Chiquititas (2015) – Romeu e Julieta


“Pata, será que você não percebeu até agora que eu gosto de você de verdade?”
Qual meu casal favorito em “Chiquititas”, você me pergunta. Pata e Duda, eu respondo sem pestanejar. Eu acho que os personagens são extremamente fofos, e Júlia Gomes e Filipe Bragança se entregam à sua interpretação, até serem o mais convincentes possíveis. Eles parecem apaixonados, nos transmitem isso. E fica LINDO de se assistir. Tudo começou pouco antes do Duda ir embora, há muitos e muitos capítulos, quando a Pata descobriu que podia começar a respeitá-lo, quando eles se aproximaram lá no Acampamento de Sobrevivência. Depois que o Duda voltou da Bélgica, totalmente desencanado de Mili, ele volta a se aproximar de Pata, embora, agora, tenhamos Marian na jogada e ele, por algum momento, se diga apaixonado por ela. Até que as coisas desandem, até que ele perca totalmente o interesse nela. Afinal de contas, ele gosta de verdade da Pata.
O “namoro de mentira” dos dois começa a desandar durante os ensaios de “Romeu e Julieta”. As aulas de teatro são ótimas e trazem ótimas cenas, em que o Duda interpreta o Romeu, e tanto Marian quanto Pata interpretam Julieta, mas Pata perde o papel para a megera, porque estava preocupada demais com a Mili e a avaliadora que viria vê-la, por isso não entrega a melhor interpretação. Bem, a Marian não podia estar mais feliz, ou se achando mais. E o Duda, na época já cansado da Marian, das suas mentiras e manipulações, estava meio sem paciência para ela, e mostrava o tempo todo que preferia estar ensaiando com a Pata, como quando ela pergunta, para provocar, se ele preferia que a Pata fosse sua Julieta, e ele responde: “Talvez fizesse mais sentido, como ela é minha namorada, né?” Ele é um fofo, e está tão apaixonado pela Pata.
Embora ainda não assuma.
A Marian, por sua vez, é um nojo. Ela se atira para cima do Duda, diz que “sabe que ele só namora a Pata para fazer ciúmes para ela”, e a Pata vê, fica chateada e, naturalmente, vai embora antes de vê-lo empurrar a Marian, realmente sem interesse, e dizer a ela que gosta de sua namorada. Pata sofre, por ver a cena e interpretá-la errado (“Como eu fui boba de acreditar que a gente podia dar certo. Achei que o Duda gostava de mim de verdade!”), e quando ele a vê, ele está todo querido, fofo, apaixonado, querendo conversar com ela, porque está expresso em seu rosto o quanto gosta de estar com ela. Ela, por sua vez, está magoada e diz que “é melhor eles terminarem o namoro de mentira, ele já está com a Marian mesmo”. MAS ELE NÃO A QUER! Não era mais para ser de mentira… a cena me destrói, Pata diz que “foi bom enquanto durou, mas cansou da brincadeira”, e o Duda sofre.
Porque ele sabe que o que sente não é mais “de brincadeira”.
Então, as cenas de ensaio com a Marian se tornam chatas para o Duda. Ele está sem saco, sem emoção nas palavras, sem concentração. E a Marian está furiosa porque quer ensaiar e ele não está envolvido… ele está triste demais com o fim do namoro para se concentrar em qualquer coisa. Nem parece mais fazer sentido ser o Romeu! Felizmente, a Pata ainda é sua amiga, e quando ele chega na escola, exausto da Marian, ele se aproxima dela, pede para acompanhá-la até a biblioteca, e ele é um fofo… e eu adoro ver a Marian morrendo de raiva, claro! Ele gosta tanto da Pata, que ele fica morrendo de ciúmes na cena do sambão, quando a vê conversando com o Juca, que é só seu amigo e que está, inclusive, apaixonado pela Bia. Mas, com ciúmes, o Duda chama a Marian pra dançar, o que não foi muito bom. Mesmo assim, ele elogia a Pata, e demonstra seu ciúme…
Ela o chama de possessivo, mas por dentro está contente.
Embora não deixe se auto-iludir.
Nós sabemos que, eventualmente, Pata será a Julieta do Romeu de Duda. Quando a Marian falta à escola, o professor precisa de uma substituta só para aquele ensaio, e o Duda diz a ele que a “Pata sabe o texto”, e com todas as amigas incentivando, os dois fazem a cena… e tem muito mais química do que com Marian! Fica romântico e incrivelmente belo! O Duda nem disfarça mais, a paixão estampada em cada parte de seu rosto, no sorriso, na respiração meio ofegante. E todo mundo já notou isso. A própria Mili, e sua conversa com ele sobre isso é muito bonita, e ele não nega, porque não quer mais negar. Só pergunta se ela acha que a Pata também gosta dele. E gosta, é claro… o Mosca percebe e fala com a Pata sobre isso, e também é uma cena bonita, porque ele diz que “ele era insuportável, mas melhorou muito”. Existe aprovação para o casal!
Marian, por sua vez, está se sentindo a estrela, sendo uma DIVA. Acha que é melhor que os outros e tudo, mas pedir para a Pata lustrar o seu sapato é ridículo (!), ainda bem que a Pata responde à altura, diz que cada um cuida do seu figurino e que ela não é sua camareira. Então se vire. Enquanto isso, o Duda está todo nervoso e um pouco inseguro, e pede à Pata que o ajude a passar o texto, e ela diz que o sabe todo de cor, e consegue acalmá-lo um pouco… então é ela quem coloca o chapeuzinho de Romeu em sua cabeça, e o sorriso dos dois, tão bonito e sincero. A conexão é real, o que eles sentem um pelo outro é real. Ele fica tão feliz e tão fofo ao lado dela… e ela diz que ele está lindo, pronto para entrar no palco. Mas a Marian não está. Carmem a tira do teatro para falar com ela sobre ela se passar por filha da Gabi e tudo o mais, por isso ela não está ali quando a peça começa.
AH, COMO EU AMEI!
A Carmem destruiu a vida dela, acabou com o seu sonho de brilhar no palco e tudo o mais, mas é culpa da Marian, que é uma PESTE e foi se juntar com ela. Então, nem um pouco de remorso. Com o professor desesperado porque não tem a sua Julieta nem quem possa substituí-la, o Duda sugere: “Não, não, não, a gente tem uma sim, a Pata! Ela sabe o texto da Julieta de cor, ela pode fazer o papel!” Então, quando todo mundo se volta para ela como a única salvação que lhes resta, Pata topa e sobe ao palco como Julieta. Ela sabe que a Marian não vai ficar nada feliz com isso, mas foi irresponsabilidade dela, e Pata só está ajudando. Se ela aparecer, segundo o professor, nada muda. Se a Pata subir ao palco como a Julieta, ela será Julieta até o final. Então a Marian vem correndo, e a Pata já está no palco, sendo uma Julieta brilhante, E EU APLAUDO DE FELICIDADE.
O professor está com raiva por Marian ter abandonado sem avisar ninguém, e defende a Pata, dizendo que ela está sendo a “Julieta perfeita”. Então, a Marian passa dos limites fazendo um comentário preconceituoso, que o professor responde com “Escuta aqui, eu não aceito isso na minha aula, nem no teatro. Se não está satisfeita, pode ir embora”. Espero que ela nunca mais consiga nenhum papel. Com raiva disso tudo, Marian sabota o cenário para que Pata caia, durante a cena do balcão. A Pata está linda, a cena é linda, tudo está perfeito. O figurino de Pata e de Duda, o cenário, a emoção e a entrega. Todos estavam amando, e Marian estava ali nos bastidores, repetindo “Cai logo, cai logo”, e eu fiquei angustiado… e então, assim como a ***** da Marian planejou desde que foi substituída (sem conseguir reconhecer que o erro foi dela!), Pata cai.
MAS O DUDA SALVA A PEÇA.
Ele a segura, e mesmo que ela esteja desesperada, olhando ao redor, quase humilhada, ele sorri e improvisa: “Ficastes tão tocada pelas minhas palavras que desceres tão rápido até os meus braços?” Foi um sucesso. O professor sorriu, a plateia aplaudiu e foi à loucura. Isso é que é um ator de verdade. Improvisar e seguir em frente, ele pensou bem e foi ÓTIMO. E a Marian ficou lá, ainda mais derrotada do que estivera antes! O sorriso dos dois também é perfeito, sincero e amoroso, de pura felicidade e alívio. A peça, por fim, é um sucesso. A cena final é linda, com o beijo do Romeu, seguido de sua morte, e então a morte de Julieta. O público aplaude, grita, e AMA. E quando Marian briga com a Pata, mais tarde, por ter “roubado seu papel por inveja”, o Duda a defende: “Você deve ter visto o tanto que a plateia curtiu a atuação da Pata, né? Porque foi um milhão de vezes melhor que a atuação que você ia fazer”.
WOW.
<3
Pelo menos uma vez, a Marian perdeu.
MAS AINDA TEMOS A CENA QUE VEM DEPOIS DO TEATRO, E AQUILO FOI TÃO PERFEITO! Parecia uma cena do Disney Channel (tipo a Gabriella chegando de surpresa em “Everyday”), e aqui eu preciso elogiar a direção da cena: QUE MAGNÍFICO! Pata está sozinha no palco, com suas roupas normais, para se despedir do teatro… ela diz as palavras de Julieta, com o teatro vazio, o palco escuro, a não ser por uma luz em Pata. Então, o Duda surge caminhando para o palco, respondendo à Pata com a fala de Romeu, E MEU CORAÇÃO DISPARA. Os dois sentados juntos, na ponta do palco, lado a lado, conversando… levemente, mas com uma tensão e um nervosismo evidente e característico de momentos como esses em nossas vidas. E ele, arriscando tudo, comenta que “o melhor foi o final, a hora em que o Romeu beija a Julieta”. Um beijo que devia ter sido na bochecha.
Mas ele a beijou de verdade.
Nos lábios.
Então ele diz, sem mais delongas: “Pata, será que você não percebeu até agora que eu gosto de você de verdade?”, e um sorriso TÃO GRANDE se abre em meu rosto que a sensação é quase de que ele vai se partir em dois e o meu coração vai sair por ele. Pata admite que também gosta dele, ambos repletos de ternura e sinceridade, e então se beijam. É um beijo simples e rápido, como os beijos das novelas do SBT, mas foi tão VERDADEIRO, pela atuação de Júlia e Filipe. Os olhares intensos, com o sentimento estampado, os sorrisos lindos… dava para sentir o que eles estavam sentindo, e sentir por eles. Era puro, e era REAL. E, como eu disse, a direção da cena estava perfeita… então, como nós realmente fazemos quando esse tipo de coisa acontece em nossas vidas, a Pata fica toda sonhadora, revivendo as cenas todas em seu pensamento, na forma de flashbacks.
E é sempre bom ver as cenas de novo!
Para completar a trama, O DUDA AINDA A PEDE EM NAMORO. As meninas e a Pata falam sobre o beijo, e a Marian tenta menosprezar o momento, dizer que o Duda é assim, logo não está mais interessado e tal… mas então ele chega com flores lindas para a Pata, e é um momento lindo. As expressões da Marian são hilárias. Então, para melhorar ainda mais a cena, quando Pata e Duda estão sozinhos, ele se ajoelha (!) e lhe diz: “Eu posso te fazer uma pergunta? Você quer namorar comigo?” GENTE, DE JOELHOS E TUDO! Como dizer não? Então Pata aceita o seu pedido de namoro, de verdade dessa vez, e os dois estão juntos. O abraço dos dois, os rostinhos juntos, o sorriso tão bonito e tão verdadeiro de ambos… são algumas das minhas cenas favoritas em “Chiquititas”, porque faz muito tempo que eu torço e suspiro por esse casal… QUE SEJAM FELIZES!

Para mais postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

Postar um comentário