Cuna de Lobos (2019) – O pedido de casamento



“Leonora? Ou devo te chamar de filha?”
Eu achei, no início da novela, que Leonora ia se envolver de alguma maneira com José Carlos… romanticamente, quero dizer. A química dos dois é excelente, e ela está ajudando ele, embora de uma forma não tradicional, durante o seu período de desintoxicação, mas os dois ainda não tiveram nenhum tipo de relacionamento romântico – eu estava esperando um mistério sobre “quem era o pai do filho de Leonora” e coisas assim, mas não vamos receber isso. As coisas continuam andando bem como Catalina Creel as queria: Alejandro conquistou Leonora, ela acredita cada vez mais que pode confiar neles, que eles são “sua família”, e José Carlos continua o infeliz de sempre, sem qualquer chance de ser uma ameaça aos seus planos de ficar com toda a fortuna de Carlos Larios. Ou pelo menos isso é o que Catalina acredita, claro… espere a Vicky chegar.
José Carlos, sabendo que Alejandro é gay e está apaixonado por Miguel (e arruinando o seu relacionamento com ele), tenta aconselhar o irmão a não acabar com a sua vida se casando com alguém que não ama, e Alejandro acha que ele está falando isso por causa da herança, mas eu acredito que, de sua própria maneira, José Carlos se importa sim com seu irmão. E Alejandro pode estar perdendo (e devia perder mesmo!) Miguel para sempre. Miguel o convida para jantar com ele, e então anuncia que está indo embora para o Chile. Ele até diz que não queria ir embora, mas tampouco quer ficar para assistir ao seu casamento, ser padrinho ou qualquer coisa assim… Alejandro pede que ele não vá embora, mas, sinceramente, que direito ele tem? Nenhum, e tampouco tem o direito de ser feliz com Miguel, não depois de tudo o que ele está fazendo.
Ele diz a Miguel que Leonora é só “uma cláusula de seu pai”, mas Miguel está cansado: primeiro era Mora, e ele vivia escondido, uma mentira, e quando Mora foi tirada do caminho, ele achou que ia ter um futuro com seu namorado, que eles poderiam viver a vida sem se esconder de ninguém, mas ele só se iludiu, para mais uma vez ser invisível, estar em segundo plano, e ele já não quer mais isso para a sua vida… Alejandro diz que o ama, e Miguel é prático: o chama para ir ao Chile com ele. Afinal de contas, ele conseguiu um bom emprego lá e eles podem começar do zero, ele não precisa dessa herança do pai, mas Alejandro nem cogita a possibilidade, e isso só pode querer dizer que ele não o ama de verdade… ou que ele não o ama o suficiente. Infelizmente, Miguel se humilha demais, e ALEJANDRO NÃO MERECE O AMOR DE MIGUEL!
Naquela noite, os dois vão se divertir juntos em uma balada gay, e Luis é enviado para esse mesmo lugar para cobrir uma matéria, e nós ficamos empolgados, achando que ele pode ver Alejandro beijar Miguel, e então as coisas podem tomar um novo rumo e tudo o mais… fiquei triste ao ver o Miguel dançando, se divertindo, chamando Alejandro, e o Alejandro de fora. E é aí que ele acaba vendo Luis e consegue fugir a tempo, e liga desesperado para Leonora, inventando uma desculpa, dizendo que Miguel ligou angustiado para ele, depois de ter uma briga com o namorado, e ele teve que “ir resgatá-lo em uma boate gay” ou qualquer coisa assim… assim, quando Luis conta que o viu na boate gay (porque sim, ele o viu), Leonora age com naturalidade, e diz que ele só estava lá para ajudar o Miguel. Então, ela não dá a mínima para as informações na sua frente.
Mas aquela é a gota d’água para Miguel. Ele está FURIOSO, e ele grita com Alejandro, porque, afinal de contas, ele teve a capacidade de abandoná-lo sozinho na boate gay! Fiquei com ainda mais nojo de Alejandro, e com raiva da maneira como ele tenta manipular Miguel, exatamente como Catalina faz, dizendo que “ele tem razão” e que “ele merece alguém que o ame como ele o ama”. Miguel diz que ele é um covarde que não tem coragem de enfrentar a mãe, e que é ela quem toma todas as decisões por ele, então anuncia que amanhã ele vai embora, e ele não quer vê-lo no aeroporto, porque “nunca mais quer vê-lo na vida”. Alejandro está acabado, destruído e infeliz, E ELE MERECEU CADA SOFRIMENTO QUE CAI SOBRE ELE AGORA. A culpa é dele, e apenas dele… Catalina lhe diz que “isso é o melhor”, e eu não fiquei com raiva dela.
Fiquei com raiva dele.
Catalina aproveita, então, para incentivar Alejandro a propor casamento para Leonora – afinal de contas, quanto antes ele fizer tudo que tem que fazer, antes ele estará livre. Mas é claro que é Catalina quem tem que organizar tudo, porque Alejandro não tem cabeça para isso… ele acabou de perder o amor de sua vida. Catalina o encontra bêbado e com raiva, embaixo do chuveiro, completamente vestido, e quando ele surta, Catalina lhe responde com um tapa na cara. Alejandro tenta enfrentar a mãe, mas não tem forças… ele diz que quer viver sua vida, tomar suas decisões, cometer seus próprios erros, buscar a felicidade, mas Catalina diz que “felicidade se compra com dinheiro”, como se isso resolvesse a questão de uma vez por todas, e então o coloca de novo no “jogo”. É hora de pedir Leonora em casamento… quando isso tudo acabar, “ele poderá fazer o que quiser da vida”.
Catalina arruma tudo… manda alguém buscar Leonora e prepara músicos e uma linda vista para a cidade no terraço de um prédio, e então Alejandro a pede em casamento e ela diz SIM. É triste, porque ela está feliz e deslumbrada, e nem percebe que Alejandro não sente a mínima vontade de fazer aquilo. A idiota ainda fica brava com o Luis porque “ele não fica feliz por ela”, mas ele tem toda a razão de questionar a maneira abrupta como Alejandro parece “ter se apaixonado” por ela e tudo o mais… e ele admite que está com ciúmes. Porque Leonora nunca percebeu, MAS ELE É APAIXONADO POR ELA. Mas se Leonora não queria dar ouvidos às desconfianças de Luis, ela deveria questionar aquela ligação extremamente forçada de Catalina que lhe diz: “Leonora? Ou devo te chamar de filha?” É SÉRIO QUE ELA NÃO VAI PERCEBER O QUANTO ISSO É FORÇADO?
Enfim…


Para mais postagens de Cuna de Lobos, clique aqui.


Comentários