You 2x03 – What Are Friends For?



“This is me protecting you by being your friend”
Gente, o Will Bettelheim conseguiu ler o Joe tão bem e em tão pouco tempo! Uma das coisas mais intrigantes na primeira temporada de “You” era a relação protetora que o Joe tinha com o Paco – mesmo de maneira doentia, o Joe se importava de verdade com o garoto. E agora talvez ele se importe com Ellie. Mas por quê? Will Bettelheim explica maravilhosamente bem os seus motivos, ele sabe que precisa ter algum ganho pessoal para esse seu gesto “altruísta” ao tentar proteger Ellie de Henderson: ele precisa provar a si mesmo que é uma boa pessoa. E isso é interessantíssimo para construir melhor a psique perturbada de Joe Goldberg. Nesse episódio, falamos sobre “amizade”, se é que Joe sabe o que é isso… ele tenta ser apenas amigo de Love, enquanto acaba inusitadamente se aproximando de Forty, seu irmão, e desenvolve algo com Will.
O episódio é excelente!
Acredito que o Joe esteja ainda mais macabro nessa temporada, suas narrações são apavorantes – embora elas, claro, já fossem. Mas nesse episódio, ele está se convencendo de que “está protegendo Love ao ser apenas seu amigo”, e as coisas acabam não saindo como ele queria. Normalmente, ele chega no trabalho e tem alguma guloseima preparada para ela em seu armário, mas ele fica desconcertado quando, subitamente, não tem mais. E ele percebe que a Love está “inexplicavelmente” brava. E então ele entende que ele a negligenciou, e que ele permitiu que essa “amizade” se tornasse “unilateral”. Então, ele cozinha para ela… quer dizer, mais ou menos. Mas é fofo. Ou creepy. Enfim. E então Love o beija, ele diz que “não queria que aquilo fosse romântico”, e ela acaba indo embora brava por ele não confiar nela e por dar sinais mistos.
Mas é evidente que A LOVE ESCONDE ALGUMA COISA.
E isso faz com que eu a ame!
Para mim, o mais legal do episódio é como Forty vem falar com o Joe no trabalho, e o Joe sabe que ele está tentando se aproximar dele porque quer saber quais são suas intenções com a irmã – ou é isso o que ele acredita. Na verdade, o Forty é muito mais complexo que isso, e eu estou gostando tanto do personagem! Eu não esperava por isso… naquela noite, Joe sai com Forty, e então entende o que ele foi fazer naquele show de improvisação barato: ele quer se reaproximar de Henderson, para poder levar adiante a ideia de um filme ou qualquer coisa assim… afinal de contas, estamos em LOS ANGELES! E eu gostei muito dos rumos da trama, porque temos um desenvolvimento para o Forty, ao mesmo tempo em que retornamos para o que Delilah falou sobre Henderson no episódio passado… quando Joe vê Ellie por perto de Henderson, ele se detém.
Ele quase nos convence que realmente se importa, mas é mais o que o Will Bettelheim disse: a necessidade de provar a si mesmo que é uma “boa pessoa”. Mas quando o gerente de Henderson não deixa Forty passar para falar com ele e ele vai embora, Joe não vai embora com ele, porque, agora, ele precisa “cuidar” de Ellie. A cena é forte, Ellie diz umas coisas pesadíssimas e, por ora, ele deixa pra lá: “I’ll leave the parenting to her sister for now”. Mas ele é obcecado, ele não consegue “deixar pra lá”. Ele vê uma briga de Ellie e Delilah sobre Henderson, ele investiga o celular de Ellie, que ele clonou, e quando ele encontra a Ellie vomitando do lado de fora na frente de sua casa, depois de uma noite na companhia de Henderson, ele vê que precisa, sim, se envolver: “I’ll just have to do the parenting myself”. E é assustador como ela diz que “apagou”, mas ainda defende Henderson.
Torcemos por Joe nesse momento, para que ele derrube Henderson.
Ele, então, pede a ajuda de Will (!), que hackeia o Henderson, mas não descobre nada… então, Joe vai ter que investigar pessoalmente. E é assustadoramente fácil como ele consegue um “convite” para uma festa na casa do cara… mas ele tampouco consegue “passar despercebido”, como desejava, porque Forty o segue, e ele não pode impedi-lo de entrar com ele… as cenas são boas, Joe acaba não descobrindo nada, mas ele ganha uns pontinhos com Love quando leva Forty embora dali – ele está chapado, em cima de uma mesa, fazendo escândalo, e Joe consegue tirá-lo dali… com a inesperada “ajuda” de Hendy, que acaba com a própria festa… mas nós NÃO CONFIAMOS nele. Estranho, na verdade, porque, nesse momento, estamos torcendo por Joe, torcendo para ele conseguir alguma coisa, para ele derrubar o Henderson…
Como se ele também não fosse um criminoso assustador.
Mas enfim… a cena de Joe, Love e Forty no apartamentinho de Joe é MUITO BOA! Amei a Love cuidando do irmão, um momento forte e bonito, e também gostei de como Love falou sobre Forty mais tarde… não sabemos exatamente o que aconteceu, mas sabemos que Forty tem traumas e problemas, e eu realmente quero conhecer mais do personagem. Mas enquanto falam de Forty, Love fala a Joe sobre como “todos são um pouco quebrados”, mas sobre como “às vezes as peças se encaixam”, e então eles se beijam pela primeira vez… e, mais do que isso, eles transam pela primeira vez. E é inesperado, diferente do que Joe imaginou para Love. Ela é dominadora, ousada, tudo é muito intenso… e eu acho que isso é um indício de que ela não é realmente quem ela parece ser. Quem inicialmente acreditamos que ela seja… e, como eu disse, eu amo isso.
A chave para derrubar Henderson?
Joe não esperava… mas é o próprio Forty! \o/

Para mais postagens de You, clique aqui.


Comentários