Snowpiercer 1x03 – Access is Power



O chip de acesso…
Continuamos com a investigação da morte de Sean Wise, algo que está sendo bastante debatido entre as pessoas que assistem à série – deveria mesmo ser esse o foco de “Snowpiercer”? De qualquer modo, eu acho que tudo está extremamente conectado, e eu estou interessado no assassinato de Sean Wise, embora eu gostaria de saber mais sobre o que é que ele sabia, sendo um informante do “Sr. Wilford” (por isso Melanie está tão preocupada em achar quem o matou, porque quem quer que tenha sido o torturou antes, e ela quer saber o que ele pode ter dito antes de morrer), algo que alguns flashbacks talvez já resolvessem, mas estou fascinado mesmo pela asquerosa dinâmica desse trem… o que parece confuso, da maneira que eu coloquei. Mas “Snowpiercer” é sobre essa sociedade decadente que reflete com perfeição a nossa, onde Terceira Classe e Cauda somam 70% da população, mas eles são submetidos às vontades da Primeira Classe.
Da Capital.
Cito a “Capital”, em termos de “Jogos Vorazes”, porque uma sequência desse episódio me fez pensar muito na obra de Suzanne Collins – quando as coisas começam a “sair de controle”, porque teve um assassinato entre os “ricos” e um motim parece estar nascendo na Cauda, Melanie resolve adiantar em algumas semanas um evento “importante”: A NOITE DE LUTA. É um evento sanguinário e revoltante de se assistir, no qual lutadores da terceira classe lutam, possivelmente até a morte, em busca de uma “ascensão” aos privilégios da segunda classe… a parte mais nojenta de se ver, é claro, vem da Primeira Classe, para quem esse “espetáculo” é dirigido… a Primeira Classe assiste a tudo de camarote, com roupas elegantes e bebidas caras, se divertindo e apostando enquanto as outras pessoas, “abaixo deles”, se matam…
Andre Layton continua sua investigação em busca do assassino de Sean Wise, sabendo que Nikki é inocente – mas Nikki não pode falar por ela mesma, porque, desde que foi retirada da gaveta, ela está em abstinência, sem a droga que lhe era administrada enquanto coisas, como chips de acesso, eram roubadas dela e trocadas… afinal de contas, “acesso é poder”. Uma noção importantíssima para o restante do episódio. Melanie está furiosa com Layton por ter tentado se comunicar com a Cauda, mas, ao mesmo tempo, ela precisa dele para encontrar o assassino, e ele consegue pistas enquanto conversa com pessoas como John Osweiller e a própria Zarah, que fala sobre o tráfico de Kronole e quem é o fornecedor… um dos faxineiros. Assim, Layton consegue entrar na “Noite de Luta” em busca de Terence, o faxineiro que é o primeiro suspeito do crime.
A conversa de Layton com Terence é extremamente interessante, e repleta de tensão – é aqui que falamos sobre o trem, “um imenso arranha-céu na vertical”, e sobre a Terceira Classe e Cauda serem 70% da população, e Terence deixa bem claro que, embora vendesse Kronole para Sean Wise, não foi ele quem o matou… mas Andre Layton consegue uma informação importante com ele: a descrição de um cara que ele viu com Sean na noite em que ele foi assassinado. Se é o assassino de fato, ele não sabe, mas é uma pista que Layton pode seguir… um cara de uns 30 anos, aparentemente da Primeira Classe, com a cabeça raspada. E quem quer que seja esse cara, ele acabou de cometer mais um crime e ele está indo atrás de Nikki, por algum motivo… e talvez Layton e os demais não tenham tempo de chegar até ela antes que algo aconteça.
Até porque Layton é inteligente e tem planos secundários em andamento. No início do episódio, ele encontra o que acredita ser o cabelo de Miles cortado, e então ele descobre que o garoto foi trazido para “frente” em um programa de treinamento, e ele exige vê-lo… eu quase chorei na cena dele com Miles, com o Miles todo animado contando que agora tem uma beliche e que comeu um negócio “chamado tangerina”. O abraço dos dois também foi lindo! Com isso, Layton colocou na cabeça de Melanie que ele precisava conversar com Josie, na Cauda, falar pessoalmente com ela para que ela soubesse que Miles estava bem, e é claro que ela não deixaria… pelo menos não por um bom motivo. Então, Layton negocia a descrição do possível assassino de Sean Wise por uma visita rápida a Josie na Cauda e, durante a visita, ele consegue passar a Josie, com um beijo, mais uma coisa que conseguiu com Terence: um chip de acesso à frente do trem.
Sim, acesso é poder.
E a Cauda está prestes a subir.

Para mais postagens de Snowpiercer, clique aqui.


Comentários