90th Academy Awards – Oscar 2018



“And the reason I remember that time is because it was March of last year”
Completando 90 ANOS da Celebração do Oscar, temos um cenário MARAVILHOSO, apresentação de Jimmy Kimmel, e o assunto do ano: REPRESENTATIVIDADE. Em 2016, o Oscar teve toda uma polêmica a respeito da não indicação de atores negros, e o Oscar de 2017 tentou remediar isso. Agora, em 2018, temos o “Oscar da Representatividade”, e eu achei muito bacana, especialmente porque tivemos, por exemplo, “Me Chame Pelo Seu Nome” vencendo o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, e o México super presente através de “VIVA: A Vida é Uma Festa” e “A Forma da Água”, além do evidente sucesso de “Pantera Negra” e “Mulher-Maravilha” e tudo o que isso significa! Além da representatividade, Jimmy Kimmel também falou, com um senso de humor brilhantemente misturado à seriedade e à crítica, sobre assédio sexual e a necessidade de PÔR UM FIM NISSO. Eu achei fantástico!
Sobre o discurso, de modo geral:

“The success of Black Panther is one of many positive stories this year. […] Black Panther and Wonder Woman are a massive hit, which is almost miraculous, because I remember a time when the major studios didn’t believe a woman or a minority could open a superhero movie. And the reason I remember that time is because it was March of last year”. WOW.

Gosto muito de quando a cerimônia do Oscar se inicia com uma música, como Justin Timberlake cantando “Can’t Stop This Feeling”, no ano passado, o que ainda me arrepia, mas esse monólogo brilhante de Jimmy Kimmel tem TANTO A DIZER que foi uma abertura à altura. Falou sobre as mulheres e as minorias, sobre as injustiças do meio e chamou a atenção para algo sobre o qual às pessoas geralmente não querem falar. Num lado mais cômico, também não faltaram (e não podia faltar) piadas ao terrível erro do ano passado no anúncio de “Melhor Filme”, já desde o começo: “This year, when you hear your name called, don’t get up right away! Just give us a minute!” HAHA A carinha da Emma Stone <3 E, por fim, a proposta do Jimmy Kimmel: aquele que fizer o MENOR discurso levará para casa um JETSKI! Eu achei isso tão bom e tão engraçado…
Apresentações musicais… eu me emocionei com “Remember Me”, de “VIVA: A Vida é Uma Festa”, interpretada em inglês e espanhol, com cenário e figurinos do filme, e foi DE ARREPIAR. Acontece que o filme é muito marcante e belo, e essa música tem uma história belíssima. Também me emocionei com “This Is Me”, de “O Rei do Show”, interpretada por Keala Settle com uma emoção IMPRESSIONANTE. A música é forte, tem uma mensagem e tanto, e eu acho que tem tudo a ver com o tema do ano que é representatividade. Amei as pessoas atrás de Settle enquanto ela cantava, reforçando a mensagem, adorei que usaram parte da coreografia do próprio filme, e a música tem MUITA FORÇA. Quando eles descem para a plateia, eu me arrepiei todo. Lindíssimo. Meu namorado, assistindo ao meu lado, chorou com a apresentação da música.
Mas “Remember Me” é a vencedora.
Adorei a surpresa em um cinema! <3 Queria estar lá.
Fiquei contentíssimo pela vitória de “Me Chame Pelo Seu Nome” no Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, embora eu ainda não tenha visto o filme (!) porque não estreou na minha cidade, e muito feliz também por “VIVA”, embora não tenha sido nenhuma surpresa. E o mais indicado da noite também é quem mais sai com prêmios: “A Forma da Água”. Dentre as 4 estatuetas que leva, o filme leva de “Melhor Diretor”, e eu acho que Guillermo Del Toro super mereceu, porque o filme é bonito, poético, forte e com um visual incrível, e também “Melhor Filme”. Era mesmo o meu favorito, porque o filme me tocou profundamente e tem uma qualidade técnica e de história INCRÍVEL. Visual impecável, trilha sonora lindíssima, atuações fortes e uma história pertinente. Que também tem tudo a ver com o tema do ano. E isso que o Del Toro falou sobre “usar a fantasia para falar sobre a realidade”? ADORO, É O QUE DIGO NA MINHA DISSERTAÇÃO.
Ainda por ver: “Dunkirk”, “Três Anúncios Para Um Crime” e “Me Chame Pelo Seu Nome”.


Lista completa de Ganhadores do Oscar 2018


Melhores Efeitos Visuais
Blade Runner 2049
Melhor Maquiagem e Cabelo
O Destino de Uma Nação
Melhor Documentário em Curta-Metragem
Heaven is a Traffic Jam on the 405
Melhor Documentário
Ícaro
Melhor Trilha Sonora
A Forma da Água
Melhor Curta
The Silent Child
Melhor Curta de Animação
Dear Basketball
Melhor Animação
VIVA: A Vida é uma Festa
Melhor Edição de Som
Dunkirk
Melhor Mixagem de Som
Dunkirk
Melhor Edição
Dunkirk
Melhor Canção
“Remember Me” – VIVA: A Vida é uma Festa
Melhor Figurino
Trama Fantasma
Melhor Fotografia
Blade Runner 2049
Melhor Design de Produção
A Forma da Água
Melhor Filme em Língua Estrangeira
Uma Mulher Fantástica (Chile)
Melhor Atriz Coadjuvante
Allison Janney (“Eu, Tonya”)
Melhor Ator Coadjuvante
Sam Rockwell (“Três Anúncios Para Um Crime”)
Melhor Roteiro Original
Jordan Peele (“Corra!”)
Melhor Roteiro Adaptado
James Ivory (“Me Chame Pelo Seu Nome”)
Melhor Atriz
Frances McDormand (“Três Anúncios Para Um Crime”)
Melhor Ator
Gary Oldman (“O Destino de uma Nação”)
Melhor Diretor
Guillermo del Toro (“A Forma da Água”)
Melhor Filme
A Forma da Água



Para as demais premiações do Oscar, clique aqui.



Comentários