The Good Place 4x04 – Tinker, Tailor, Demon, Spy



“Demons can't die. He'll slowly reform himself over a few months, passing through all the stages of demon growth: larva, slug monster, spooky little girl, teenage boy, giant ball of tongues, social media CEO, and then finally demon”

“Or is that exactly what he wants us to think?”
O MELHOR EPISÓDIO DA TEMPORADA ATÉ AQUI! Eu sempre gostei muito de “The Good Place”, e sempre elogiei o roteiro inteligente e bem-estruturado da série… a última temporada, agora, planeja encerrar essa história, e, como eu sempre comento, existem muitas surpresas que a temporada está guardando: com tantos plot twists bons que tivemos até agora, a última temporada não vai nos decepcionar nesse sentido. Desde que Eleanor e companhia descobriram que Linda era, na verdade, Chris, um demônio disfarçado, o público se pergunta o que aconteceu naquele trem – era evidente que alguma troca tinha acontecido, e agora finalmente o assunto é trazido à tona, em um episódio divertido e com uma vibe Philip K. Dick… e o desenvolvimento é bacana, sem contar que nos deixa ansiosos para ver mais do Jason lindo de terno para vermos o próximo episódio!
“Tinker, Tailor, Demon, Spy” começa com um “magic pictionary”, que acaba sendo um desastre, mas então o episódio toma novos rumos, o que nos fez perceber que o foco da temporada não pode ser os novos moradores do “Good Place”. Quando o episódio é focado no plano e na interação entre o elenco original, tudo flui muito melhor – isso fica evidente com a chegada do visitante misterioso que vimos nos aproximar no episódio anterior, e descobrimos ser Glenn, um demônio do Bad Place que vem trazendo uma informação interessante: aquele que está ali com eles não é o Michael de verdade, mas a Vicky usando uma “roupa” de Michael… como vimos lá no início da temporada. Como já vimos Shawn mostrar isso ao verdadeiro Michael, sabemos que isso pode ser verdade, além de que essa teoria já tinha sido levantada pelos fãs
Mas, como eu disse, “The Good Place” gosta de surpreender.
Por isso, passamos um episódio delicioso nos perguntando quem estava dizendo a verdade. Aquele era o Michael ou era a Vicky se passando por Michael? Alguns momentos, ele realmente se parecia com a Vicky, e a história de Glenn realmente parecia fazer sentido – sem contar o plano, que também parecia sensato: jogar uns contra os outros, arruinar o experimento, fazer com que eles ligassem para a juíza, que já avisara que, no caso de qualquer problema, isso seria encerrado. É legal acompanhar o episódio tentando encontrar pistas em cada pequeno detalhe, enquanto Eleanor, Tahani e Jason estão igualmente perdidos, interrogando um e interrogando outro, em busca da verdade… eles até chegam a pedir a Janet se é possível que ela crie um “detector de mentiras” para demônios e tudo o mais – e ela realmente tenta.
Glenn podia até estar mentindo, mas sua história fazia sentido, em todos os detalhes, e ainda ganhamos rápidos flashbacks que mostravam como tudo era possível – uma das ideias de Eleanor é obrigar Michael a tirar a sua roupa de Michael… se ele for a Vicky, ela estará sob a roupa de Michael… se for apenas o Michael, eles verão sua verdadeira forma de demônio, mas é justamente o que ele não quer fazer, falando, de forma bastante emocional, sobre como ele é de verdade, com tentáculos, olhos por toda parte, fogo e dois mil metros de altura – e ele fala com tanta sinceridade sobre como teme que, depois de vê-lo, eles nunca mais conseguirão vê-lo apenas como “Michael” que, naquele momento, eu senti que era realmente ele… mas não era possível que a história toda de Glenn não levasse a lugar nenhum. E quase não leva, quando ele explode.
Inclusive: CENA MARAVILHOSA!
Michael, então, resolve se entregar. Eleanor está disposta a chamar a juíza, porque ela não sabe se podem confiar em “Michael” e toda vez que algo der errado, eles pensarão que foi ele quem fez alguma coisa – a única maneira de eles ficarem tranquilos sem chamar a juíza é se ele usar contra si mesmo a mesma coisa que Janet usou contra Glenn… mas, no fim, Michael era inocente e, melhor do que isso: É O JASON QUEM DESCOBRE TUDO! Eu adorei ver o Jason tendo destaque novamente, adorei vê-lo sendo inteligente, quem descobre toda a trama, e adorei a maneira como ele fez isso: ele chamou Janet de “girl”, e ela não o corrigiu, dizendo seu característico “not a girl”. Então, AQUELA SÓ PODIA SER UMA JANET FALSA. Assim, descobrimos que a Janet que vemos há algum tempo não é a Janet real, mas uma Bad Janet se passando pela Good Janet deles.
Agora, Jason vai descer ao Bad Place, com Michael, para trazer sua Janet de volta.
E EU ESTOU LOUCO PARA VER ISSO! \o/

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários