PILOTO de “Rise” – Simon Saunders



“I'm part of a troupe, and I can't let them down”
Simon Saunders, interpretado por Ted Sutherland, é um fofo e já vemos que ele terá um papel fortíssimo em “Rise”, a nova série musical da NBC, que traz um professor que assume o Clube de Teatro e planeja produzir “Spring Awakening”. Até então, Simon Saunders tinha sido sempre o protagonista das últimas produções da escola, e seria Danny Zuko na mais recente produção de “Grease”, mas então as coisas mudam, e talvez ele não saiba disso ainda, mas ele PRECISAVA dessa mudança, dessa presença do Mr. Lou e de “Spring Awakening” para que algumas coisas acontecessem. Ele é um personagem carismático, bonito e que sofre muito, embora ele talvez ainda não aceite para si mesmo o quanto sua família o faz sofrer. Mesmo assim, em apenas um episódio ele já apresenta um crescimento significativo, e eu termino o episódio totalmente ORGULHOSO.
Ainda temos muito para ver Simon Saunders crescer.
Quando Simon faz as audições para “Spring Awakening”, ele acha que vai conseguir o papel de Melchior Gabor. Afinal de contas, ele “sempre” foi o protagonista, e ele é o único garoto que se inscreveu… no entanto, Mr. Lou consegue ver nele o que todos nós vemos: ele é um Hänschen. E a verdade é que eu MAL POSSO ESPERAR para vê-lo interpretando o Hänschen ao lado de Jeremy, que será Ernst. Com a frustração colocada no lugar errado, no entanto, Simon vai até Lou para confrontá-lo a respeito da escalação, dizendo: “Look, you cast me as the fifth lead, even though I have played a starring role in the last three productions, and I am literally the only guy who auditioned”. E realmente, quando pensamos dessa maneira, não parece uma escalação sensata. Mas Lou tinha toda razão, ele sabia o que estava fazendo, e é muito legal o que isso significa!
É uma cena muito importante, porque a frustração REAL de Simon não é o fato de ele não ser Melchior Gabor. É o fato de ele ser um “Hänschen” na vida real e ainda não ter aceitado isso: “Hanschen is gay. He... he kisses a boy. I'm... I'm not gay”. A insegurança é natural e repleta de facetas. Se Simon fosse hétero, ele não teria problema algum interpretando esse papel, presumindo que ele não fosse preconceituoso, naturalmente. Mas sendo gay, como eu acredito que ele seja, é muito desesperador interpretar um personagem gay, ter que beijar um garoto, sem estar preparado para aceitar e assumir isso para todos. O dilema dele é interno, e ele se recusa a aceitar o quanto é a sua família que coloca esse peso sobre ele, o que está visível em seu discurso sobre como “não quer fazer os pais passarem vergonha na igreja”, e como diz que eles “já enfrentaram muita coisa”, com a irmã com Síndrome de Down e tudo.
Ele não tem força o suficiente para se assumir e ser quem é.
Mas quando o Mr. Lou faz um discurso lindíssimo que o convence e o faz sorrir, timidamente, foi a primeira vez no episódio que eu pensei: “Esses jovens PRECISAM desse professor e desse musical”. Ao lado dele, para interpretar Ernst, o professor apresenta Jeremy, interpretado por Sean Grandillo, um fofo que recentemente fez o papel de Brett em “The Real O’Neals”, nasceu no mesmo dia que eu (não sei, eu gosto dessa informação) e fez parte do elenco do revival de “Spring Awakening” na Broadway, como a voz de Otto. Estou muito feliz com as primeiras cenas da dupla, ensaiando “The Word of Your Body (Reprise)” em volta do piano, ou então sentados ao chão, começando a ensaiar a cena em que eles se beijam… quando Simon toca a perna de Jeremy, e aquela tensão por uma série de motivos. Já torço por esses dois!
Algumas das melhores cenas do episódio estão com Simon Saunders e sua família. Durante uma refeição, à mesa, logo depois da oração, ele conta: “I'm playing a character that has a love scene, uh, with a boy, and... I want your blessing. So here it is... the script”, e o nervosismo dele é tão real e tão palpável que é como se pudéssemos tocá-lo. E meu coração doía com a tensão e o silêncio dos pais enquanto ele falava sobre a peça, especialmente pela maneira como ele o fez. Ele não se exalta, ele não se revolta, ele não faz birra. O que ele fala, ele fala com calma e segurança, e embora com um nervosismo notável, ele faz tudo com imenso respeito pelos pais, e isso me faz ter ORGULHO dele. Ele diz que pensou sobre isso, rezou a respeito disso, e decidiu que isso é algo que ele precisa fazer. Nessa primeira cena, os pais ficam em silêncio.
Eu estava TENSO por causa do que podia vir em seguida. Em outra cena, os pais conversam com ele, com o scrip em mãos, e dizem que o roteiro é inapropriado e que a escola não devia permitir que ele fosse interpretado, e pedem que ele saia do musical. Com a mesma calma e educação de antes, mais um pouco de pesar, ele diz: “I can't do that. I'm part of a troupe, and I can't let them down”, reproduzindo um discurso belíssimo que Mr. Lou fez em aula. Os pais agem como se ele não tivesse escolha, e é um pouco desesperador ouvi-los dizer que “eles” já decidiram e ele não fará parte do “Spring Awakening”, mas eu realmente me alegro de saber que Simon não é um daqueles personagens que abaixam a cabeça e aceitam o que for preciso. Ele se impõe, com todo o respeito possível, e diz: “I’m sorry. I-I really am”. Não importa o que eles digam…
Ele precisa disso.

Para mais postagens sobre Rise, clique aqui.


Comentários