REBELDE – Terceira Temporada (Parte 4)



Essa divisão está baseada nos DVDs oficiais da novela que foram lançados pela Televisa em 2007. A Parte 4 equivale ao Disco 2, Lado B. Cada vez mais próximos do fim de Rebelde (o que já começa a nos deixar, novamente, nostálgicos), temos muitos acontecimentos importantes pipocando na novela, além dos dramas habituais como a traição de Miguel, que é algo que perpassa a temporada inteira e, sinceramente, pouco me interessa. Ainda mais quando comparamos isso com coisas realmente chocantes, como a Lola descobrindo que é adotada, ou então a Josy descobrindo, FINALMENTE, quem é o seu tutor, e as consequências dessa descoberta são mesmo muito surpreendentes. ÓTIMAS cenas surgem a partir disso. Além disso, no meio de um protesto contra a Professora Julia, os alunos recebem uma visita pouco esperada e muito bem-vinda: PROFESSOR HENRIQUE.
A trama do Miguel nessa parte da novela envolve ele dizendo a Franco Colucci que não quer mais que ele pague por seus estudos, depois do que aconteceu entre ele e Mia (o que eu acho justo!), e então ele começa a procurar um emprego, com a Sabrina oferecendo-lhe um, que ele não aceita. No entanto, a trama caminha para outro lado quando ele recebe um telefonema que pergunta se “ele tem certeza de que transou com a Sabrina”, e eu devo dizer que isso ME INCOMODA. Okay, ele não transou de fato com a garota, mas isso realmente muda alguma coisa? Não acho que sim. É um drama todo para investigarem e descobrirem se Miguel transou ou não com ela, mas eu não acho que o fato de ele NÃO TER TRANSADO mude algo… ainda assim foi uma traição SIM, e o que levou Mia a ficar magoada continua tendo existido.
Mas a novela parece achar que não.
De todo modo, muita gente acha que não. Eu acho que sim. Opiniões divergem.
Por isso, eu passo adiante… para comentar a descoberta de Lola, de que era adotada, e ela deu um surto legal, jogando as coisas no chão pelo quarto, mas, surpreendentemente, ela foi chorar nos braços de Lupita, o que é bem inesperado nessa ocasião. Apesar de estar totalmente magoada, chorando sentida, ela aceita o abraço de Lupita e os conselhos bonitos que ela dá… Lola ameaça buscar seus pais biológicos, porque não consegue parar de pensar nisso, quer saber porque eles a abandonaram, mas Lupita diz umas coisas muito bonitas, sobre como aqueles que ela sempre acreditou serem seus pais cuidaram dela e a amam, e ela não deve pensar nessas coisas. Embora a Lupita me incomode ocasionalmente, eu acho que ela foi mesmo uma irmã exemplar nesse caso todo, e por isso merece alguns pontos nessa situação toda.
Mas vamos falar do PROTESTO CONTRA A PROFESSORA JULIA. Bem, em primeiro lugar: ela mereceu. Ela realmente é nojenta e opressora, mas olha quem aparece para ajudar? O PROFESSOR HENRIQUE! Tão bom vê-lo de volta, que retorno inesperado e bem-vindo! Ele é recebido com carinho e saudade dos alunos, em um momento emocionante, e ele consegue dizer a Gandía que ele VAI VOLTAR, já está decidido! Mas as coisas ficam surpreendentes quando a Profa. aparece para conversar e ela encontra o Professor Henrique… ELES JÁ SE CONHECEM. Então vem toda a história dos dois, de como ele era o namorado de toda a vida dela, que fugiu com sua melhor amiga e a abandonou de vestido de noiva e tudo, sem nunca dar explicações… por isso ela se tornou essa pessoa amargurada e CRUEL. Não que justifique, mas ainda…
Então eles conversam, e é uma boa conversa. Ela diz que ela é assim porque ela quer mostrar a esses riquinhos que eles não podem fazer o que quiserem com os outros, brincar com as pessoas, só porque tem um rostinho bonito e dinheiro, como Henrique achava. Assim vemos que, além de cruel, Julia é uma mulher TRISTE. E quando ela pergunta a ele da sua “ex-amiga” e do filho, ele conta a história de que eles morreram, aquilo que já exploramos na primeira temporada… e é forte. Ele garante que “também viveu seu próprio inferno”, e lhe dá alguns conselhos, dizendo que a vida é aqui e agora, então ela não pode desperdiçá-la com amarguras… segundo ele, ela não tem ideia do quanto os garotos podem ensinar, mas ela tem que dar essa oportunidade a eles… então pense nisso. Ele vai embora, e a deixa chorando, colocando tudo para fora
…é mais assustador que o normal!
E, agora, VAMOS FALAR DE JOSY. Ela descobriu a verdade sobre Gastão, sobre como ELE É SEU TUTOR. Na verdade seu tutor era Ricardo Sisniega, PAI de Gastão, mas antes de morrer, ele fez Gastão prometer que ele cuidaria de Josy… então, super jovem (mais jovem do que eles são agora, na escola), Gastão precisou herdar todas as responsabilidades do pai, inclusive a de cuidar de uma garota que ele mal conhecia e que detestava, porque na verdade tinha roubado o amor do pai para ela. Josy, ao conversar com a Roberta sobre isso tudo, tenta entender o lado do Gastão, tenta lhe dizer que ele jamais a deixou desamparada nesses anos todos, e que ela não sabia onde estaria se não fosse por ele… por isso ela não pode fazer nada contra ele, e o mínimo que pode fazer é tentar se dar bem com ele. Roberta insiste que ele é um monstro cruel, mas Josy está disposta a tentar.
O que é um erro.
Porque Josy vai até Gastão. Pergunta-lhe sobre seus motivos para ter cuidado dela nesses anos todos, se foi só pela promessa que fez ao pai ou se, de alguma maneira, ele gosta dela. Ele é violento e brutal. A faz chorar, segura ela contra a parede, e diz para ela que, por ele, ele a teria matado, sendo ela uma imunda e uma inútil. Eu acho que Gastão era capaz de ter espancado a Josy até a morte se não fosse interrompido por Hilda, felizmente. A cena foi forte e angustiante, e a violência deixou Josy consternada, chorando para encontrar Miguel e Téo, enquanto Hilda prometia a Gastão que o denunciaria e faria com que ele fosse demitido… Gastão disse coisas terríveis e a machucou, não só fisicamente. O problema é que ele ainda vai atrás dela e a tenta, dizendo que sabe coisas sobre seus pais, mas vai contar só se ela for com ele pra algum lugar.
Ela não devia ir, claro.
Mas vai.
Gastão está DESCONTROLADO, no ápice de sua loucura. Ele diz que quer mostrar para ela o inferno que passou ao longo de todos esses anos. Ele a odeia porque, basicamente, ele foi rejeitado pelo próprio pai, que amava Josy mais do que amava ele. Cada carta que Ricardo escreveu, todas elogiando Josy, TODOS OS DIAS, enquanto as broncas, o desprezo e as surras ficavam para Gastão. E para completar, o pai ainda fez com que Gastão prometesse cuidar dela quando ele morresse, justamente o motivo de seu inferno todo. Gastão estava perigoso quando isso tudo veio à tona, e ele conseguiu dispensar a polícia, que chegou com Miguel e Téo, e ficou sozinho com os adolescentes, colocando para fora suas últimas angústias, gritando com todos… gritando com Josy,que é insistente dizendo que queria estar com ele, que não estava pedindo muito, só queria agradecê-lo por tudo.
“Gastão, por favor, deixa eu agradecer”
Dali em diante temos uma das sequências mais chocantes da terceira temporada, quando Gastão, descontrolado, está disposto a tudo para escapar. Miguel quer entender porque ele arquitetou o seu sequestro, e então Gastão sai correndo com o carro, enquanto Miguel está perigosamente se equilibrando sobre o capô, do qual é jogado e cai no chão, desacordado. Enquanto Téo cuida de Miguel, Josy continua correndo atrás de Gastão, que sofre um acidente (meio proposital), e Josy é a responsável por salvar a sua vida, tirando-o do carro apenas alguns segundos antes de ele explodir… e isso foi algo grandioso que eu não sei se a maioria das pessoas teria feito no lugar de Josy, porque nós temos a mania de julgar as pessoas, e poderíamos dizer que Gastão não merece isso… de todo modo, é algo no que se pensar!

Para mais postagens de Rebelde, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. olá! saiba que gosto muuuuuuito dos seus posts sobre rebelde. não acompanho religiosamente como deveria, mas já redescobri o blog milhares de vezes quando me deu saudades de rebelde e eu queria lembrar o que acontecia na novela, e sempre me surpreendo positivamente com o seu conteúdo, e por você não ter abandonado o projeto (já está quase no fim!)! rebelde é a novela (e rbd a banda) que me marcou de um jeito que nenhuma outra mídia marcou, nenhuma outra novela ou série ou banda ou livro, nada. é uma nostalgia que eu nunca vou deixar de sentir, toda vez que escuto alguma das músicas me emociono muito (e ainda sei todas as letras de cor). também tenho muita vontade de re-assistir a novela, mais por causa do quanto ela (e especialmente a roberta) significou para mim. mas imagino que, 14 anos depois, vou me incomodar com arcos e cenas péssimas, "problemáticas" que naquela época eu nem pisquei ao ver acontecendo (como aqueles episódios em que o diego ALGEMA a roberta no seu apartamento, não sei como não vou o odiar pelo resto da segunda e terceira temporada depois daquilo). então, é também muito interessante ver como você tá reagindo a isso, você em 2018-2020 vendo uma novela de 2004-2006 e conseguindo tirar proveito, conseguir gostar, apesar de tudo, não deixar que as diferenças de lá para cá te impeçam de aproveitar a história! e sinceramente, já venho ao seu blog com vontade de assistir, aí seus posts me dão uma extra vontade de ver, e só o fato de ser muito comprido (e o dublador do diego ser o mesmo que o do harry potter) me param de realmente começar a re-assistir. a televisa tá reprisando a novela, tem rumores de um aplicativo que terá no catálogo apenas rebelde em suas três temporadas, e dá sempre para encontrar (em baixa qualidade mas tem a opção pelo menos) no youtube, mas por enquanto não criei coragem para assistir! enfim, é isso! você já está quase no fim, então eu começar a acompanhar agora não fará uma grande diferença, mas tentarei mesmo assim!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário