The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story 2x07 – Ascent



“This dress is not my legacy. You are”
Esse episódio é sobre ASCENSÃO, como sugere o título. Estamos em 1992, e acompanhamos os dois lados da história cuidadosamente. De um lado, Gianni Versace está lidando com uma doença séria que está tomando conta depressa, e ele acha que é o momento de preparar Donatella para assumir o seu legado, não apenas mais como a pessoa que “ajuda”, mas como a própria pessoa responsável pela marca Versace. “This dress is not my legacy. You are”. Do outro lado, encontramos Andrew Cunanan trabalhando em uma farmácia, sem qualquer perspectiva ou “plano”, como o seu chefe diz, e então ele decide que quer ser alguém. Como ele diz, na revoltante cena do sorvete: “I want the best!” Assim, ele começa a trilhar o seu caminho ascendente até Norman, onde ele começou no episódio passado, e dali em diante foi só decadência.
Gianni Versace e Donatella têm sérias divergências criativas, ou até em como olham para o “negócio” da família, mas Versace quer preparar a irmã para quando ele não estiver mais ali, por isso decide desenhar um vestido com ela: “It’s not the quality of the sketch. It’s the quality of the idea”. Em Nova York, na Gala do Aniversário de 100 anos da VOGUE, Donatella usa o vestido e é um tremendo SUCESSO. A imprensa cai sobre ela em milhões de fotos, e embora haja quem goste e quem não goste, todos estão falando sobre ela. Ela é amada. No entanto, ninguém está comprando o vestido, e aqui a divergência entre os irmãos é gritante: ela é prática, pensa racionalmente, quer desenhar outro vestido que seja “comprável”, então. Ele, por sua vez, é o próprio artista sentimental e exagerado. Explode em gritos, corta o vestido todo, pergunta se agora “está normal o suficiente”, e as brigas entre os dois pioram…
Assim como a sua doença.
Quando ele deixa de ouvir, ela precisa assumir a empresa temporariamente.
Já Andrew Cunanan, da cena da farmácia, do sorvete e do bar gay com Jeff Trail, ele tem uma ideia que pode ser uma maneira de ganhar dinheiro: VIRAR UM GAROTO DE PROGRAMA. A sequência toda é bem bizarra, desconcertante, e desconfortável. Andrew Cunanan responde às perguntas, mas nada é o que a mulher queria ouvir, então ela o dispensa, dizendo que embora ele tenha um pênis grande (!), ela não pode vender um “filipino inteligente”. Não é o que os homens procuram. Então ele decide que ele fará isso por ele mesmo… ele mesmo se venderá. Assim, ele começa o seu jogo, e em toda sua dissimulação, ele é muito bom no que faz, vide a cena do teatro, em que ele está todo elegante, pedindo um vinho, Playbill na mão, fingindo-se indiferente, mas conquistando olhares… ele faz com que Norman vá falar com ele: “May I buy you another glass of wine?”
Os jogos de Andrew Cunanan funcionam perigosamente bem. Norman ficou impressionado de cara, e Gallo foi o único que não gostou dele. Lincoln o conhece dizendo ao Norman: “I leave you alone for one second and you find the most handsome man in the house!” Assim, Andrew é convidado para um jantar na casa de Lincoln depois do teatro, e ele é bem direto quando é convidado para ficar, depois que todos vão embora: “I’ll make you a counteroffer: a weekly allowance, an expense account and I’m available to you at all times”. A cena é um tanto quanto estranha porque a negociação é perturbadora. Andrew deixa muito claro o que quer (dinheiro), e Lincoln entra nesse jogo desde que ele tenha diversidade, e Andrew lhe promete trazer todo tipo de homem para casa, tornando aquele um verdadeiro paraíso gay.
“Let’s discuss your wants, and my terms”
Mas Andrew não está nem aí para Lincoln, naturalmente. Ele está interessado em usar o seu dinheiro e mentir para as pessoas que está trabalhando com petróleo (“What do you know about oil?” “I know how to handle a greasy hole”), e é assim que ele avista David sozinho em um bar, lhe compra bebida e o convida para sentar-se com ele. O David é absurdamente fofo e, nessa época, ingênuo demais. Então ele se envolve com facilidade… no quarto, Andrew o provoca, mas é David quem primeiro o beija, e as cenas são QUENTES, embora breves. Os beijos, as roupas sendo tiradas, aquela tomada do chuveiro… uma delícia, mas é triste ver a vida de David acabando, vê-lo abrindo o coração sobre uma garota da escola, enquanto Andrew olha para ele com certa admiração, de uma forma meio deturpada. Seria quase bonito se Andrew não fosse louco.
Então fica apenas perturbador.
Lincoln cancela todos seus negócios com Andrew depois dessa noite. Ele pode ver tudo o que Andrew gasta, e ele não vai financiar encontros com “amantes secretos”, com razão. Quando Andrew retorna, ele encontra Lincoln com outro cara, um homem hétero completamente inseguro e babaca, que mata Lincoln batendo nele cruelmente só porque as mãos deles se esbarraram quando Lincoln foi tirar a bebida de sua mão – ele ainda se “defende” dizendo que “Lincoln tentou beijá-lo”. É totalmente revoltante, e o cara realmente se livra de qualquer acusação com a polícia dizendo isso. Depois dessa morte, Andrew se volta a Norman, usa a história de David para impressionar (!), e parte para a próxima vítima, enquanto a mãe surta porque “ele não vai levá-la com ele como prometeu”. Cenas totalmente desconcertantes que só acentuam o quanto a família é desequilibrada.

Para mais postagens de American Crime Story, clique aqui.


Comentários