Sítio do Picapau Amarelo (2003) – Zumpilion: Parte 1



“É inacreditável, mas é uma nave espacial de verdade!”
ESTAMOS COMEÇANDO A TERCEIRA TEMPORADA DO “SÍTIO DO PICAPAU AMARELO”! Se o início da segunda temporada teve influências fortíssimas de “Harry Potter” em suas histórias, a primeira história de 2003 tem um gostinho de “MIB”, não? É a primeira coisa que penso quando vejo aqueles agentes na estação do Arraial dos Tucanos, enquanto o Pedrinho chega de trem para passar as férias no Sítio de Dona Benta… é MUITO BOM estar de volta a esse universo, especialmente agora que temos que o redescobrir, porque as primeiras mudanças em cenários e figurinos foram feitas, embora o elenco permaneça todo o mesmo. É bom rever os personagens que amamos, perceber que algum tempo se passou, mas que eles continuam tendo muitas histórias para nos contar… “Zumpilion” não é a minha favorita na temporada, mas tem sua qualidade nostálgica!
No início da história, Narizinho, Emília e o Zé Carijó estão salvando um leitão da panela da Tia Nastácia, que quer fazer algo para receber o Pedrinho – e minha primeira reação é: “Como eles cresceram!” E eu gosto de como, em 2003, existia uma preocupação com continuidade, então eles “justificam” no roteiro cada uma das mudanças feitas… a Tia Nastácia comenta sobre como a Dona Benta aumentou a varanda, por exemplo, e a Emília chama Nastácia de “gorda”, e ela diz que é porque “agora a Dona Benta também resolveu cozinhar”; a cozinha está diferente, um pouco mais rústica, e temos a mudança que mais nos chama a atenção: A NOVA CUCA. Ainda é a mesma voz, a mesma personalidade, mas uma nova fantasia, e é como o Pesadelo comenta ao retornar: “Cuca! Oh, Cuca! Como você está diferente!”. Ela tem novo cabelo, novas unhas, uma barriga.
ELA ESTÁ LINDA *-*
Pedrinho, por sua vez, está chegando da cidade, e temos uma longa sequência dele dentro do trem, ao som da sua música-tema, pelo Jota Quest, e é EMOCIONANTE, porque eu amo essa música! Na estação do Arraial dos Tucanos, ele ajuda uma senhora com umas malas pesadas, mas ela é abordada por dois agentes misteriosos vestidos de pretos que levam a “senhora” embora… Pedrinho fica preocupado e vai atrás dos MIB e da senhora, que na verdade era um pirata espacial que estava atrás do Zumpilion (!), mas ele logo se distrai quando o Zé Carijó aparece para recebê-lo e eles já causam confusão na estação logo na chegada… mesmo assim, as confusões sempre encontram uma maneira de chegar até o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo, e enquanto estão indo embora, Pedrinho e Zé veem alguma coisa cruzar o céu e cair perto do Sítio.
O Dia do Juízo Final?
Ou uma nave espacial?
Quando Pedrinho chega ao Sítio, ele é recebido por abraços, muita comida e é um reencontro legal das crianças, mas ele está mesmo interessado em saber se eles não ouviram nada de estranho… assim, eles vão investigar, porque uma nave pousou no Sítio do Picapau Amarelo, e a caça ao Zumpilion está apenas começando – existe uma galera atrás do fofo e desastroso extraterrestre. O Zumpilion é o filhote de uma raça raríssima no espaço: existem apenas 7 Zumpilions no universo inteiro! Por isso, ele está escapando de pessoas perigosas, enquanto causa confusão por onde passa, com a sua super velocidade e a sua fome incessante. Ele causa confusão por todo lado: na casa do Coronel Teodorico, na casa de Dona Benta, na casa do Tio Barnabé, na venda do Seu Elias e até na caverna da Cuca. E ninguém o vê, de tão rápido que ele é.
Mas ele deixa rastros… devorando tudo pelo caminho!
Pedrinho até tenta pegar o Zumpilion quando ele retorna ao Sítio do Picapau Amarelo, mas ele é rápido demais para ser capturado, então, enquanto pensa em como capturá-lo, Pedrinho busca entre as suas coisas um livro sobre Ufologia, para tentar entender um pouco amis sobre o Zumpilion e, curiosas que são, as crianças saem investigar até que encontram a nave pirata que pousou nas redondezas. Um holograma os manda embora, mas eles não têm medo disso, eles querem saber mais! “É inacreditável, mas é uma nave espacial de verdade!” Então, Pedrinho, Narizinho e Emília entram na nave (“Parece um navio, só que mais moderno”) e investigam o interior, onde quase são capturados pelos fantasmas, mas acabam escapando… Emília e Narizinho rolam para fora da nave, mas o Pedrinho acaba ficando para trás e, quando vai sair, percebe que a nave decolou.
Ele vê o Sítio da vovó lá de cima.
O Visconde e o Saci, capturados mais cedo, estão presos em câmeras criogênicas dentro da nave, e um menino explica para o Pedrinho que eles estão congelados – o garoto, novo amigo do Sítio, explica que ele não é um dos piratas, e que ele entrou clandestinamente na nave para tentar resgatar o Zumpilion. Os dois meninos acabam sendo pegos pelos piratas, e Emília é quem vem ao resgate, usando o pó de pirlimpimpim, mas a boneca consegue pó o suficiente apenas para subir à nave e reencontrar o Pedrinho, mas não o suficiente para que eles voltem para casa… o que foi meio decepcionante, a Emília devia ser mais esperta que isso. Agora, a nave está voando e indo sabe-se lá para onde, e a única maneira de se salvar é se Pedrinho e Emília pilotarem eles mesmos a nave… mas é claro que eles não sabem fazer isso, então é um verdadeiro ESTRAGO.
Enquanto isso, os agentes chegam ao Sítio de Dona Benta!


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários