[Series Finale] Good Omens 1x06 – The Very Last Day of the Rest of Their Lives



“You can stay at my place, if you like”
VOU FICAR COM TANTA SAUDADE. “Good Omens” foi uma das produções marcantes de 2019, e Michael Sheen e David Tennant estavam maravilhosos como o casal Aziraphale e Crowley, respectivamente… o episódio final, que começa a poucos minutos do Apocalipse, dá um fim e um recomeço à história, de maneira bem inusitada e divertida. Acho que encaramos o Fim do Mundo de uma maneira diferente de todas as outras vistas em obras de ficção, com a maneira como o Anticristo enfrenta o pai (!), e então tudo o que veio a seguir… o episódio começa no julgamento do “traidor” Crowley (“What appears to be the problem?”), e então retorna ao momento em que o vimos pela última vez, no episódio anterior, quando ele chega à base aérea onde o Armageddon está programado para acontecer… o carro em chamas, “Bohemian Rhapsody”.
Aquele momento épico que amamos.
Então, todos se reúnem para o Fim do Mundo, para o qual restam apenas 16 minutos. E enquanto, do lado de fora, Adam e seus amigos enfrentam os Quatro Motoqueiros do Apocalipse, Newt e Anathema entram na base para impedir o lançamento dos mísseis… e bem, Newt é um desastre com computadores o que, nesse caso, vem bem a calhar. Do lado de fora, tudo está nas mãos de uma criança, e Aziraphale não consegue atirar nele e impedir o Fim do Mundo… afinal de contas, independente de parecer que isso vai resolver todos os seus problemas (“Shoot him. Save the world”), Aziraphale jamais seria capaz de fazer algo assim. E eu gosto TANTO de como o poder de Adam cresceu, e de como ele vê que Aziraphale e Tracy são duas pessoas habitando o mesmo corpo, e então diz que “eles deviam voltar a ser duas pessoas separados”.
E os separa.
Devolve o corpo de Aziraphale.
Então, conforme a narração de Deus, o Anticristo, três crianças humanas e um antigo Cão Infernal enfrentam a Morte e os outros Cavaleiros… e é uma cena razoavelmente rápida que faz com que as crianças os detenham… Pepper é quem enfrenta a Guerra (“I believe in peace, bitch!”), a destruindo com a espada que pertencera a Aziraphale há 6.000 anos. Depois, os outros amigos de Adam derrotam a Poluição (“I believe in a clean world”) e a Fome (“And I believe in food and a healthy lunch”). A Morte não pode ser destruída dessa maneira, então ela abre as suas asas (!) e vai embora, mas avisa que isso ainda não acabou… os Cavaleiros nunca estão muito longe, e retornarão para o Fim do Mundo assim que puderem. E sabíamos que as coisas não podiam ser 100% resolvidas tão rapidamente assim, como o próprio Crowley comenta: tanto Céu quanto Inferno QUERIAM essa guerra.
Então, um representante do Céu e um representante do Inferno aparecem para exigir que Adam reinicie o Fim do Mundo: “Adam Young. Hi. Young man… Armageddon must… restart. Right now”. E eu gostei DEMAIS do Adam… porque ele não é o que eles esperavam que o Anticristo fosse… ele não está interessado em poder, ou em acabar com tudo, nem aprova essa obsessão por destruir tudo só para provar quem é melhor, o Céu ou o Inferno. E quando lhe é oferecido poder e o mundo, ele solta um fofíssimo: “It's hard enough having to think of things for Pepper and Wensley and Brian to do all the time so they don't get bored. I've got all the world I want”. Então, bravos, Anjo e Demônio dizem que ele está sendo mal-criado, e que alguém devia contar para o seu pai. E ELES MESMOS FAZEM ISSO! Então, o próprio Satã está vindo à Terra cuidar de Adam.
Numa cena LINDA, Aziraphale e Crowley se unem e levam Adam Young dali, e é tão bom vê-los novamente com suas asas (LINDOS!), conversando com o Anticristo, contando que Satã está vindo para acabar com ele e, provavelmente, com todo o resto… e ele tem que fazer alguma coisa. “But I’m just a kid!” Nesse momento, tão próximo do Fim do Mundo e com os poderes ainda do Anticristo, a realidade vai ouvir Adam. Ele pode resolver isso, com o que quer que ele faça, para o bem ou para o mal. Então, Anjo e Demônio seguram suas mãos, o levam de volta à Terra e o deixam enfrentar Satã, que ele não reconhece como seu pai: “You’re not my dad. Dads don't wait until you're 11 to say hello, and then turn up to tell you off. […] You’re not my dad. You never were”. Mas é mais do que um simples confronto, embora verdadeiro… se Adam DIZ isso e ACREDITA nisso, então é real.
Então Satã não é seu pai. Ele não é o Anticristo.
Armageddon não precisa acontecer.
Tudo está resolvido?
Naturalmente, ainda tínhamos minutos de episódio pela frente, e algo mais tinha que acontecer. De qualquer maneira, Aziraphale e Crowley podem relaxar por alguns minutos, e é muito fofa a cena melancólica dos dois, quando, sem lugar para onde Aziraphale possa voltar, Crowley o convida para ficar na sua casaTÃO FOFO. “You don’t have a side anymore. Neither o fus do. We’re on our own side”. O dia seguinte amanhece, domingo, Adam reiniciou o mundo… um mundo similar ao que todos conheciam, mas não exatamente o mesmo. Algumas pessoas mortas voltaram à vida, coisas destruídas foram consertadas, como o carro de Crowley e a livraria de Aziraphale. Adam está bem. Anathema e Newt estão juntos, felizes, livres. Tudo poderia estar muito bem, com Aziraphale e Crowley tomando sorvete no parque, até que a Morte faça uma visita e os dois sejam capturados por seus superiores.
Hora do julgamento e punição.
Ambos são considerados culpados, e condenados. O Céu e o Inferno estão em parceria para puni-los. O Arcanjo Miguel desce ao Inferno para levar água benta para encher uma banheira para Crowley, condenado a extinção por água benta. Enquanto isso, Aziraphale é condenado ao Fogo Infernal. Mas, felizmente, NENHUM DOS DOIS MORRE. Crowley entra na banheira com tranquilidade, e é HILÁRIA a sua sequência tomando banho e perguntando de um patinho de borracha (“I don’t suppose that anywhere in the nince circles of Hell there’s such a thing as a rubber duck? No?”), todo debochado, jogando água no vidro para assustar aos demônios que o assistiam, esperando sua morte… Aziraphale, por sua vez, fica macabro (e maravilhoso!) dentro do Fogo Celestial, que não tem nenhum efeito sobre ele. Então, por ora, Céu e Inferno os deixarão em paz, porque temerão o que eles se tornaram ao longo desse tempo juntos.
Naturalmente, não eram eles mesmos. Eles estavam invertidos, e foi ÓTIMO ver Aziraphale interpretando Crowley e ver Crowley interpretando Aziraphale – ambos fizeram isso tão bem! Mas, também, eles se conhecem e se amam há 6.000 anos, não me surpreende… agora, por um tempo, eles estarão livres… assim como todos. O Fim do Mundo foi adiado. Gostei de ver Anathema e Newt receberem uma caixa de novas profecias de Agnes Nutter (“Ye Saga Continues”), mas queimá-las todas, para que possam viver em paz e por eles mesmos, também gostei muito de ver aquela última cena do Adam, de castigo no jardim, mas instigando o Dog a escapar, porque então ele não teria outra alternativa a não ser ir atrás dele. E, claro, AMAMOS aquela cena final de Aziraphale e Crowley, contando a história um para o outro, rindo, se convidando para o almoço…
Aqueles olhares na mesa, durante o brinde.
COMO EU AMO ESSES DOIS! <3

Para mais textos de Good Omens, clique aqui.


Comentários