REBELDE – Terceira Temporada (Parte 1)



“Eu quero que você seja o primeiro… e o único homem da minha vida”
Essa divisão está baseada nos DVDs oficiais da novela que foram lançados pela Televisa em 2007. A Parte 1 equivale ao Disco 1, Lado A. O começo da terceira temporada de Rebelde é diferente das anteriores. Na verdade, a primeira temporada é a mais definida em termos de delimitação, então a temporada acaba com um final certo, que encerra parte das histórias que estava contando até então, e a segunda temporada começa com a apresentação de um novo ano letivo e muitos novos personagens, o que dá a impressão REAL de um recomeço e de um novo ciclo… não é exatamente o caso do início da terceira temporada, já que a linha que a divide da temporada anterior é bem tênue. Assim, estamos ainda com Mia e Miguel juntos, mas enfrentando alguns problemas no relacionamento, em relação a sexo, e Roberta sem saber que Martín Reverte é, na verdade, o seu pai.
A epígrafe do DVD diz:

“Recuerda que la vida es tu libertad. Aprovéchala todos los días al máximo, no esperes a que te alcance el anochecer de la edad, para lamentarte por aquellas metas que ya no pudiste alcanzar”

Miguel é o problema na relação com Mia, e como eu sempre digo, o personagem passa a me decepcionar bastante a partir da segunda temporada, quando perde todo seu propósito e, ao que parece, sua função na novela – ele continua indo ao hospital com Sabrina pra fazer exames, fazendo questão de esconder isso de Mia, porque sabe que vai dar problema se ela souber, e a Roberta vai ao resgate, como uma boa amiga que é, mesmo que ele NÃO MERECESSE. Ela encobre o vacilo de Miguel, e tenta avisá-lo sobre Sabrina, mas que ele é tapado demais para enxergar… enquanto isso, temos Mia e Roberta vestidas de PALHAÇAS para entreter as crianças daquela casa que a Josy (e o Professor Reverte) ajudam, e são cenas divertidíssimas e bizarras, como a Roberta amarrando o cabelo da Mia, e as duas brigando e se provocando… eu me diverti!
Eventualmente, no entanto, Miguel conta para Mia que esteve com Sabrina no hospital, e que Roberta só estava o defendendo, e então eles brigam – e eu acho que eles brigam com razão. Bem, Mia é toda dramática mesmo, e ela chora e tudo o mais, mas eu acho que o Miguel não tem nada que ficar indo ao hospital com a Sabrina, gente! É um absurdo. Outra coisa que está errada e que é um absurdo é a Roberta sendo enrolada por um IDIOTA como o Isaac, que a trai descaradamente, mas consegue escapar com umas conversinhas de que aquela é sua prima e tudo o mais… a Roberta é muito mais inteligente que isso para, de fato, cair nessa conversinha toda! Eu adorei a cena dela invadindo o banheiro masculino para confrontá-lo, mandando todo mundo para fora, mas na verdade não deu em nada… e vocês sabem que Roberta vai ficar uma FERA quando ela finalmente descobrir, huh?
De outro lado da história, nós temos Giovanni, Tomás e Diego trabalhando no açougue da família de Giovanni, o açougue que acaba assaltado por uma garota bonita que deixa os meninos loucos – o problema é que Diego aparece na televisão, como o herói do dia, ao lado da mãe de Giovanni, e León Bustamante vê e não fica nada feliz… CONSEGUE QUE O AÇOUGUE SEJA FECHADO. Mais tarde, fazendo um acordo com Diego, que fica enfurecido com a capacidade do pai de fazer isso com uma família, Diego garante que vai deixar a RBD, e por isso León “presenteia” a família com um novo açougue, muito maior, e com uma quitanda em anexo! Foi legal da parte de Diego, mas ele não podia se sacrificar dessa maneira, não é justo! O problema é o pai dele, que tem que aprender a respeitar os sonhos do filho, e fazer isso depressa!
Até porque o pai da Sabrina quer gravar com a banda, finalmente…
E vocês sabem, TEM QUE SER OS SEIS INTEGRANTES!
Dramas de RBD, sempre.
Se alguém está ficando feliz no que tange a relacionamentos, esse alguém é Alma Rey. Ela está lá, toda triste chorando pelo “Culote”, e conversa com Hilda, que diz que ela tem que ir atrás dele, dizer o que sente e SER FELIZ. E ela realmente o faz… ela vai até ele, o encontra na rua, e só chama seu nome, não precisa dizer mais nada – E ELES FINALMENTE SE BEIJAM! E é um máximo! Enquanto isso, Roberta e Josy vão até a casa das crianças para “investigar” o “Otávio”, que ela começa a desconfiar que não é quem diz ser, afinal de contas, ali o conhecem como “Martín”, e ele é muito bom com as crianças! Roberta o CONVOCA a aparecer na escola para confrontá-lo (a cena dele engasgando quando ela diz “Já sei quem você é. […] É isso aí, Martín!” e ela o estapeando para “ajudar” foi IMPAGÁVEL!), diz que sabe que seu nome não é Otávio, e que ele não é professor de arte… então o que ele está fazendo ali?
Adoro ela pressionando/ameaçando, querendo saber a verdade!
RBD… sim, Johnny, o pai de Sabrina, quer mesmo gravar com a banda, e eu fiquei incomodado com a história de que Diego não estaria, e então tudo daria errado… porque parecia que ia mesmo dar errado. Mas FELIZMENTE Diego aparece no último instante (não sei o que isso quer dizer para o acordo com o seu pai e o açougue de Giovanni), e todos cantam “Trás de Mi”, uma interpretação linda da minha música FAVORITA da banda (essa letra!), e como o Johnny gosta bastante… parece que a RBD vai gravar o seu primeiro disco! Mas a alegria meio que dura pouco, porque Mia e Miguel já tem uma pequena desavença logo em seguida, porque ela vai ajudar as crianças e treinar para ser líder de torcida, mas “não tem tempo para ele” (reclamação dele), e como um IDIOTA, ele aceita o convite de Sabrina para que eles saiam para “comemorar” juntos, só os dois… ela o embebeda, e você sabe aonde isso vai levar…
Sexo.
Traição.
Embora eu tenha minhas dúvidas sobre o quanto Miguel funcionou, tão bêbado assim!
Fico triste. Fico profundamente triste, e tenho que dizer isso. Sabrina faz um joguinho igual ao da Penelope (de Maria do Bairro), e o Miguel cai… e para aumentar o drama, Mia conta para Vicky que decidiu transar com Miguel, para aumentar a CULPA do personagem. Eu sinto um nojo tremendo dele por ter feito isso… e é doloroso quando Mia o recebe toda querida, sorridente, cheia de beijinhos e fofuras, e ele está todo mal, culpado, e chora em puro desespero quando ela diz que o ama, e ele responde que a ama também… mas eu queria mesmo que a culpa o CORROÍSSE, ele merecia isso! E pior: ele mesmo sabe que o namoro com Mia está MELHOR DO QUE NUNCA. Mas não, isso não é o pior. O pior é que o Miguel é BURRO o suficiente para transar sem camisinha com a Sabrina… bem, ela podia ficar grávida, eles podiam ficar doentes.
É um perigo e tanto!
Mas a novela faz seu papel social, ainda mais tendo em vista o público que sempre a assistiu, e fala abertamente sobre isso. Mia decidiu fazer sexo, embora esteja bastante insegura, e vai conversar com Roberta, porque acha que ela é super experiente no assunto, embora, nas palavras de Roberta, “Cara, se ela soubesse que sou mais virgem que ela!” De todo modo, as cenas são todas feitas com muito bom humor e eu ME DIVIRTO MUITO. Roberta manda Mia a um ginecologista, que era o que ela “faria” (ou “fez”), e Mia pede o telefone da SUA ginecologista, que Roberta dá um jeito de pegar das coisas da mãe, embora seja descoberta. E dali em diante é pura confusão e COMÉDIA. Porque ela diz que era para a “Hildinha”, que queria retomar sua vida sexual, e eu ADORO as coisas que a Roberta diz assim, meio sem pensar.

“Quem escuta conselhos chega à velhice”
“Com vida sexual?”

Com Miguel, Mia conversa e diz que quer ir ao médico antes de fazer sexo, para tirar suas dúvidas, falar sobre gravidez, e Miguel fala de doenças, e sobre como já transou, sim, e uma vez sem camisinha – embora ele minta e diga que foi muito antes de conhecer Mia. Para acentuar a culpa de Miguel, Mia diz que está muito feliz porque ele a esperou até que ela estivesse pronta, e essa é uma grande prova de amor, e ainda diz, toda apaixonada: “Eu quero que você seja o primeiro… e o único homem da minha vida”. Coitada, eu já começo a sofrer por ela, sinceramente. Mais cedo ou mais tarde isso tudo explode, e ela vai querer MATAR a Sabrina e o Miguel. Nós sabemos que, eventualmente, eles voltam a ficar juntos, mas eu acho que nesse momento algo se partiria de modo QUASE permanente, sinceramente. Nervoso com isso.
Mas, enquanto isso… O GINECOLOGISTA.
Que cenas DIVERTIDAS! Roberta vai com Mia no ginecologista, e a loira está de óculos escuros, boina e lenço cobrindo a cara, apresentando-se como CAMERON DIAZ! Depois faz um escândalo porque não quer entrar, por o ginecologista ser um homem, mas Roberta a faz entrar, e elas ficam só conversando e tirando dúvidas. Mia joga a carta de “uma amiga minha que não teve coragem de vir”, enquanto Roberta é um pouco mais solta, e pergunta de contraceptivos e faz todas as perguntas que adolescentes REALMENTE costumam fazer quando vão começar suas vidas sexuais – foi uma boa aula e Rebelde fez bem a sua aula. Falou dos métodos contraceptivos, mas também falou da proteção não apenas contra a gravidez, mas contra DSTs, deixando claras algumas coisas em perguntas sérias que nos parecem óbvias, às vezes, mas não a adolescentes na fase de Mia e Roberta.
E Rebelde faz isso muito bem.
O mais divertido AINDA foi quando Alma Rey chega com Franco Colucci no consultório do ginecologista, perguntando se Roberta já chegou “com sua amiga”, achando que é a “Hildinha”, e que as notícias são ruins para a velha, já que elas estão demorando a sair… mas quando Roberta sai do consultório com Mia, EU RI MUITO! E as reações de Franco, e a maneira como o médico os parabenizou pelas filhas, muito conscientes, o Franco desmaiando era, possivelmente, a única reação cabível, e foi perfeitamente divertido. Embora, depois, tenha sido muito bonitinho. Porque ele foi falar com Mia e Miguel JUNTOS e foi um pai muito bom, tentando conscientizar um pouco mais e deixando claro seus sentimentos, mas dizendo que por mais difícil que seja para ele, ele não ia se meter. Foi realmente uma coisa muito madura de se fazer.
E difícil, claro.
Por fim… Roberta rouba o cachorro de Martín!
Você acha que ela desistiria assim da verdade?!

Para mais postagens de Rebelde, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários