Sandman, Volume 1 – O Sono dos Justos



O sequestro do Sonho.
Em 1989, o mundo lia “Sandman” pela primeira vez, uma obra revolucionária que eles ainda não sabiam que seria tão grande e tão importante quanto se tornou. Neil Gaiman cria uma história bela, melancólica, assustadora, ousada… diferente. Em “O Sono dos Justos”, as primeiras 40 páginas desse universo tão incrível, povoado por Perpétuos, Anjos, humanos, bruxas, e todo tipo de criatura, o autor nos apresenta, de forma calma e envolvente, o início da trama de “Sandman”, toda a motivação que guiará os seus passos futuros, e eu acho a escrita fenomenal. É cuidadoso, é completo, é instigante, com um perfeito tom de mistério e de suspense, e acompanhamos várias histórias paralelas, ligadas a um mesmo evento, e nos importamos com os personagens bem depressa… como se fôssemos parte de suas vidas. E a edição acaba no momento perfeito.
O momento que te deixa louco para ver mais.
A história contada por Neil Gaiman começa em 1916, na Inglaterra, quando o Dr. John Hathaway perde um filho na guerra, e então ele vai atrás de Roderick Burgess, o Lorde Magus, fundador da Ordem dos Antigos Mistérios, resolvendo pedir/aceitar sua ajuda porque agora as coisas mudaram de figura… o seu filho está morto, afinal de contas! “O Livro Místico de Madalena era tudo de que a Ordem precisava. Podemos realizar a cerimônia na próxima lua cheia… e depois… ninguém mais precisará morrer. O plano do Lorde Magus, que não é um segredo para ninguém, é bastante ambicioso… e bastante perigoso. Ele planeja aprisionar a Desencarnação, a Morte, para que conquiste poder e imortalidade, e então ele junta asua Ordem para realizar um ritual macabro que termina realmente com o aprisionamento de um Perpétuo…

“Eu lhe concedo a moeda que fiz de uma pedra. Eu lhe concedo uma canção que roubei da imundice. Eu lhe concedo um punhal retirado de sob as colinas. E um cajado que cravei nos olhos de um morto. Eu lhe concedo a garra que tomei de uma ratazana. Eu lhe concedo um nome, e o nome está perdido. Eu lhe concedo o sangue extraído da minha veia, e uma pena que arranquei das asas de um anjo. Eu o invoco com nomes, ó meu senhor… ó meu senhor. Eu o invoco com veneno e o invoco com dor. Eu abri o caminho e abri os portais. Venha. Venha. Venha”

…mas não o Perpétuo que ele esperava.
Imediatamente, o Lorde Magus sabe que falhou. Sabe que aquele Perpétuo capturado não é a Morte, mas talvez ele possa ser útil também… talvez ele possa lhe conceder o poder e a mortalidade que ele tanto espera. Então, Burgess resolve manter aquele Perpétuo prisioneiro, mesmo sem saber quem é… e, em paralelo, vemos as coisas ficarem estranhas no mundo todo. Conhecemos quatro personagens que são importantes, agora, nos anos em que aquele Perpétuo é feito prisioneiro: Ellie Marsten, no Canadá, uma garota que ouvia histórias de sua mãe antes de dormir; Daniel Bustamante, na Jamaica, um garoto que dorme e sonha com um castelo nas nuvens; Stefan Wasserman, na França, um jovem rapaz que está lutando na guerra e vive um verdadeiro pesadelo; e Unity Kinkaid, uma garota que sonhava com uma criatura misteriosa…
Quando o Perpétuo foi aprisionado pelo Lorde Magus, todo o mundo acabou sofrendo com isso… Daniel Bustamante, por exemplo, teve o sono fragilizado, agora ele caía das nuvens sobre as quais outrora andava, e isso é tão aterrorizante que ele faz de tudo para se manter acordado. Stefan, o garoto na guerra, está há tanto tempo sem dormir que acaba cometendo suicídio. E pessoas no mundo todo, como Ellie Marsten e Unity Kinkaid, começam a cair em um sono estranho, no qual ficam praticamente imóveis, e do qual não conseguem mais despertar. Ainda “vivas”, mas eternamente dormindo. A “Doença do Sono” se espalha por todo o mundo, algumas pessoas tentam atribuí-la à Guerra Mundial, outros tentam atribuí-la a um vírus, mas é tudo culpa de um só homem… é tudo culpa de Roderick Burgess, o Lorde Magus, e sua ganância infinita.
E, aí, começamos a ver o tempo passar. Dez anos depois, estamos em 1926, e o prisioneiro não falou nada desde que foi capturado. Está nu e preso dentro de uma caixa de vidro, em silêncio, sem comer ou dormir. Nunca. É nesse ano que Lorde Magus e seu filho, Alex, descobrem, enfim, quem é seu prisioneiro: um dos Perpétuos, sim, mas não a Morte… trata-se de Devaneio, o Sonho, um de seus irmãos mais novos. Depois, chegamos a 1930… 1936… 1939… Ellie Marsten está internada em uma instituição beneficente, ainda dorme, acordou apenas 2 vezes na última década. “Em ambas as ocasiões, chorou clamando por sua mãe. Ela ainda pensa que tem 8 anos”. Daniel Bustamante, por sua vez, foi um dos últimos a sucumbir à doença, em 1926, e agora dorme por 13 anos. Unity Kinkaid foi estuprada e teve um bebê, que deram para a adoção…
Ela dormiu durante esse tempo todo.
A atmosfera de “Sandman” é incrível, e nos captura com facilidade… temos um tom sombrio, mas, ao mesmo tempo, melancólico, e temos um gostoso tom de mistério que nos deixa com vontade de continuar lendo, de explorar mais e mais… são tantas as possibilidades! Em 1947, Lorde Magus confronta o Sonho, falando sobre como as coisas podiam ter sido diferentes, como ele podia ter lhe dado poderes além dos seus mais loucos sonhos. Ele está à beira da morte, e fala sobre como não queria envelhecer, como não precisava morrer. Devaneio assiste ao seu captor envelhecer e morrer, e isso não lhe dá satisfação, porque ele ainda está ali, ainda está esperando. Agora, Alex é quem comanda tudo. Em 1955, Paul tenta convencê-lo a soltar o prisioneiro, mas Alex tem medo do que ele pode dizer… ele tem medo de mexer com as coisas.
Vai deixá-lo lá…
Ele acredita que “certamente estará morto muito antes de ele escapar, e aí ele será problema de outra pessoa”. Enquanto isso, Ellie Masten é internada com encefalite letárgica, e agora acorda 4 ou 5 vezes no ano, sempre pedindo que lhe contem uma história… Daniel Bustamante passa a maior parte do tempo “acordado”, mas não fala, como se fosse um zumbi… um morto que anda. E mais tempo passa… muito mais tempo. 1968. 1970. Alex entrega as rédeas da organização para Paul McGuire, seu amigo há tanto tempo… falar com o prisioneiro não parece dar resultado algum. 1972. 1978. 1982. Por fim, nos detemos em 1988, quando Ernie, um dos guardas do prisioneiro, pega no sono, e tem um sonho todo estranho do qual desperta assustado… “Começou”, Devaneio comenta. E esse é o momento tão aguardado da edição:
A FUGA DE SANDMAN!
É uma fuga interessantíssima, podemos sentir todo o PODER que o Sandman tem, e então ele busca sua primeira refeição em 70 anos. Ao redor do mundo, as pessoas com a Doença do Sono começam a despertar… Ellie Marten. Daniel Bustamante. Unity Kinkaid. Sandman tem que lidar com três coisas, e a primeira delas é a sua fome. A segunda é conseguir roupas, e ele mesmo as conjura sobre seu corpo. E a última é VINGANÇA. Ele esteve preso durante 70 anos, e ninguém tem noção de como foi angustiante… é o tempo de vida de um humano, e o tempo não passa mais rápido por ele ser um Perpétuo nem nada disso… preso, esses anos se arrastaram. Segundo ele, eles tiveram sorte por não terem conseguido o que queriam, capturar a Morte, e agora ele quer as suas ferramentas de volta, as coisas que estavam com ele quando foi capturado…
Uma algibeira, um elmo e um rubi.
Mas elas foram roubadas por Sykes há 50 anos.
Tudo bem. Ele pode ir atrás delas. Para Alex, ele deixa um último castigo… um eterno despertar. E é, basicamente, a pior coisa que podemos imaginar! A primeira edição de “Sandman” é fantástica. Interessante e diferente de tudo o que tivermos lido, eu gosto do tom sombrio, do tom melancólico, e de como está nascendo uma mitologia imensa, repleta de possibilidades – ainda temos tanto a explorar nesse universo de Neil Gaiman! A leitura é prazerosa e flui, e eu sinto que há algo de muito poético no que ele está escrevendo, na história que apenas começa a ser contada… amei acompanhar aqueles 4 humanos com a “Doença do Sono” enquanto Devaneio era feito prisioneiro por humanos gananciosos – e estou ansioso para ver sua vingança, para vê-lo retornar ao seu Reino, para conhecer a Morte dentro de algumas edições…
“Sandman” começou.
E essa vai ser uma jornada e tanto!

Mais postagens de Sandman EM BREVE!


Comentários