This is Us 2x17 – This Big, Amazing, Beautiful Life



“What is wrong with you?! It's always gonna be something, isn't it?”
Ver um episódio todo focado em Deja me faz lembrar o quanto eu AMO a sua história e o quanto ela foi uma belíssima adição à segunda temporada de “This is Us”. Estamos a um episódio do Season Finale, e esse lindíssimo “This Big, Amazing, Beautiful Life” nos levou a uma viagem íntima e emotiva, com paralelos emocionantes de cenas da história de Deja com a Família Pearson. De pequenos detalhes a grandes acontecimentos, “This is Us” sempre entrega episódios belos, e EU ADOREI. Foi muito bom, também, ver esse “outro lado da história”, porque conhecemos Deja do ponto de vista dela, quiçá um pouco revoltado e amedrontado lá no início, e passamos da raiva de Shauna a compreendê-la, mas talvez nunca com tanta profundidade quanto a entendemos nesse episódio. Ela definitivamente não é uma pessoa má, e ela ama a filha incondicionalmente.
Na primeira parte do episódio, temos um belíssimo paralelo entre partos importantes. Shauna dando à luz a Deja. Rebecca. A mãe de Randall. Beth. “Welcome to the world, Deja”. Aos 16 anos, Shauna não estava preparada para ser mãe de Deja, e é doloroso como ela se recusa a segurá-la no hospital, em um primeiro momento, e emocionante como ela acaba por fazê-lo, comovida. Shauna tinha uma avó que fez toda a diferença nesse início de vida de Deja, tentando fazer com que ela amadurecesse para ser uma boa mãe. Linda, também, a cena de todos lendo a mesma história e, aos 19 anos de Shauna, sua avó morre. “I can’t carry this for you. Not forever”. O paralelo é lindo e doloroso, com Randall chorando ao segurar o chapéu de William, Rebecca chorando na árvore de Jack, ou William chorando enquanto olha para os remédios e sabe que tem pouco tempo de vida…
“What are we gonna do now?”
A relação de Deja e Shauna, verdade seja dita, SEMPRE FOI MUITO BONITA. Aquela cena do aniversário de Shauna me destruiu totalmente. Elas se amavam, se protegiam, e eu achei tão singelo e significativo Shauna levá-la à escola e Deja dizer que ia fazer um jantar para ela. Infelizmente ali, tentando abrir uma lata, Deja acaba se machucando, ao cortar a mão, e a mãe não atende o celular… ela acaba sozinha no hospital e, como é o procedimento, o Serviço Social é chamado. Ali, Linda entra na história, e é muito TRISTE como eles agem de forma invasiva e, nos parece, um tanto quanto apressurada. O desespero de Shauna é real, e o lance do “álcool” é porque ela bebeu no seu aniversário com amigos, não porque ela tivesse um problema com alcoolismo… assim, Linda acaba levando Deja de sua mãe e a coloca para morar com um pai adotivo abusivo.
Ela divide o quarto com uma garota chamada Raven (“When he gets drunk, he's gonna hit me, anyway. Might as well have some fun before he does”) e as cenas são fortes. Raven parecia bastante diferente de Deja (“You’re quiet, you’re sweet and you’re soft”), mas talvez ela soubesse o que estava fazendo, e quando elas são pegas por roubar maquiagem, o Sr. Miller bate em Raven de forma tão cruel e revoltante que chega a ser difícil de assistir, embora seja uma cena rápida. Tudo o que Deja quer é voltar para casa (o “She only started using that stuff 'cause she misses me” foi cruelmente real), e ela acaba dizendo a Linda que o homem bate nelas, e ela e Raven são levadas dali e, infelizmente, separadas. Ali, sem saber o que será delas no futuro, elas têm uma conversa que é bem dolorosa, porque Raven está um pouco chateada com o que Deja fez:

“Do you know how many beds I've slept in? I don't. 'Cause by the year I turned nine, I lost count. At least he only hit. We could have stayed in those beds for years. Now we'll get separated. It's like a storm once it starts, Deja. Bed after bed after bed. Before, at least we had each other, at least we weren't alone”

O número de camas em que já dormiram…
Depois disso, Deja voltou a morar com a mãe, mas também com um “amigo da reabilitação”, Lonzo, e então as coisas saem de controle novamente. Dinheiro, bebida, arma e muitas brigas, e Shauna acaba presa quando encontram a arma de Lonzo no carro em que ela dirigia. É nesse momento que ela vai morar com Randall e Beth. Ali, ela se lembra de algo que Raven lhe disse (“You're a good person, I think, Deja... but you need to listen to me. The next time you find a bed that feels even a little safe, don't blow it”), e é muito bonito rever rapidamente algumas das cenas mais emocionantes da história de Deja naquela casa… dormindo no quarto com as meninas, tendo o cabelo arrumado por Beth, ou sorrindo com Randall. São momentos muito marcantes que deixaram a temporada de “This is Us” ainda mais comovente – e então Deja vai embora.
E nosso coração se parte novamente.
Quando volta a morar com a mãe, apenas as duas agora, parece que as coisas podem ficar bem, e infelizmente a esperança é algo cruel. Porque rapidamente as dificuldades surgem, o dinheiro não é suficiente (vide a cena em que Deja vai até Randall pedir dinheiro para o gás), e eventualmente elas são ameaçadas de DESPEJO. É a primeira vez que Deja e Shauna brigam de verdade, quando Deja descobre que a mãe usou o dinheiro que ela pegou com Randall para pagar a fiança de Lonzo, e aquele “What is wrong with you?! It's always gonna be something, isn't it?” foi de partir o coração! Foi nesse contexto de briga com a mãe, ameaça de despejo e tentativa de fazer dinheiro que Deja ligou para Randall, e ele retornou quando estava em Las Vegas, e então ela não teve coragem de dizer-lhe que “havia algo errado”. Fingiu que estava tudo bem.
Mas não estava… elas acabam dormindo no carro naquela noite.
É quando Randall e Beth, retornando de Las Vegas, as encontram, e as levam para casa. Algumas das cenas mais BONITAS e paradoxalmente TRISTES do episódio. A alegria das meninas ao rever Deja e abraçá-la, e é bonito ver Deja sentindo-se em casa, sentindo-se feliz. Falando com Tess sobre “um garoto da escola”, jogando Uno, ou assistindo TV. Ali ela pode ser feliz, e é doloroso ver Shauna assistindo a isso tudo e se dando conta disso! Mas também é lindíssimo quando Randall se mata de rir com o filme, e Deja ri também e olha para ele. O sorriso de Shauna é tão sincero. Deja pede para dormir em seu antigo quarto, e temos duas cenas marcantes. Uma de Shauna e Beth, emocionante, em que ela diz que nunca viu a filha agindo da forma que agiu naquela noite, como uma criança (“I failed Deja. I failed her, and I can't keep failing her”). E outra de Randall e Deja, em que ela admite: “I’m really tired” e ele a abraça.
TUDO É LINDO DEMAIS! <3
Mas agora Shauna está indo embora, e eu não sei lidar com esse sofrimento…
“I gotta go. And I can’t take her with me”

Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários