de lá, ela parece outra pessoa completamente diferente. Distante e fria, ela trata Jéssica de uma maneira estranha, como se “não soubesse do que ela está falando” quando Jéssica fala sobre os exames…

É particularmente angustiante ver a Ciça originalmente revolucionária, falando de fuga, convertida nessa versão assustadora que nem se parece com ela, que defende a fundação e diz que não existe perigo nenhum, que “são apenas exames”. Promovida a estagiária, Ciça é colocada para supervisionar o trabalho das demais e ajudar a mantê-las caladas, e é revoltante a maneira como ela não sai da nova personagem em nenhum momento, mesmo com a Jéssica nervosa e brava, dizendo que ela mudou de lado e se juntou a eles… quase cínica, Ciça diz que “continua não entendendo do que ela está falando”. A tensão e a revolta crescentes tornam as cenas da fazenda aterradoras, e ficamos curiosos para saber o que exatamente aconteceu com Ciça.

Mas tememos que façam o mesmo com Jéssica.

Diego, enquanto isso, está prestes a sair da cadeia, com a ajuda de Samsa, que diz que quer que ele more na sua casa: ele pode usar o carro, as roupas que quiser, e será mais fácil “tocar seus negócios” do escritório. A mulher de Samsa, Débora, também estará lá, e ela vai ensinar etiqueta para Diego se transformar em quem ele precisa ser para fazer os trabalhos que Samsa tem planejado para ele… é Débora quem está do lado de fora da cadeia, esperando por Diego, no dia em que ele é finalmente solto de uma prisão injusta a qual ele se submeteu na esperança de uma mudança de vida; agora, a sua vida está realmente prestes a mudar completamente, mas não da maneira como ele tinha originalmente planejado – “Entra aí, companheiro. Bem-vindo à sua nova vida”.

Há um quê saboroso de mistério enquanto Samsa entra nesse novo mundo, tão alheio ao dele, conhecendo a casa na qual vai morar, as roupas que vai usar, as coisas que terá que aprender para interpretar um personagem que não tem nada a ver com quem Diego é de verdade… e existe muita tensão entre Diego e Débora, e os diálogos funcionam brilhantemente, até porque não sabemos exatamente o que está acontecendo ali: Samsa colocou Diego ali na casa para vigiar a Débora, ou será que é Débora quem está ali para ficar de olho enquanto ele pensa que a vigia? De todo modo, Diego não pode fazer muitas perguntas, ele aceitou esse acordo, e seu primeiro trabalho é entregar misteriosamente uma maleta trancada, cujo conteúdo ele desconhece.

Preciso abrir parênteses e comentar a respeito de uma das primeiras cenas de Diego depois que ele sai da cadeia e chega à casa de Samsa na qual vai morar: O QUE FOI A CENA DO BANHO DE DIEGO?! Quer dizer, nós já tínhamos tido uma visão rápida da bunda do Nicolas Prattes quando o Diego foi para a cadeia (obrigado, “Todas as Flores” e todos os envolvidos nesse presente incrível para o espectador!), mas nada se compara à sequência maravilhosa na qual ele toma o seu primeiro banho de chuveiro depois de sabe-se lá quanto tempo… quer dizer, Nicolas Prattes está de parabéns, em mais de um sentido, hein? Não vou me incomodar se o “Edu”, que é em quem Diego vai ter que se transformar, for uma pessoa mais desinibida que gosta de mostrar o corpo.

Porque talvez essa seja parte de sua nova personalidade fingida, não? Quando Diego completa seu primeiro trabalho e sai para almoçar com Débora (e os dois estão absolutamente lindos, eu preciso dizer!), ela passa uma missão para ele ao mostrar Lila, a esposa de Luis Felipe, fazendo equitação: ela vai ser a sua primeira vítima… ele precisa seduzi-la, dormir com ela e, depois, com a filha. Diego não sabe se é capaz disso, não tem muito a ver com ele, é verdade, mas tem a ver com “Edu”, e ele joga bem, na verdade… ele faz o primeiro contato com Lila durante a equitação, e ele chama a atenção dela desde a primeira olhada – e eu não posso julgá-la, eu provavelmente também cairia. De todo modo, sob o comando de Samsa e Débora, Diego está se transformando, e o jogo começou.

É interessante como Diego parece abraçar a missão, que assumiu como sua responsabilidade já que Samsa cumpriu sua promessa e ao ajudou a sair da cadeia quando Luis Felipe e Olavo não fizeram nada para ajudá-lo, e aos poucos vamos percebendo essa nova identidade nascer, mas como ele volta a ser o mesmo Diego que conhecíamos quando ele está lidando com assuntos da família, quando ele vai procurar Dequinha e Biel, por exemplo, e uma mulher conta para ele que um homem levou o garoto e a mulher morreu. Enquanto não tiver uma confirmação, no entanto, Diego não quer acreditar na morte da mãe, e nada vai fazer com que ele pare de procurar por ela… além disso, ele precisa encontrar o irmão, que está sozinho no mundo a uma hora dessas e precisa dele.

Essa trama promete muitas facetas!

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários