Good Omens 1x05 – The Doomsday Option



“Now we ride”
QUAL VAI SER O PAPEL DO ADAM NO ARMAGEDDON, NO FIM DAS CONTAS? Eu adorei esse episódio, assim como adorei todos os episódios anteriores de “Good Omens”. Uma minissérie excelente, com ritmo gostoso, bons visuais, ótimas atuações, e essa trilha sonora impecável… toda cena do Crowley nesse episódio, por exemplo, foi embalada por uma música diferente do Queens, E QUE PERFEIÇÃO, MINHA GENTE! Nesse episódio, tudo converge para o Fim do Mundo, que está a apenas alguns minutos de distância, e todas as frentes estão indo para a Base Aérea onde o Apocalipse começa… temos Adam e os amigos, depois de uma mudança súbita, o Crowley, mais f*da que nunca, o Aziraphale, que pegou uma “carona” inusitada, Anathema e Newt, que estão entrando por outro lugar e, por fim, os Quatro Cavaleiros do Apocalipse.
Que chegam maravilhosos, claro.
Aziraphale foi mandado de volta para o Céu no fim do episódio passado, e quando Crowley chega na livraria e a vê em chamas, é tão DOLOROSO ver o seu sofrimento, a sua dor genuína por perder o seu “melhor amigo”. A maneira como ele chora, como ele grita, como ele chama por Aziraphale no meio da livraria em chamas… é tão real, intenso, profundo, sincero. “Somebody killed my best friend!” O melhor de tudo é quando Crowley sai de dentro da livraria… além de visualmente ser uma cena e tanto, com ele abrindo a porta e as chamas atrás dele, ainda temos a escolha precisa de “Somebody to Love” tocando. É sério, ainda precisamos de mais confirmações que o que existia entre Crowley e Aziraphale era mais do que uma simples “amizade”? Mas enfim. Depois disso, desacreditado, Crowley vai para o bar, “afogar as suas mágoas”.
Enquanto isso, Aziraphale recebe umas chamadas de atenção no Céu, por chegar atrasado para o Armageddon, sem a espada que Deus lhe deu, e sem um corpo, porque ele não estava realmente preparado para subir… o problema, agora, é que ele não tem um corpo com o qual andar caso queira (como quer) voltar para a Terra, mas ele volta de qualquer maneira, com um quê de ousadia e improviso de que Crowley ficaria orgulhoso… afinal de contas, ele pode dar um jeito no meio do caminho. Então, ele retorna para a Terra, translúcido e incapaz de ficar muito tempo visível, e encontra o Crowley bêbado, chorando e se lamentando, no bar, e quando o Crowley olha para ele e diz que desistiu de ir para Alpha Centauri porque “perdeu o seu melhor amigo”. Foi praticamente uma declaração de amor, e eu nem tenho certeza se o Aziraphale se deu conta!
Pelo menos, Aziraphale consegue ficar na Terra por tempo o suficiente para indicar a Crowley o endereço de Adam Young, o Anticristo, e mandá-lo a Tadfield, em busca do garoto. Enquanto isso, ele vai buscar uma maneira de caminhar pela Terra, e eu ADOREI como ele chegou até Tracy, aquela “vidente fajuta”, no meio de uma sessão… A CENA É PERFEITAMENTE HILÁRIA! E é maravilhoso como “Good Omens” consegue pegar um momento tão sério, não tirar a sua importância e o seu tom meio sombrio, mas, ainda assim, colocar aquela deliciosa pitada de humor que adoramos… a cena é incrível, e então nasce uma parceria entre Aziraphale e Tracy, que passam a dividir o mesmo corpo e, eventualmente, têm diálogos que são maravilhosos! Eles conseguem até trazer Mr. Shadwell para o lado deles, e levá-lo para matar o Anticristo. AQUELA CENA DOS “3” NA MOTO.
AH, COMO EU AMEI! <3
Enquanto isso, Adam está cada vez mais assustador. É macabro como ele abraça a sua faceta de Anticristo, ainda mais porque não víamos isso no garoto doce que Anathema conheceu. Mas aqui está ele, com os olhos vermelhos, levitando, torturando os amigos ou sem boca ou com um “sorriso” no melhor estilo Coringa. Parece tudo realmente pronto para o Apocalipse, e os Quatro Cavaleiros também se reúnem… Guerra, Fome, Poluição e Morte, e eles chegam EM MOTOS, o que é MARAVILHOSO. Eu amei a modernização, eu amei o visual da moto de cada um deles, amei os figurinos de motoqueiros… novamente, o visual impecável de “Good Omens”. Estamos a 1 hora e 43 minutos do fim do mundo, e Adam Young levita mais alto do que nunca, acima das árvores, “convocando” os seus “novos amigos”. Cavaleiros do Apocalipse e Anticristo juntos.
Então, ele “libera” os “amigos”, que, mais bravos e horrorizados do que assustados de fato, o abandonam, pelas suas atitudes. As vozes na mente de Adam dizem que ele “tem o mundo, poder e glória”, mas quando até o Dog o abandona, isso mexe com Adam. Quando ele pede o cachorro de volta e os amigos o confrontam, ele está quase chorando, e percebemos que, no fundo, Adam não é mau, porque não foi criado para sê-lo… então, em um momento de muito boa atuação, os seus olhos voltam a ficar vermelhos, uma série de flashes nos levam daquele momento até quando tudo começou, Adam grita, e então cai, desmaiado e fraco… quando desperta, ele parece novamente a criança doce e inocente que conhecemos quando isso tudo começou. “I’m sorry. I wasn’t… I don’t think I was thinking straight. I am now”. Agora, ele quer deter seja lá o que começou.
Interessante…
Teremos o Anticristo lutando CONTRA o Apocalipse?
Agora, todos estão indo para o mesmo lugar, mas não tem chegada tão FODA quanto a chegada de Crowley, que estava MAIS MARAVILHOSO QUE NUNCA nesse episódio! Amei as cenas dele naquele carro em chamas, atravessando corajosamente (e com imaginação) o anel de fogo ao redor da cidade, e então ele chega no lugar do Apocalipse com o carro pegando fogo e “Bohemian Rhapsody” tocando. PODIA SER MAIS PERFEITO? Os Quatro Cavaleiros já estão lá dentro, começando a destruição do mundo… Anathema e Newt estão entrando por outro lugar, sem serem vistos, seguindo as instruções de Agnes. Aziraphale chega de maneira cômica, na motinha, e é bem fofo (embora breve) o reencontro dele com Crowley… e as crianças, por fim, entram tranquilamente em suas bicicletas, com os portões se abrindo à vontade de Adam, e ele anuncia aos Cavaleiros que está ali.
“He’s here. Everything ends now. Time is over”
VAI SER UM FINALE E TANTO! <3

Para mais textos de Good Omens, clique aqui.


Comentários