Snowpiercer 1x06 – Trouble Comes Sideways



“Wilford is an illusion to keep the resto f us in line”
A TENSÃO e a RAIVA que eu passei nesse episódio… nem sei explicar. É engraçado como nos sentimos em relação a Melanie, porque um mesmo episódio consegue fazer com que a odiemos (e eu tive muita raiva dela!), mas que a respeitemos ao mesmo tempo (porque a maneira como ela é inteligente, como faz tudo e como salvou aquele trem nesse episódio!), e a relação com ela continua sendo paradoxal – mas, por mais que ela seja um gênio em vários sentidos, também é verdade que ela continua sendo uma filha da p*ta e a gente não pode esquecer isso. Eu ainda tenho dúvidas, também, em relação à veracidade do risco, ou mesmo a isso ser um acidente de fato ou algo manipulado… porque é muito coincidência que aquilo tudo da “turbulência” tenha acontecido justamente quando uma revolução estava prestes a estourar na Terceira Classe.
Compare a Terceira no início e no fim do episódio.
No fim, eles ficaram exatamente como Melanie os queria.
Sei lá…
O trem está enfrentando uma ameaça de greve na Terceira Classe, e temos uma cena impactante na qual a Melanie aparece por lá e é chamada de fascista e um monte de outras coisas – e os gritos só continuam verdades, para ser sincero. Melanie ameaça a todos, diz que pode mandar os grevistas aleatoriamente para o Fundo, e faz um discurso desprezível, porque sabe que, no fundo, ela está, sim, nas mãos dessas pessoas, de certa maneira… eles são a maioria, eles têm o poder. No entanto, também percebemos que existem mais coisas acontecendo no trem do que sabíamos, como aqueles 11 vagões repletos de gavetas, e qualquer um que parece “incomodar”, de qualquer maneira, acaba confinado a uma delas. E então, eles são substituídos. Eu estou realmente tenso em relação a que isso tudo significa para o pobre Miles.
O que Melanie quer dele?
Layton, por sua vez, está despertando da gaveta, e não está em seu juízo perfeito… ainda não voltamos ao seu flashback com o coração que o Fundo comeu, mas o acompanhamos ao lado de Josie (“Wilford is not in the train. Wilford is an illusion to keep the resto f us in line”) e da Dra. Pelton, enquanto investigam aquela “lista” e os 11 vagões de gavetas. Quando Layton imprudentemente confronta Melanie no pior momento possível, Melanie diz para ele que “as gavetas não são uma prisão, mas um bote salva-vidas”, e eu não acho que ela estivesse mentindo em tudo o que disse, porque o trem está mesmo morrendo, de alguma maneira, mas a maneira como eles descartam vidas, como eles não se importam, como transformam humanos em cobaias… é Melanie quem está decidindo quem pode viver e quem pode morrer… mas sem surpresas aí.
Parte do episódio está no risco de o trem descarrilhar, e eu só acho que o episódio falhou em fazer essa ameaça real, porque nós sabíamos que nada podia acontecer – e não aconteceu. Mas as cenas geraram certa tensão, e o visual é lindíssimo… aquela ponte congelada. A emergência sem precedentes nos 7 anos de viagem da Locomotiva Eterna gera angústia nos passageiros, um discurso inspirado de Ruth, e as pessoas aguardando à morte e agarrando-se a quem quer que esteja ao lado delas… é um momento quase triste, mas a verdade é que tem muita gente ali com quem não me importo que merecia morrer. Não a Till, no entanto. No fim, Melanie consegue “consertar o trem”, e tudo aquilo era por causa de um cabo solto? Melanie fica pendurada embaixo do trem, em uma contagem regressiva alucinante, enquanto tenta consertar o trem que ela mesma projetou.
É f*da.
Mas eu realmente não sei… eu não consigo ignorar a sensação de que aquilo tudo foi de propósito. Podia ter dado muito errado, podiam todos ter morrido, então não sei se Melanie realmente colocaria todos em risco daquela maneira, correndo o risco de morrer ela também, mas, ao mesmo tempo, eu acho que talvez ela fosse capaz disso – acho que ela pode ter planejado tudo para enganar e manipular as pessoas. Aquela cena da Terceira Classe brindando, celebrando e gritando o nome do “Sr. Wilford” me causou uma sensação tão RUIM. E a maneira como a Terceira saiu da ameaça de uma greve geral para celebrar o nome de seu opressor em gritos animados regados a bebida foi desconcertante – e absurdamente conveniente para a Melanie. Até onde ela é capaz de ir? E até onde vai a burrice e a submissão das pessoas? Difícil saber.

Para mais postagens de Snowpiercer, clique aqui.


Comentários