You 2x02 – Just the Tip



“No. Too soon. Too much. Too good”
MUITO MELHOR QUE O PRIMEIRO EPISÓDIO. Eu sempre gostei muito de como “You” tem a capacidade de nos atormentar… nós entramos na vida de Joe Goldberg, mas o mais apavorante é a maneira como, através de suas narrações, ele meio que faz com que nos tornemos seu cúmplice, e ele ocasionalmente faz com que torçamos por ele – o que é assustador assim que percebemos o que estamos fazendo. A segunda temporada já começa com tudo, porque nós conhecemos quem é o Joe, e assim tivemos um episódio tenso e interessante que avançou a trama da temporada, ao mesmo tempo em que nos recordou do quanto o Joe é perigoso, em vários sentidos. Na primeira temporada, eu gostei muito de episódios em que as coisas saíam do controle, em que Joe perdia a cabeça e não sabia o que estava fazendo, e ganhamos um assim bem cedo na segunda temporada.
Joe roubou a vida de Will Bettelheim, mas ele não imaginava as consequências que isso traria para ele. Quando ele conheceu Will, em busca de uma nova identidade e uma fuga, Will o fez perceber que o melhor plano que ele podia assumir era tomar a sua vida, e não esperar 10 anos até construir uma identidade perfeita – “I realized I need to be him”. Mas, como Ellie nos avisou no episódio passado, tem alguém atrás de Will, um cara chamado Jasper Krenn, um cara para quem o verdadeiro Will deve algum dinheiro… se Joe quiser continuar na cidade (e, “por Love”, ele quer), ele vai ter que encontrar uma maneira de pagar essa dívida, que ele acredita ser de 3 mil dólares… as coisas saem de controle quando ele descobre que não são 3 mil dólares, mas 50, e o Jasper o ataca, corta seu dedo fora (!), e o leva, para devolvê-lo caso ele consiga o dinheiro…
Ele tem 12 horas para tentar colocar o dedo de volta no lugar.
A CENA É DESESPERADORA.
E não é que estejamos torcendo por Joe nem nada, porque sabemos que não devemos, mas que ver as cenas de Jasper cortando o seu dedo e o ameaçando foi angustiante, isso foi. Will se meteu com mais do que podia lidar… e as coisas estavam “indo bem” para Will. Naquela manhã, ele estava com Love em uma feira, comprando peixe, porque aparentemente “ela o convidava para tudo”, e então, inesperadamente, ela lhe dá um beijo (o primeiro beijo deles!) e o convida para conhecer os seus amigos no almoço… “No. Too soon. Too much. Too good”. Ele sabe que é rápido demais, pensa em ir, mas então vem toda a confusão de Jasper, e recuperar o seu dedo a tempo de levar ao hospital para o “Dr. Daniels” é mais importante que qualquer coisa agora… mais ou menos. Porque ele acaba indo espiar o almoço, checar Lucy, Sunrise e Gabe na internet…
E ele decide que gosta deles.
“I take it all back. I love your friends”
O que, se eu não estou enganado, deve ser um alerta vermelho – como assim o Joe gostou de todos os amigos de Love? Contra quem ele vai descontar tudo agora? Tem algo que ainda não sabemos acontecendo – e “You” já mostrou que adora nos dar essas surpresas. Joe passa o dia todo em busca de dinheiro para conseguir seu dedo de volta, em dor excruciante. Ele acaba em uma festa, em busca de Rufus (na qual ele esbarra em Delilah e Hendy, “o cara do aeroporto”), mas não consegue os 50 mil dólares… para completar, ele ainda tem uma primeira briga com Love, porque (surpresa!) Forty é seu irmão gêmeo (o que quer dizer que ela é, basicamente, a dona do Anavrin), e como Joe o usou em sua mentira para não ir ao almoço, ela sabe que ele está mentindo, acha que ele está se esquivando… e tudo piora quando ela está na casa dele, ele vê Beck (!), e então ele grita…
Uma confusão.
“I liked you. This sucks”
Outra bandeirinha vermelha aí. Depois desse primeiro dia, depois de ele gritar com ela, a Love não se afasta? Tem alguma coisa de errado com ela também… ela esconde algo. Mas não é o foco do episódio. As coisas tomam proporções gigantescas quando, sem o dinheiro que Will deve a Jasper, Joe decide levá-lo até o verdadeiro Will e contar toda a verdade, mas o Jasper pouco se importa… tudo o que ele quer é o seu dinheiro e mais nada. Quando ele pega novamente seu canivete, para arrancar mais um dedo de Joe (ou matá-lo de vez, não sei), Joe acaba resistindo ao ataque e ele mata Jasper no lugar… aqui, ganhamos uma das cenas mais explícitas, nojentas e angustiantes da história de “You”, naquele paralelo da Love cortando carne enquanto Joe esquarteja o corpo de Jasper, o passa pelo triturador, o coloca em sacos de lixo e joga fora.
A cena é de um horror intenso.
No fim, com o problema de Jasper resolvido e o seu dedo colocado de volta no lugar graças ao famoso Dr. Daniels (e uma conversinha com o fantasma de Beck dentro da caixa de vidro), Joe vai até a casa de Love e eles têm uma conversa “franca”, na qual ele diz que ele machucou sua ex-namorada, e ela pergunta se ele teve a intenção – então, ela diz que “ele não pode machucá-la”, e os dois concordam em tentar não machucar um ao outro, mas também em ir com as coisas devagar… por enquanto, apenas amigos. Sobre a minha pergunta prévia, sobre “em quem ele vai descontar”, parece respondida também ao fim do episódio: temos uma equivalente à Peach (mas, talvez, melhor que ela): Delilah. Ela é a primeira a sacar que Joe não presta. Ela não sabe por que, mas seu radar nunca falha, e sabe que ele só banca o gentil, porque não é.
“Stay the fuck away from me and my sister, okay?”
Temo por ela… mas eu AMEI A SUA FALA!

Para mais postagens de You, clique aqui.


Comentários