The 100 7x04 – Hesperides



“Ladies and gentlemen, Clarke Griffin has left the planet”
Como faz para cancelar Sanctum de vez e focarmos só no plot da Anomalia? QUE EPISÓDIO EXCELENTE. No segundo episódio da temporada, exploramos o lado de lá da Anomalia, com Diyosa e Octavia criando Hope, até que as coisas eventualmente dessem errado. Esse episódio nos leva de volta para essa parte da história, e é a parte que eu mais quero acompanhar nessa temporada, porque estou achando intrigante e inteligente. Acompanhamos o que aconteceu com a pequena Hope depois que a mãe e Octavia desapareceram, e também vemos o presente de Hope ao lado de Echo e Gabriel, enquanto eles pensam o que farão para sair daquele planeta e salvar os amigos – Octavia, Bellamy e Diyosa. E, em paralelo, acompanhamos um pouquinho de Clarke e dos demais em Sanctum, mas só o suficiente para que eles se juntem ao plot da Anomalia.
Ufa.
O começo do episódio é bem intenso e bem bonito. Vemos a pequena Hope passando dias sozinha, esperando o retorno de Diyosa e Octavia, quando ela um novo prisioneiro é enviado através da Anomalia – Dev. E, com o passar do tempo, os dois acabam se aproximando, e ele precisa ganhar a sua confiança. O interessante é que os dois precisam um do outro, especialmente para não perderem sua sanidade mental. O primeiro contato é difícil, Hope é arisca, mas ele se aproxima lhe entregando sementes que encontrou, para que ela possa plantar em seu jardim, aquele que cultivava com a mãe e a “tia”. Ela, por sua vez, acaba o ajudando quando ele come uma frutinha que não devia comer e passa mal, e então ele diz que “eles têm 10 anos e, durante esses 10 anos, serão só os dois naquele planeta inteiro”. E vão ter que aprender a lidar com isso.
Gostei muito das cenas… foram emocionantes. Primeiro, Hope expulsa Dev, o quer longe dali, mas ela logo o abraça, aos prantos, dizendo que precisa salvar a sua mãe e a “Tia O”. Então, ele resolve ajudá-la e treiná-la, e é assim que vemos o tempo passar, a vemos melhorar na batalha, a vemos crescer. Eles criam uma relação muito bonita e, durante 10 anos, ele foi como um pai para ela. E, ao fim desses 10 anos, ele tem um plano para que ambos passem pela ponte aberta e consigam salvar Diyosa e O. Eles precisam atacar, Dev atacará primeiro, e então eles pegarão as roupas dos soldados que vierem e as usarão para passar através da ponte antes que ela se feche… eles terão 5 minutos. Quando os soldados vêm buscar Dev, ele ataca primeiro, mas Hope hesita quando chega sua hora de atacar, e isso é o suficiente para que ele morra, E EU FIQUEI COM TANTO DÓ DELA!
Hope não consegue passar pela ponte para salvar Diyosa e Octavia, perde a figura paterna que esteve com ela nos últimos 10 anos, e precisa viver com a sensação de que a culpa de sua morte é dela. Essa é a Hope que conhecemos no “presente”, e essa é a Hope que não planeja cometer o mesmo erro uma segunda vez. Assim, ela sabe que eles têm 5 anos até que venham buscar Orlando, o prisioneiro que está no planeta agora, e durante esses cinco anos eles precisarão treinar para usarem os cinco minutos de passagem aberta para salvar para outro planeta e salvar quem precisar ser salvo. Echo é mais imediatista, ela não quer esperar esse tempo todo, mas ela percebe que, afinal, é a única maneira… então, vemos o tempo voltar a passar, enquanto Hope, Echo e Gabriel brincam de “família feliz” e cuidam do jardim para tentar atrair Orlando.
Sem muito sucesso
Quase funciona, mas, eventualmente, Orlando foge quando vê o Gabriel, e então eles tentam algo novo, algo mais arriscado… usar Hope de isca. Hope, então, finge que está se afogando e Orlando se joga no rio para salvá-la, e eles quase ganham o seu apoio, quando Echo e Gabriel falam sobre como, em quase 5 anos, os soldados virão buscá-lo, mas matarão todos os demais… matarão Hope, e ele diz que ele não vai permitir isso. Naquele momento, eu achei que eles se conectariam, e Orlando conta umas coisas interessantes sobre o mundo de onde vem, mas eventualmente ele vai embora, porque percebe, quando Hope fala sobre a mãe ser da marinha e tal, que aquela história toda de “afogamento” só podia ser mentira. Assim, eles tentam uma nova abordagem, mais intensa e ameaçadora e, no fim, acaba que as coisas funcionam.
Eles têm 4 anos, 8 meses e alguns dias…
Para se tornarem Discípulos!
Em Sanctum, o pessoal investiga a roupa de um dos Discípulos que foram pegos por eles, e Clarke pede a ajuda de Raven: Bellamy, Echo e Octavia estão em perigo, e precisam dela. Para isso, ela vai ter que superar o trauma das mortes que causara no último episódio, e entender que não havia outra maneira – que ela está mais parecida com a Clarke do que nunca. Enquanto isso, Clarke e os demais têm um encontro com um dos líderes dos “soldados” que continuam aparecendo, esses soldados de capacetes, que podem ficar invisíveis, e eles se denominam “DISCÍPULOS DA VERDADE MAIOR”, ou qualquer coisa assim. Eles estão ali porque, embora os amigos de Clarke tenham matado três deles, eles precisam da sua ajuda: ela é a chave para acabar com a última guerra da humanidade. Então, Clarke diz que irá com eles se eles libertarem seus amigos.
Mas, onde eles estão, o tempo passa muito mais depressa.
Cada segundo conta.
O tempo que passamos em Penance, ou no Skyring, ou qualquer que seja o nome dado a esse planeta, é bem mais interessante… os 4 anos passam depressa, e vemos que o trio formado por Hope, Gabriel e Echo criou uma relação bonita com Orlando… afinal de contas, eles passaram todos esses anos treinando e planejando juntos. Echo e Hope mostram novos cabelos, e Orlando lhes dá as pinturas no rosto, e então chega o momento de sua ABSOLUÇÃO, e os soldados abrem a ponte de 5 minutos para o planeta… e então as coisas acabam saindo de controle de uma forma inesperada – e eu confesso que fiquei bem triste. Com Orlando preso, uma armadilha, o trio chega e atira nos soldados que passaram, e quando um dos soldados os ameaça, Hope não hesita dessa vez… ela talvez não tenha outra oportunidade de salvar a mãe e a Tia O.
Então, ela mata.
E Orlando não gosta disso… Echo, Gabriel e Hope pegam as roupas dos soldados, mas quando Gabriel está pronto para soltar Orlando, como era o plano, Echo não permite: diz que ele tem que ficar ali, por sua reação à morte daquele soldado – era alguém que ele conhecia, talvez alguém que ele treinou, e quantos mais ele vai conhecer do outro lado? Ele pode se voltar contra eles, e Echo não quer arriscar a chance de salvar Bellamy. Então, Echo muda todo o plano para matar Orlando, e foi uma TRAIÇÃO BEM FILHA DA P*TA. Gabriel é o mais sensato de todos, que diz que Orlando é amigo deles, que esse não é o plano e que deixá-lo para trás é errado, mas Echo está irredutível e acaba sendo o que eles fazem: eles não podem esperar até que a ponte se feche. Então, Echo o deixa vivo, mas o deixa, mesmo que ele vá ficar sozinho por anos, até que alguém volte por ele.
É tenso, é triste, é revoltante.
E então eles atravessam a “Anomalia”.
Em Sanctum, as histórias estão prestes a se cruzar. Raven, com o capacete de um dos soldados, faz umas descobertas interessantes… ela descobre, por exemplo, que a “Anomalia” é um buraco-de-minhoca, e que existem várias “anomalias” no universo, e essas pessoas, esses “Discípulos”, podem ir para onde eles quiserem no mundo. Clarke, no entanto, é um alvo, e ela não pode permitir que eles a levem. Sem outro plano, no entanto, Clarke está disposta a ir com eles, mas as coisas já estão mudando. O soldado lhe conta que os amigos estiveram em Penance, mas não estão mais, porque, como ele disse, o tempo passa muito mais depressa lá. E, agora, eles já mataram mais 5 de seus homens. Eles encontraram os corpos dos 5 soldados junto com o corpo do Discípulo que se matou depois de ter passado os últimos cinco anos com eles e ter sido traído.
Fiquei triste com a morte de Orlando.
Foi crueldade.
As coisas ficam tensas no ato final do episódio… os Discípulos ameaçam Clarke, numa espécie de “ir por bem ou por mal” e “servir ao Pastor”, e então Jordan e Raven chegam, com a Raven em seu novo “uniforme”, matando todos eles para salvar Clarke e os amigos. Uma nova Raven, da qual muita gente não gosta, mas a verdade é que ELA JÁ PASSOU POR TANTA COISA, as coisas realmente mudam. Eu não estou encrencando com a nova Raven, não. Agora, Raven, Jordan, Clarke e mais alguns podem eles mesmos passarem pelos buracos-de-minhoca em busca dos amigos, mas as coisas certamente não serão assim tão fáceis… Gaia acaba ficando para trás, e é atacada por um soldado misterioso que acaba usando a ponte para levá-la para algum outro lugar, e o grupo que partira de Sanctum acaba preso em um novo planeta. Um planeta vazio e gelado.
Mas lindo.

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários