The People v. O.J. Simpson: American Crime Story 1x02 – The Run of His Life


“O.J. is sitting in the backseat of a car with a gun toward his head”
Há muita tensão e dúvida envolvida – esse episódio foi realmente muito bom, dando sequência à excelente estréia da série (embora eu ainda tenha gostado mais do Piloto), e continuando o controverso e icônico caso de O.J. Simpson. Sinceramente, eu não consigo acreditar nele, não consigo aceitar toda essa confusão, esse circo Toto que se armou só porque ele era famoso e rico, porque parece bastante claro que ele seja culpado pelo assassinato da esposa! E acredito que o básico desse episódio explica tudo: afinal ele estava foragido em uma eletrizante fuga, perseguido por 12 viaturas da polícia e 7 helicópteros. Quem é que fugiria dessa maneira se realmente fosse tão inocente como ele se dizia? Afinal, o que me pareceu era que ele era profundamente manipulador, então todo aquele showzinho que ele deu, de “desespero”, gritos e lágrimas, me irritou demais. Não agüentava mais ouvi-lo chorar/gritar, não agüentava sua voz, sua expressão, NADA. E toda a falsidade daquelas ameaças vagas de se matar.
Porque quem quer se matar de verdade não anuncia tanto.
Não conheço tanto da história de O.J. Simpson (e agora também não a busco conhecer tão a fundo, afinal tal conhecimento estragaria o caminhar da série, para mim), mas eu sabia que teríamos uma importante PERSEGUIÇÃO, sem saber que ela era tão em breve. Assim que ele é acusado do assassinato e começa o seu desesperador show de como é inocente, ele deixa aquelas cartas que o vimos escrever no fim do episódio passado, e FOGE. O episódio mantém o clima do primeiro, com um suspense impressionante e um ritmo interessante. Em meio à perseguição que acontece na rodovia, com a polícia perseguindo O.J. enquanto ele ameaça se matar, dentro do carro, também temos toda a construção de uma tensão palpável do lado de fora da rodovia: Marcia angustiada por saber que ele é culpado e querendo provar isso, ou aquelas pessoas revoltadas que ainda acreditam na inocência de O.J., embora eu não as entenda. E ainda quem vai à mídia para defendê-lo dizendo que o único motivo de eles estarem o perseguindo é porque ele é negro.
Começa um sensacionalismo pesado então.
Não apenas o discurso de como ele pode ser inocente, até que se prove o contrário, mas o próprio O.J. dentro daquele carro, com a arma apontada para sua cabeça. Ele evidentemente quer chamar a atenção, quer que as pessoas tenham pena dele, se convençam de que ele é inocente. O que me assusta admitir que pode estar acontecendo, afinal a mídia só noticia isso e seus fãs, alienados, estão dispostos a defendê-lo de toda maneira, com cartazes ridículos! É uma maneira dolorosa de ganhar o apoio da população em uma tentativa descarada de se livrar de seu crime. Gostei muito de como o episódio trabalhou, embora eu esperava um pouco mais de emoção em todo o difícil lance da perseguição, queria mais participação enfática de outros personagens, como a própria Marcia. O ponto mais positivo do episódio foi o retrato de como a mídia se envolveu no caso e como ela a passava, com as reações daqueles que a estavam assistindo, além de todo o efeito que nos levou de volta à época de maneira inteligente e competente.
Agora O.J. está preso, vai para júri. QUERO VÊ-LO PAGAR POR TUDO!
Será que tem história para mais 8 episódios?

Para mais postagens de American Crime Story, clique aqui.


Comentários