Sítio do Picapau Amarelo – Terceira Temporada (2003)



Um “novo” Sítio…
2003 E MUITA COISA ESTÁ MUDANDO! Assistindo agora, em retrospecto, nós vemos a terceira temporada do “Sítio do Picapau Amarelo” com um tom de nostalgia e despedida, sendo essa a última temporada de César Cardadeiro e Lara Rodrigues como Pedrinho e Narizinho, respectivamente, mas essa já começa como uma temporada de mudanças… é a primeira vez que temos mexidas sérias nos cenários e nos figurinos dos personagens, e as histórias se aventuram por tramas bem interessantes, que são muito boas em sua grande maioria. Gosto muito da temporada de 2003, que, assim como a temporada anterior, trouxe histórias que não estavam nos livros de Monteiro Lobato – já que praticamente todo o estoque foi usado na primeira temporada e os poucos livros remanescentes, como “A Chave do Tamanho”, foram descartados.
Nunca vou superar isso. Eu AMO “A Chave do Tamanho”.
Você nota as mudanças assim que começa a assistir à terceira temporada… a começar, pela casa do Sítio de Dona Benta e o estilo de vida que eles levam no Picapau Amarelo agora. A fachada foi alterada, assim como a cozinha da Tia Nastácia, e você já não vê mais os traços de modernidade que foram incluídos quando o Sítio voltou à TV, no final de 2001. Dona Benta não usa mais a internet, Tia Nastácia não usa mais o micro-ondas, e nem mesmo a caminhonete de Dona Benta continua por lá – agora, o seu meio de locomoção é a charrete mesmo. Além disso, embora os figurinos do Visconde e da Emília não sofram alteração, os demais personagens são revisados. Pedrinho e Narizinho ficam com mais cara de crianças do Sítio, Dona Benta ganha cabelos grisalhos, Tia Nastácia ganha enchimento… e a Cuca, um espetáculo à parte, que muda bastante.
E FICA LINDONA! <3
A terceira temporada das aventuras dos netos de Dona Benta conta com 169 capítulos, exibidos entre 07 de Abril de 2003 e 27 de Fevereiro de 2004, e divididos em 11 histórias diferentes. A primeira parte da temporada conta com “Zumpilion”, uma história bem fraquinha com um extraterrestre arteiro, e que não é, na verdade uma estreia muito empolgante para a temporada… mas não se desanime, porque as coisas melhoram depressa. A segunda história, “A Lenda do Rei Arthur”, é muito mais empolgante, bem escrita, visuais incríveis! Dali em diante, a temporada se estabiliza, ainda que umas histórias sejam inevitavelmente melhores que outras, mas a temporada é bastante boa, contando com história como “O Primo do Carijó” e “Rapunzel do Sertão”, duas das minhas favoritas nesse ano. Além de uma adaptação do clássico “Juca Pirama”.
A segunda parte da temporada trouxe histórias mais longas, modelo que se repetiria até o fim dessa temporada e da seguinte. As histórias contadas aqui, entre agosto e novembro, são “Os Bandeirantes”, “O Sumiço da Emília”, e uma das histórias de que me lembro com maior clareza: “O Grande Circo Mefistofélico”. Lembro do quanto isso me causou uma impressão na infância, lembro-me de como a Cláudia Raia estava maravilhosa como vilã, como as maldades eram intensas, e como as crianças estavam incríveis! São 27 capítulos, a maior história da temporada, mas certamente vale a pena. Por fim, as duas últimas histórias da terceira temporada foram exibidas no início do ano de 2004, antes que a série entrasse em hiatus e retornasse com as primeiras mudanças de elenco… são elas, “O Rodeio” e “O Terrível Coronel Timbó Jr.”.

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários