[Season Finale] This is Us 2x18 – The Wedding



“Mom, you are not... You are not in my way. You are my way”
Que obra-prima ADMIRÁVEL é “This is Us”. Um dos episódios mais lindos da série, ele me levou por toda uma gama de emoções, culminando em lágrimas que brotaram desde o “Dad, can I ask you something? Can I marry you one day?” Trata-se de mais um Season Finale emocionante para outra temporada impecável, e eu acho que a trama foi conduzida inteligentemente, encerrando-se em um momento importante, como o casamento de Kate e Toby, com perfeita capacidade de trazer a memória de Jack de volta, mas sem destoar da trama principal, unindo tudo em uma narrativa singela e bonita. Para finalizar, alguns flash forwards instigantes que nos mostram que há muito o que ser explorado no terceiro ano já confirmado da série, e certamente muitas mais lágrimas nos esperam nos próximos 18 episódios do próximo ano!
O episódio começa imaginando um presente em que Jack ainda está vivo, um pouco mais velho e mais grisalho, como Kate descreve, celebrando seu aniversário de 40 anos de casamento com Rebecca, e reforçando seus votos. É de arrepiar. O episódio me fez pensar muito em algo que Rebecca disse lá quando vimos Jack morrer: que os momentos felizes, agora, sempre serão também momentos tristes, porque o Jack não está mais ali para vivê-los com eles. É isso o que o sonho de Kate mostra, com Jack ainda vivo, é isso que o fato de ela estar tão preocupada com a camiseta do pai que queria usar embaixo do vestido evidencia: é um momento feliz, especial, o seu grande dia, mas também é um dia tristíssimo, porque a memória de seu pai é forte e dolorosa. E embora belo, não é fácil “soltar o fôlego” como Kevin pede que façamos no final.
Mas estamos sempre tentando.
Essa é a vida.
Kate, quando se dá conta da ausência da camiseta do pai, tem um pequeno ataque de desespero, mas parece acordar melhor no dia seguinte, embora desapareça. É muito bonito e muito triste vê-la buscar algo do pai, na sorveteria a que sempre ia com ele, por exemplo, e perceber que nem isso está mais lá. Quase chorei com ela, enquanto os irmãos, empenhados, a buscam incessantemente (“This is huge. We lost the bride on the wedding day? All right?”), e aqui também temos uma cena lindíssima. Conhecemos o jogo do “WORST-CASE SCENARIO” quando Randall e Beth conversam sobre os seus medos do que Deja pode fazer, agora que ela foi “abandonada” pela mãe e voltou a ser a garota rebelde e difícil lá do começo, e Randall propõe esse jogo com o irmão no carro, enquanto estão buscando Kate sem ideia de onde ela pode estar.
Os “what if”, no entanto, foram muito mais dolorosos:

“Hey, what if, after Dad died, I got so absorbed in my own life, with school and Beth and the girls, that, um, I stopped looking out for my sister?”

“What if... uh... what if she spent so much time taking care of me that she forgot to take care of herself? And year after year went by and I should've... recognized and I should've helped her? I didn't help her”

Enquanto isso, os pais de Toby são dois velhos desprezíveis e nojentos que tentam convencê-lo a não se casar com Kate, e aquilo me revoltou e me enraiveceu, mas eu adoro a atitude de Toby, como defende a futura esposa, como dá aos pais duas opções… ele realmente a ama incondicionalmente. Outra trama é a da Deja 3.0, e tudo parece TÃO DIFÍCIL agora. Em uma das cenas mais lindas do episódio, Zoe conversa com Deja sobre a sua própria experiência e é um momento tocante e sincero – Deja não queria escutar nada daquilo, mas acabou escutando e terminou a cena com lágrimas nos olhos. Tudo o que eu conseguia pensar, naquele momento de emoção, era que “queria Zoe para personagem regular já”. Pelo jeito eu vou ter isso na terceira temporada. Zoe tinha conseguido quase um milagre, tinha melhorado a atitude de Deja…
Até a mãe do Toby vir ESTRAGAR TUDO dizendo que ela parecia Randall.
Que raiva daquela velha!
As várias cenas que vemos do “aniversário de 40 anos de casamento” de Jack e Rebecca, na cabana onde será feito o casamento de Kate e Toby, eram sonhos que Kate vinha tendo nos últimos tempos. É tão triste assisti-las, todas emocionantes, e desejar que elas fossem reais, embora não a sejam. “You know, the way it was supposed to be”. Quando ela liga para Rebecca para falar sobre isso, meu coração se partiu, e eu juro que temi sua atitude quando se deu conta de que Toby não estava nesses sonhos (“I don’t know why Toby hasn’t been in the dreams I’m having”), mas isso era tudo uma simbologia belíssima sobre como Kate precisava abrir espaço para Toby em sua vida, e para isso devia deixar algumas coisas partirem. É assim que ela se livra das últimas cinzas de seu pai, em um momento singelo de passagem e de amadurecimento, e então ela está pronta para casar. E ela estava absolutamente linda em seu vestido de noiva.
E a breve conversa com Rebecca foi LINDÍSSIMA:

“Mom, I know that our stuff... it can be complicated sometimes. But it's because... all that I've ever wanted was to be like you. I want to be a singer like you. I want to be a mom like you. I want to have a marriage like yours. Mom, you are not... You are not in my way. You are my way”

Dali em diante? PURA EMOÇÃO. Chorei com a entrada de Kate no casamento enquanto Jack, no passado, respondia à sua pergunta sobre “se casar com ele”, dizendo que um dia ela encontraria alguém melhor que ele, e ele estaria lá para levá-la ao altar. Mas ele não está. Chorei loucamente, mas a cena foi LINDÍSSIMA. Então, os brindes finais. Um brinde pungente de Kevin que nos leva ao passado, de volta a Jack, e soltamos o fôlego. Um brinde de Randall que nos leva ao futuro desconhecido, e percebemos que há TANTO para acontecer, e eu já fico tenso, além de curioso. Dentro de um ano, Kevin estará chegando ao Vietnã com Zoe, provavelmente com algo a ver com o irmão de Jack. Kate estará cuidando de um Toby doente, o que já antecipa sofrimento. E enquanto vemos Deja revoltada, no presente, quebrando o carro de Randall, vemos uma cena de Randall com Tess no futuro, falando sobre “ir vê-la” e “não estarem preparados”. Beth doente? Deja na cadeia?
Tantas teorias, tantas possibilidades.
Quero a terceira temporada para hoje, mas acho que preciso de um tempo para absorver.


Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários