A Usurpadora – A chegada de Gema/Leda


“¡Gema no me vá quitar a mi marido!”
As novelas de Inés Rodena sempre têm alguém do “passado” que volta só para infernizar. Em “A Usurpadora”, essa personagem é uma abusada prima de Carlos Daniel que retorna ao México com o propósito declarado e descarado de “reviver um amor do passado”, mesmo sabendo que ele é CASADO. Essa personagem, Gema (no original do México, mas Leda na versão dublada pelo SBT), é recebida na Mansão Bracho de uma forma bem diferente daquilo que imaginou, embora eu não ache que ela conhecesse bem a Paola Bracho. Afinal de contas, ela não estava apaixonada pelo Carlos Daniel, mas era oficialmente sua esposa, e não ia permitir uma derrota dessas. Ela é PAOLA BRACHO! De todo modo, agora as coisas mudaram, e Paulina Martínez, a usurpadora que assumiu o seu lugar, também tem uma força semelhante à da irmã, e vai defender o que é seu.
Ou de Paola.
Enfim.
Ela é contundente ao afirmar: “Gema no me vá quitar a mi marido. Pues guerra tendremos. Pues se prepare, Gema. Vamos a ver quién gana a esta guerra. Ella o yo”. É a força atual de “Paola” que confunde Carlos Daniel – afinal de contas, ele diz que sente falta da Paola de antes, mesmo sabendo que devia preferi-la agora. No fundo, na verdade, ele sente como se não fosse ela. “Como se ela tivesse sido trocada”. De todo modo, Paulina decide lutar em defesa do amor de Carlos Daniel, ainda que saiba que não deve sucumbir a ele. Ela já o ama, mas resiste. No entanto, não vai permitir que outra mulher o tire de si. Pelo amor de Paola Bracho e pelo amor que ela mesma sente por ele, ela não vai deixar que Gema simplesmente chegue tentando roubar o seu marido. “La sra. Paola está super cambiada. De verdad, srta. Gema, parece otra”, até Lalita anuncia.
Paulina é quase tão dissimulada quanto a irmã. Eu amo como ela enfrenta Gema, e me angustia o choque quando a abusada da Gema beija Carlos Daniel na boca na frente de sua esposa. Ele, por sua vez, adora, se sente um máximo. Acha que “Paola” o ama e que está com ciúmes, enquanto ela sofre porque “o ama desesperadamente”, mas ele nunca poderá ser seu. Mesmo assim, ela é firme. Gema, tremendamente folgada e ****, se oferece para ficar na casa dos Bracho, e Paulina intervém: “Você tem seu apartamento”. E com todas as desculpas para não voltar ao seu apartamento, Paulina continua firme em dizer que NÃO, ela não está autorizada a ficar, e ela ainda diz que a decisão é dela, que é “a senhora daquela casa”. WOW. Estefanía, em desafio, diz que a senhora é Piedad, mas Piedad AMA essa nova “Paola”… e é genial.
Afinal, ela lhe cede o direito. Diz que “Paola É a senhora daquela casa, e tem todo o direito de fazer o que quiser”, com uma satisfação clara ao dizê-lo. A satisfação de Paulina, também, não é nem um pouco camuflada, em um sorriso aberto de prazer e vitória. AH, E COMO EU AMO. Aquele “¿Algo más, Gema?” final de Paulina foi quase um “Já acabou, Jéssica?” e não podia ser mais PERFEITO! <3 Não que seja uma vitória definitiva… não é. Gema continua se oferecendo a Carlos Daniel, e Paulina continua se enfiando nos “passeios”, e deixando claro que o marido é seu. Até aquele dia em que Carlos Daniel se embebeda (bem Luis Fernando de la Vega) e acaba se voltando contra “Paola”, dizendo umas coisas feias e machistas para ela, dizendo que “em sua família mulheres são mulheres”, e ela foi lá se enfiar na fábrica… ali ele pega pesado.
Mas ele está frustrado há tempos.
Ele reclama, por exemplo, que desde que ela retornou ela não lhe deu um beijo de verdade, e deseja deitar-se com ela, e repetidamente ela se esquiva e sai. Ela igualmente sofre com isso, com o desejo e o amor que sente, mas que reprime em respeito a Paola Bracho e ao que, no primeiro capítulo, ela chamou de “honra”. Mas, independente do que já disse, às vezes ela deseja ser mais como a irmã: “Não sou Paola, e não vou poder ser nunca. Mas nesse momento, como queria ser ela!”, ela diz, quando Carlos Daniel sai bêbado com Gema e ela é tomada por um ódio tremendo… de todo modo, Paulina nunca sucumbe, nunca desanima, e isso é lindo nela. Quando ele retorna, bêbado, ele diz que vai dormir, e ela diz que não. Ele vai tomar banho, tomar algo e em 20 minutos eles precisam estar na fábrica. Gosto de como ela impõe essas coisas.
É uma nova Paola. Ele tem que esquecer a antiga.


Para mais postagens de A Usurpadora, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

Comentários