Cúmplices de um Resgate (2016) – Capítulos 131 a 135


“Você acha que minha mãe ia gostar mesmo se fossem duas meninas?”
Isabela está criando sua identidade no Vilarejo, e independentemente do que a Rebeca pode estar achando, eu entendi muito a Isa em vários momentos – tudo bem que ainda existe aquela história (na qual a novela focou semana passada) dos limites, e às vezes a Isa os extrapola, mas no geral, a Isa nunca será a Manu, porque elas são duas garotas diferentes! Dessa maneira, eu achei genial a maneira como ela se arrumou nessa semana, por exemplo, usando as roupas da Manuela, mas dando um toque super pessoal que, convenhamos, FICOU LINDA. Talvez as pessoas tenham achado a meiona um exagero, mas o sapato, a meia, o vestidinho claro com o cinto escuro (combinando com o chapéu) e a blusa jeans amarrada na cintura? Gente, ficou MUITO bom! E um inteligente intermediário entre a Manuela e a Isabela, porque é todo o senso de estilo da Isa colocado nas roupas da Manuela… achei realmente maravilhoso.
O Téo teria gostado.
Logo no começo da semana, a Isabela teve com a dona Nina uma conversa importante, enquanto tentava descobrir se tinha sido abandonada pela Rebeca ou não – e ela pede para ver as fotos da Manu quando ela era criança, e surge toda a questão das gêmeas, porque a avó tinha certeza que a Rebeca estava grávida de dois bebês, no entanto nasceu apenas uma menina. A dona Nina foi bem fofa ao falar sobre as gêmeas, e aquilo mexeu de verdade com a Isa, foi emocionante – mas então ela voltou a acreditar que tinha mesmo sido abandonada porque a avó falou sobre como na época elas estavam com pouco dinheiro, e que teriam sofrido para criar duas crianças. Embora não tenha sido isso. Mas é interessante reparar como a Isa coloca todo o rancor de se sentir abandonada em cima da Rebeca, especialmente, já com a dona Nina ela é menos arisca e mal criada. Por falar nisso, foi meio angustiante perceber o sofrimento da Isa com a versão de Contigo Sempre que a Rebeca cantou no palco (e a Manu no quarto), especialmente porque ela sabia que nada daquilo era para ela, embora tenha se emocionado durante a canção.
O Vilarejo ajudou a acentuar a dor ao ficar gritando “MANUELA! MANUELA!”
“A minha mãe já levantou. Não! A Rebeca.”
Vamos falar nos Vaz \o/ A semana começou ÓTIMA para eles quando eles enganaram o Dinho com o Joaquim vestido de mulher e se passando pela tia Flora – impressionante como ele ficou bem de mulher! Mas o problema se tornou muito maior com a carta que informava que, no dia seguinte, um Assistente Social viria ver como estavam as crianças com a Flora. E daí pronto. E eles se prepararam completamente para a visita e foi a coisa mais fofa desse mundo! Porque eles se arrumaram “como um adulto os arrumaria” e ficaram fofos! O cabelinho do Felipe estava engraçado, o Joaquim estava todo arrumadinho, todo certinho, um pouquinho como as crianças do Vilarejo, mas a Julia… AI QUE CRIANÇA MAIS FOFA! Ela ficou linda demais com aquela roupinha, aquele cabelinho e a tiara. Um máximo! E no fim a Alicia ajudou a resolver o problema, sem saber, ao aparecer na casa dos Vaz – o único problema é que ele já deixou avisado que vai retornar porque ainda precisa falar com a Flora pessoalmente. E então não sei o que poderemos fazer.
Como eu já disse, a roupa da Isabela, quando ela se produziu toda conseguindo uma versão mais estilosa da Manuela, ficou maravilhosa – e me incomoda um pouco a maneira como eles estão tratando ela. Como a questão dos pôsteres no quarto, que eu compreendo, afinal uma adolescente quer seu espaço, sua cara – só o volume do rock que ela exagerou mesmo. E em relação à roupa, ela estava LINDA, sem mais. Ignorei com uma virada de olhos os comentários negativos de Rebeca e dona Nina, mas quis abraçar a Helena por ser a única a defendê-la como uma boa tia: “Ai, deixa gente. Não tá nada feio, não. Eu acho que a Manu foi super criativa e a roupa tá muito descolada”. Olha aí, é por causa desse tipo de coisa que a Helena vai fazer falta no Vilarejo (a Fiorina chorando porque ela ia embora, tadinha, e as crianças insistindo pra ela ficar!). Agora, onde é que a Helena vai morar depois de a dona Meire ter dispensado ela? E essa carona do Fausto para ela ontem até o zoológico me deu calafrios. Acho que eles vão mesmo insistir nisso…
“É, pelo visto vai ser fácil fácil enganar essa caipirinha”
Agora, em relação às crianças, a Isabela está se afastando cada vez mais do que era a Manu, o que de certa maneira é bom e de certa maneira é ruim. A Isa continua olhando para o Téo de maneira linda e apaixonada, ou soltando umas coisas como “Eu já disse, eu vou dar uma volta e talvez dar uma passada na casa do Téo”. E o Téo? “Eu ainda gosto muito da Manu, mas agora é de um jeito diferente”. Mas depois ela acaba matando aula (e enfrenta as crianças porque acha que foram elas que contaram) e vai para o haras com o Omar, e nós não podemos aceitar essa amizade entre eles. NÃO! Apesar de que ela teve um pouquinho de pena da Sabrina por ela ser humilhada pelo Omar, e isso é legal, mas não queremos ela com o Omar. Embora… eu tenho que admitir que eu ADOREI sua posição com aquela crente mala do haras, falando sobre julgamento e sobre como ela fica julgando todo mundo e se acha correta, ainda no direito de decidir quem é que vai pro céu e quem não vai. Foi muito verdade, e foi uma posição inteligente da Isabela, que mereceu mais palmas. Adorei. E gostei de “Um dia uma criança me parou… olhou-me nos meus olhos a sorrir” instrumental para o momento.
Embora seja uma música do Pe. Zezinho e não evangélica, mas enfim.
Vale para todo mundo \o/
Otávio. Rebeca. Safira. FOI POUCO, QUERIA MAIS. Porque depois de MUITO drama de Otávio e Rebeca, porque o drama dos dois já começa a me incomodar, ele finalmente descobriu que todo aquele encontro com as ex-namoradas dele que a Rebeca teve foi organizado pela Safira – E DEMITIU ELA. Teria sido incrível, se ele não tivesse voltado atrás. Ele estava bravo, ela estava se sentindo arrasada, teve que chorar e implorar por seu emprego. Eu estava sorrindo de orelha a orelha. Ele tinha que ter mais pulso firme, POR FAVOR! Mas pelo menos ficou aquela coisa de Otávio e Rebeca se resolverem, e eu espero que dessa vez isso tudo ajude a realmente amadurecer o relacionamento dos dois, que precisa de um amadurecimento urgente para que eles possam enfrentar esse tipo de situação, porque ele fica sempre chorão por aí e ela sofrendo porque não confia nele. Assim não dá nada certo! Vamos trabalhar nisso aí, galera!
E falando sobre a REAL Manuela, essa semana foi uma semana de faxina. Lá no começo da semana, ela encontrou documentos importantes que provavam que a Regina não podia ter filhos, mas como os seguranças são incompetentes, ela acabou pega, e então ganhou de castigo faxinar a casa toda – eu gostei de como ela sonhou com o Joaquim a salvando, e gostei como ela encarou o castigo de bom humor inicialmente, o que só deu raiva na Regina. Mas o problema não era faxinar a casa, era a humilhação pela qual a Regina estava fazendo ela passar! Ela serviu o café de uniforme, humilhada; ela chorou ao limpar a casa, porque a Regina estava gritando com ela e falando coisas horríveis, mas eu gostei da coragem dela de enfrentá-la de volta, foi uma cena forte, triste, repleta de maldade. Mas eu adorei como a Manu disse que ela ainda ia pagar por tudo que ela estava fazendo. E os poucos momentos de alegria da Manu, na semana, como brincar de Regina com a Laura, foram suplantados por momentos muito mais tristes.
Como ela do lado de fora limpando as janelas da casa, à noite, no frio. Quase morremos ao ver a Manuela naquela situação toda! Mas ao mesmo tempo, eu gostei de todo o carinho que ela recebeu das pessoas ao seu redor. O Sandro, com o coração bom dele, estava com pena da garota, inclusive cuidou dela, cobrindo ela com seu casaco. O Ofélio estava tentando dar força ao fazê-la companhia. A Laura mandou os seguranças convencerem a Regina a livrar a menina disso. Mas não adiantou, a Manuela acabou na cama, tossindo a noite toda, acordando com febre. É engraçado como o que mais ajudou a nos fazer sentir de verdade a cena foram momentos do Sandro, por exemplo, dizendo para o Ofélio coisas como “Ofélio, oh, a menina tossiu a noite inteira”, com o tom verdadeiramente sentido dele. Assim, no fim das contas, ele e o Ofélio, de certa maneira, enfrentaram a Regina, porque a garota precisava ir para o hospital… bem, e assim acabou nessa semana, com a Manu impedida de ir à entrevista na rádio.
A Priscila vai se sentir um máximo como “vocalista principal”.
Vai cantar o quê? Superstar, obviamente.

Para mais postagens de Cúmplices de um Resgate, clique aqui.


Comentários