Never Have I Ever 1x09 – …had to be on my best behavior



“What the hell is happening here?”
GENTE, EU NÃO ESTAVA PREPARADO. Vamos dizer que eu não estava preparado para nada do que aconteceu nesse episódio… não estava preparado para a Kamala terminar com Steve assim; não estava preparado para me apaixonar por Prashant; mas eu definitivamente não estava preparado para um final tão pesado. Tudo o que veio naquelas últimas cenas, naqueles últimos segundos, o que Devi disse para a mãe, tudo concluindo algo que vimos ao longo de todo o episódio: Devi sofrer com a morte do pai enquanto revivia, mesmo que não quisesse, a noite de sua morte. Tudo vem à tona no momento mais inesperado e mais angustiante, e o episódio é intenso, com momentos que são divertidos, momentos que são fofos, e momentos que são extremamente pesados… ainda estou em choque com os últimos minutos de episódio, nem sei o que pensar.
Como disse, eu não estava preparado.
Ao longo de todo o episódio, enquanto nos preparamos para o jantar que Nalini está oferecendo para que Kamala conheça seu futuro marido, Prashant, Devi precisa “se comportar como nunca”, e Nalini diz, em palavras que eu julguei bem duras, que “não quer saber das idiotices dela hoje”, ou algo assim… depende de como você traduzir o “nonsense”. Devi, então, precisa se controlar e “se comportar”, enquanto tenta abafar uma série de memórias que vamos entendendo aos poucos… na noite da morte de Mohan, a vemos dizer um doloroso “I hate you”, que inicialmente parecia ser para ele, mas que entendemos, depois, que era para Nalini… Mohan estava no meio, apartando as brigas das duas, e a verdade é que a relação é muito difícil, e tanto Nalini quanto Devi estavam erradas à sua maneira… e Mohan era quem estava ali, quem segurava as pontas.
Realmente, deve ser muito difícil sem ele. As duas dizem coisas que não deviam, coisas que machucam a outra, e volta e meia Devi se vê retornando a esse momento, a essa memória que ela achou que tivesse enterrado, que achou que nunca mais precisaria enfrentar… mas tudo a faz pensar nisso, como quando o tio fala da harpa e isso a faz lembrar do pai, e da noite em que ele morreu enquanto ela tocava… alguns momentos mais leves e divertidos se juntam a esses, especialmente quando Prashant chega para o jantar e, surpresa: O PRASHANT É UM HOMÃO BONITO, CHARMOSO, EDUCADO, GENTIL, INTELIGENTE… realmente um partido e tanto. Em poucas cenas, eu estava mais ou menos como a Devi (“Prashant? Oh, damn, you are hot!”) e a Nalini (em completo silêncio, suspirando), suspirando por Prashant… tem como não gostar dele?
Kamala vai descobrindo que o casamento arranjado pode não ser tão ruim assim… Prashant parece ter muita coisa em comum com ela e ser bem legal, além de todo o resto. Quando Devi vai ao quarto de Kamala guardar o presente que Prashant trouxe (!), ela encontra Steve escondido lá, querendo fazer alguma coisa, mas sem coragem, então Devi se compromete a trazer a prima para o quarto, e os “recados” da Devi para a Kamala são EXCELENTES! Quando Kamala sobe para conversar com Steve, no entanto, ela acaba terminando com ele, não porque pretende seguir o casamento com Prashant, mas porque percebeu que talvez Steve não seja o homem da sua vida… talvez ela possa conhecer outras pessoas e tudo o mais. Nalini acaba chegando no quarto e os vendo juntos, e eu adoro o timing dessa série: “No, it’s not because you’re bad at sex”.
Nalini pergunta o que o namorado dela está fazendo ali quando o seu futuro marido está em casa, e eu devo dizer que EU FIQUEI MUITO BRAVO COM A NALINI, SIM! Eu entendo a diferença de idade entre Kamala e Devi, mas eu também tomei as dores de Devi… Nalini agiu muito bem com Kamala, mas é uma pena que ela faça por Kamala algo que ela aparenta nunca ter feito por Devi. Quando Devi acha que Kamala vai levar uma bronca colossal, ela é bastante compreensiva (“What the hell is happening here?”), diz que a entende (?), e eu devo dizer que fiquei triste… até porque, mesmo assim, a Devi foi muito parceira. Ela desceu para distrair o tio e o Prashant enquanto Nalini e Kamala tiravam Steve da casa sem ser visto… e, para fazê-lo, ela precisa tocar a harpa, algo que é ainda traumatizante para ela, que dói demais, e a cena é muito triste.
Felizmente, acaba bem… porque Devi consegue substituir a dor da noite em que o pai morreu por uma lembrança bonita de quando o pai lhe trouxe a harpa, e é tão lindo vê-la tocar, vê-la sorrir. Do lado de fora, a confusão piora. Steve vai embora, depois de Kamala terminar com ele, e Paxton aparece, trazendo o vestido da festa, que estava molhado depois que Devi caiu na piscina na festa do Ben. É um desastre… Nalini busca Devi, brava porque “Paxton trouxe o vestido que ela tirou no carro dele”, e as coisas pioram quando Paxton tenta explicar que não foi nada disso que ela tá pensando, que Devi só caiu na piscina durante a festa (!), e depois tenta explicar que foi só um beijo… eu fui ficando cada vez mais angustiado nessa sequência toda, porque eu entendo a Nalini, como mãe, mas eu acho que ela pegou bastante pesado com o Paxton.
Ele foi embora chateado e não tinha motivo pra isso!
E Devi se volta contra Nalini… ela diz que ela só beijou um garoto uma vez, e é todo esse escândalo, mas a Kamala está transando com um cara que entra escondido na casa deles e ela nem fala nada. E ela acaba falando isso sem perceber que a porta estava aberta e que Kamala, o tio e Prashant estavam ali fora também… mas foi legal, porque pelo menos Kamala e Prashant vão começar algo, se estiverem mesmo começando algo, com sinceridade. Ela diz que não está pronta para ficar noiva nessa noite, mas, ao mesmo tempo, os dois gostaram um do outro… eles têm tantas coisas em comum, eles podem se conhecer e se apaixonar, se eles fizerem as coisas devagar e tudo o mais… e eu estou gostando muito disso, muito ansioso para que as coisas deem certo entre Kamala e Prashant e para que vejamos mais de Prashant ao longo de “Never Have I Ever”.
As cenas finais são PESADÍSSIMAS. Depois da briga, Nalini fala de se mudarem para a Índia, e vemos a última parte do flashback da noite da morte de Mohan… quando Devi escutou os dois conversarem e Nalini estava falando sobre como “era difícil criá-la, como ela era teimosa, como não queria continuar fazendo isso e passava a responsabilidade para ele”. E então ela dizia que “ela não é sua filha, é do Mohan”. GENTE, É ISSO MESMO QUE ENTENDEMOS? A DEVI NÃO É FILHA DA NALINI? No presente, Nalini fala sobre como “é difícil criá-la sem o pai”, e então Devi fala sobre o que ouviu naquela noite, e tudo é tão triste, tão sofrido… eu sofri, SOFRI DE VERDADE. Isso mexeu demais comigo, me deixou angustiado, triste. As lágrimas nos olhos de Devi ao dizer que ela podia ir para a Índia, mas ela ia ficar… Nalini podia ir com Kamala, que ela queria que fosse sua filha mesmo… por fim, num momento fortíssimo, Devi diz que “perdeu a única pessoa que se importava de verdade com ela”, e diz que “queria que tivesse sido Nalini que tivesse morrido naquela noite”.
Ouch. Forte. Impensado. Foi no calor do momento.
Mas está ali, está dito.
Nesse momento, Devi errou. Mas em vários outros momentos do episódio, Nalini também errou muito, então eu não acho que qualquer uma das duas esteja realmente certa… não sei o que Nalini quis dizer naquele flashback. Não sei se Devi realmente não é sua filha, essa seria uma reviravolta tremenda e inesperada (!), ou se ela estava só dizendo que “a filha era de Mohan” igual umas pessoas fazem às vezes quando não querem se responsabilizar por algo, do tipo “Cuida do teu filho”. Eu acho mais provável que seja o segundo caso, e isso vai ser bem explicado no próximo episódio, mas ainda assim… deve ter sido muito doloroso para a Devi ter que escutar aquilo – e isso também é parte de todo o trauma que fez com que ela ficasse alguns meses sem conseguir andar. Não foi apenas a morte de Mohan, mas foi uma junção de tudo isso…
F*da.

Para mais postagens de Never Have I Ever, clique aqui.


Comentários