High School Musical: The Musical: The Series 1x08 – The Tech Rehearsal



“You never know when you’ll get a cameo”
OUTRO EPISÓDIO SENSACIONAL! Eu estava empolgadíssimo com a estreia de “High School Musical: The Musical: The Series” durante o ano passado inteiro… amei a proposta, amei a homenagem, e amei a inteligência do roteiro ao conseguir apresentar algo novo, que não fosse um reboot, remake ou sequência. Com a estreia da série, então, nos apaixonamos cada vez mais pelos personagens, pela história, e PELAS MÚSICAS ORIGINAIS. Nesse episódio, além de vários outros momentos memoráveis (como o trauma de Miss Jenn: “Is that the last apple?” ou as cenas de “Nina” e “Richard”, que estão mais maravilhosas que nunca!), tivemos a grata surpresa de receber a participação de LUCAS GRABEEL, o Ryan de “High School Musical”, em um número musical repleto de referências e diversão, além de emoção… e ouvi-lo cantar novamente é de arrepiar!
AMEI!
Como vimos no fim do episódio anterior, um acidente aconteceu na escola durante o feriado de Thanksgiving, e agora o show está comprometido. Parte da escola pegou fogo, o que quer dizer que cenários, figurinos e adereços foram ou queimados ou encharcados pelos sprinklers e, de um modo ou de outro, estão inutilizáveis. “Unfortunately, the show cannot go on”. Aparentemente, não tem como seguir montando “High School Musical: The Musical” no East High e, por isso, eles precisam de outro lugar onde possam fazê-lo… um tio de Carlos é o dono de um teatro meio abandonado na cidade, El Rey Theatre, e então ele consegue que ele os empreste para que o show possa continuar… seria perfeito, se a Miss Jenn não tivesse um certo trauma com o lugar, e não quisesse mais voltar para lá… agora, ela terá que enfrentar isso pelos jovens.
“The show must go on”
O teatro é meio abandonado, como eu comentei, o que quer dizer que demanda muito trabalho e tem uns riscos, tipo sacos caindo do teto ou escadas caindo no centro do palco… e eles não têm certeza de que podem dar um jeito em tudo, mas Miss Jenn faz de tudo para seguir com o ensaio técnico. Enquanto isso, E.J. descobre que Miss Jenn tem uma caixa com todas suas anotações, e quer vê-la, para entender por que ele não foi escolhido como Troy, e o seu comentário na folha é bem simples: “Lack emotional connection to the material”. Então, se a Miss Jenn pensa que E.J. não tem muito envolvimento emocional com “High School Musical”, ou não demonstra isso quando está no palco, ele quer mostrar, a todo custo, que ELA ESTÁ ERRADA. E ele exagera, de forma bizarra, durante uma leitura com Carlos, na qual só importa, mesmo, as luzes…
Ele chega até a chorar, e é hilário!
“That’s excellent and a little weird”
“E.J.? Are you sick?”
Enquanto E.J. lida com isso, e Carlos sabe exatamente o que está acontecendo, porque foi ele que meio que contou o que tinha dentro da caixa vermelha, outras coisas estão acontecendo… como Nini e Ricky indo a um lugar retirado onde possam ensaiar a cena do terraço, onde Troy e Gabriella falam sobre o jardim de infância. A primeira leitura, da mesmíssima cena que Carlos e E.J. estiveram lendo, parece mecânica, mas então Ricky diz que “sabe todas as falas”, e eles deixam os papéis de lado… e então aquilo se torna tão verdadeiro, tão emotivo, tão sincero! Naquele momento, os sentimentos vêm de dentro… tanto que Ricky começa emulando as falas de Troy, falando sobre o jardim de infância como manda o roteiro, e então ele desvia, continua falando sobre o jardim de infância, mas sobre as experiências dele e de Nini.
E SÃO TÃO LINDAS!
Descobrimos TANTA COISA sobre esses dois que é impossível não torcer por eles… eles estão esbanjando química e conexão! Descobrimos, por exemplo, que o nome de Nini é “Nina”, e que foi Ricky quem, quando criança, começou a chamá-la de “Nini” porque ele não conseguia pronunciar o “a” no fim do nome, e acabou ficando assim para sempre… ele, por sua vez, se chama Richard, e também foi ela quem mudou isso. Mas é mais do que isso, é mais do que as histórias. Os dois nos convencem, mais do que pelo que falam, pela maneira como eles sorriem, como se olham, podemos sentir o AMOR que existe entre eles. E naquele momento perfeito em que eles tocam piano juntos (o olhar, o sorriso de Ricky, as piadas dele! APAIXONANTE!), e Nini comenta sobre Minnie Mouse, o primeiro crush de Ricky, ele responde: “Actually, she was my second”.
Naquele momento, eles quase se beijam…
E EU QUERIA TANTO QUE ELES TIVESSEM SE BEIJADO! <3
Mas Big Red interrompe e acaba com todo o clima…
Musicalmente, o episódio traz dois momentos impecáveis. Primeiro, em um teste de microfone, temos a regravação de uma música de “High School Musical”, em uma releitura totalmente nova. Kourtney, escalada para cantar, mesmo que ela diga que “é cantora e não atriz, portanto só canta na igreja”, dá um show de interpretação na nova versão de “Bop to the Top”, adaptada à sua voz e ao seu estilo musical, e ela arranca sorrisos e admiração de todos, que param de fazer o que estavam fazendo, apenas para que possam ouvi-la. Miss Jenn está assistindo completamente encantada e, ao fim da apresentação, quando o microfone dá problema, o que quer dizer que eles não têm parte do cenário, dos figurinos, dos props, nem iluminação, nem som (!), Kourtney é APLAUDIDA por todos que estão ao seu redor… porque foi lindo!
Por fim, temos o trauma de Miss Jenn – aquele teatro, oferecido por Carlos, é o lugar onde aconteceu, em Ohio, a estreia de “High School Musical”, e foi o lugar onde ela descobriu que sua única fala no filme tinha sido cortada… o que é bem cruel, e me sinto mal por ter rido tanto da Miss Jenn surtando e sendo levada embora. Ela merecia seu “Is that the last apple?” Lucas Grabeel é lindamente citado como o “único dos protagonistas que falou com Miss Jenn (embora a tenha chamado de Jessica) e a parabenizou pela fala, e então sabemos que está chegado o aguardadíssimo momento… ela desmaia, e então vemos Lucas Grabeel, com o chapeuzinho de Ryan: “This is your contractually obligated dream sequence”. A CENA É PERFEITA. Além de ser um excelente e competente número musical, ainda é totalmente EMOCIONANTE.


“I’ll give it my all
Right from the start
I gotta play this from the heart
I’m their teacher, I’m the lead
And I’m off book now!

Give it a go
Show ’em the way
You gotta let the music play
This is now and the rest is history”

E o mais legal é que a cena é emocionante por vários motivos… eu AMEI o Lucas Grabeel cantando, parece que ele estava melhor do que nunca, e eu amei as referências divertidas da letra e da cena, como o chapeuzinho do Ryan e o letreiro atrás dele, ou a maravilhosa “You never know when you’ll get a cameo”; também amei ouvi-lo falar a Miss Jenn sobre os papéis, citando Elphaba, e ela comentando “I’m more of a Glinda”, o que é sensacional, tendo em vista que Kate Reinders realmente interpretou a Glinda em “Wicked” na Broadway, em 2006. Mas além de todo o fan service, que foi perfeito, a cena ainda se encaixa na trama da série com perfeição. Amei a Miss Jenn cantando, amei os jovens ao redor dela, preparando o show, amei aquela cena de todos de mãos dadas, amei a cena INTEIRA, e de como ela desperta para sua missão como professora: o papel da sua vida. Me arrepiou todo e chorei muito!
Lindo demais!
<3


Para mais postagens de High School Musical: The Musical: The Series, clique aqui.


Comentários