The Flash 2x13 – Welcome to Earth-2


“Toto, I’ve got a feeling we’re not in Kansas anymore”
QUE EPISÓDIO FOI ESSE? ESTOU PULANDO, ESTOU GRITANDO, ESTOU CHORANDO? ESTOU SURTANDO! SIIIIM! E mais um pouco, mas eu vou tirar o Caps Lock antes que você desista de ler o texto – não faça isso, por favor. Acontece que eu estou realmente um pouco (MUITO) exaltado depois desse episódio. E assim, The Flash continua provando que veio com muita responsabilidade, novamente estabelecendo o seu lugar como a melhor série atual de super-heróis. Convenhamos, ELA É. Com roteiros impecáveis e atuações brilhantes, nós estamos com uma trama complexa que, ao longo dessa segunda temporada, pôde introduzir com clareza e precisão toda a teoria de Multiverso – e nunca foi tão grande quanto agora, quando podemos passar um episódio inteiro na Terra-2. E O MELHOR DE TUDO: ESSA AINDA FOI APENAS A PRIMEIRA PARTE DO EPISÓDIO! Admiro a cada dia mais a série, por ter conseguido apresentar os personagens da Terra-2, os doppelgängers, de maneira tão brilhante e envolvente, e ainda representá-los com suas peculiaridades em relação à Terra-1 de forma tão convincente e admirável.
Quer dizer, quem é que já não AMA A TERRA-2?
Bem, acho que todo mundo ama.
Assim, o episódio começa logo depois que o Barry avisou o Dr. Wells que eles são um time, e que portanto ele ia com ele para a Terra-2, pronto para ajudá-lo a salvar Jesse. “I’m coming to get you and, this time, I’m not coming alone”. Eles fecham, portanto, 51 das fendas e deixam aberta apenas a maior delas, na STAR Labs, e Barry faz a transição entre a Terra-1 e a Terra-2 levando com ele Harry e Cisco. E é claro que só essa ponte do Multiverso já foi de fazer todo mundo gritar loucamente! Vocês se lembram como adoramos ver, no fim da primeira temporada, alguns flashes das outras Terras, agora foi mais ou menos a mesma coisa. Nós vimos a Cidade de Grodd (ele retornará, possivelmente, como o principal vilão da terceira temporada), também vimos a série do Flash dos anos 1990 ser oficialmente incorporada à série atual, como uma versão de outra Terra, e ainda uma visão de Melissa Benoist, como Supergirl, voando sobre National City – isso quer dizer que Supergirl NÃO se passa em nossa Terra? Seria, então, uma Terra-3?
“Holy 2001”
O começo é super divertido, super gostoso de se assistir, ao estilo The Flash. As coisas se tornam muito sérias mais tarde, mas temos uma chegada FANTÁSTICA à Terra-2, com os melhores momentos sendo o Barry e o Cisco turistando por lá. Eles tirando selfie foi IMPAGÁVEL! Mas quem não faria isso, huh? Quer dizer, desde sempre (valeu, pai!), meu sonho foi viajar a universos paralelos, “outras Terras” – sempre adorei esse tipo de história. HEY, FRINGE! Então como não se apaixonar pela diferença de tonalidade de cor, as pequenas mudanças no próprio cenário e tudo o mais… “We want our grandkids to know we did cool stuff”. E é claro que Barry e Cisco estavam ÓTIMOS e hilários, ri tanto com a cara deles vendo o Henry Hewitt! “He’s a bad guy on Earth-1. He looks just like him”. E o Prefeito Snart? E então, claro, O BARRY FOFÍSSIMO DA TERRA-2! Desculpem-me o retorno das maiúsculas, mas é que O BARRY ALLEN DA TERRA-2 É SIMPLESMENTE FOFO DEMAIS! Todos sabem da minha imensa paixão pelo lindo do Grant Gustin, mas ele como o Barry da Terra-2 <3 Ficou tão fofo, com os óculos, a gravatinha borboleta.
Vontade de abraçar e não largar nunca mais!
Me recompondo…
O plano genial do Barry da Terra-1 é, então, se passar pelo Barry da Terra-2, assim ele pode se infiltrar – e foi uma maneira inteligente de nos apresentar detalhadamente personagens importantes da Terra-2, soando perfeitamente natural. “What happened? What did you do? Did you turn into an evil you?” Tivemos vários outros momentos aqui, como o Deadshot engraçado na delegacia, a Detetive Iris toda imponente, mas agarrando ele no trabalho… AFINAL ELES SÃO CASADOS. E o Joe puxando um momento RENT no Jitterbugs, cantando. Mas acho que um dos momentos MAIS EMOCIONANTES do episódio começam com o “Your mom called”, que já nos desestabilizou seriamente. Então o Barry-1 liga para a sua mãe, e é tão EMOCIONANTE quando ela atende – nada me emocionou mais (ou me levou às lágrimas como) que aquela cena. A interpretação incrível e comovente de Grant Gustin garantiram a emoção do momento, e não pude me controlar. FOI TOCANTE DEMAIS. “I’m really glad th… that you’re happy, mom”.
Enquanto Joe cantava lindamente no Jitterbugs, nós descobrimos que as coisas na Terra-2 também aconteceram de uma maneira bem diferente da Terra-1 – e essa é justamente a proposta, não? Então como os pais de Barry puderam criá-lo (sua mãe continua viva!), ele nunca precisou ir morar com os West. Então ele não desenvolveu com Joe West a relação de pai e filho que eles compartilham na Terra-1. Foi difícil vê-lo emocionado por ver o Joe cantar, todo empolgado chamando ele de “Joe!”, e receber um duro “It’s Joseph, Bartholomew”. Mas tudo faz sentido, e é aquela velha proposta da Teoria do Caos e como uma coisa interfere em outra, e pequenas diferenças tornam-se grandes no futuro… enfim. Joe é um cantor, um artista, e Iris West só deixou seu emprego de jornalista e virou detetive porque o Barry estava ocupado tirando seu Pós-Doutorado, e ela precisava trazer mais dinheiro para casa, ou algo assim. Então, como um bom pai, Joseph não aprova Barry Allen, justamente por ter colocado sua filha em perigo.
E faz sentido, por mais doloroso que seja.
Depois de MUITA COISA BOA, o episódio se torna mais tenso quando o Jitterbugs é atacado. Por ninguém menos do que os doppelgängers de Caitlin e Ronnie – ou seja, a Nevasca e o Deathstorm. Tudo parece muito grande, muito impactante… a própria maneira como o Barry-1 olha para eles, outrora seus amigos, e chama a Nevasca de Caitlin. Foi uma ótima cena de ação repleta de conseqüências – afinal Joe acabou sendo atingido pelo Deathstorm. E O BARRY PÔDE CORRER COM UMA ROUPA DIFERENTE, A ROUPA DA TERRA-2. Adorei os efeitos, ficou bem mais bonito do que de uniforme. E, completamente envolvido, Barry acaba confundindo as coisas e se preocupando mais com Joe no hospital ou o estado emocional de Iris, do que com a missão original: salvar Jesse. No entanto, tudo é bem compreensível, e ele nos emociona de novo ao afirmar: “She’s Iris, she is to me. It doesn’t matter in what universe I’m in, they’re my family”. Não achei justo o Joe da Terra-2 morrer, mesmo que ainda tenhamos o da Terra-1 aqui!
Falando em Terra-1… as coisas não foram esquecidas por aqui, como eu achei que seriam, e, inclusive, ganhamos um novo meta-humano, agindo sem limites porque não tem mais o Flash para impedi-lo. Adam Fells, o Geomancer. E a pressão recai sobre Jay Garrick para ajudar. “Jay, I’m not trying to tell you what to do, but Barry is saving your world and our world needs a Flash right now”. Assim, descobrimos uma informação importante (e um pouco revoltante, talvez?) sobre como Jay mentiu O TEMPO TODO sobre sua velocidade. Ela não existe mais, verdade, mas não porque Zoom a roubou, mas porque ele foi ambicioso demais querendo ampliar o seu poder, usando muita Velocity-6, e assim ele ficou doente. Não é o tipo de atitude ideal de um herói! E então nós temos um pouquinho do Jay Garrick sendo o Flash da Terra-1 dessa vez, com Velocity-7. “Looks like Velocity-7 is working”. QUERO VER MUITO MAIS DISSO, uma pena mesmo que o efeito tenha passdo tão depressa, mas acredito que até o fim da temporada a Caitlin deve ter conseguido recuperar a velocidade de Jay. Talvez com o Velocity-52.
E então, O GRANDE CLÍMAX. E quando achamos que não tinha como melhorar, AS COISAS EXPLODEM. Quando eles vão confrontar Nevasca e Deathstorm oficialmente, nós recebemos um poderoso “No. They work for me. I work for Zoom”. E não podia ser ninguém se não O CISCO DA TERRA-2. Bem, então o doppelgänger do Cisco TAMBÉM é uma versão evil. Adorei aquela coisa de Vibe x Reverb, e adorei o grande poder que Reverb tem, como ele soa ameaçador e perigoso, e como ele demonstra ao derrubar o Barry – É SÉRIO O NEGÓCIO! Esperando para ver o Cisco da Terra-1 aprender a fazer esse tipo de coisa também. POR FAVOR. “Are you Cloud City Vadering me right now?” E depois de usar O Mágico de Oz, Alice e 2001, o Cisco solta mais uma: “Look, Mirror Me, I already told you, I’m not going to the Dark Side with you”. Com Barry apanhando pra valer, o Zoom matando Deathstorm e Reverb (do mesmo jeito que o Flash Reverso matou o Cisco na Terra-1) mas deixando Snow fugir, o Flash acaba preso.
E FOI UM FINAL ANGUSTIANTE.
QUEREMOS MAIS. QUEREMOS MUITO MAIS.

Para mais postagens de The Flash, clique aqui.


Comentários

  1. Fiquei um pouco desapontada com o Jay mentindo o tempo todo, mas eu gosto tanto do personagem que não consigo "desgostar", espero que agora ele tenha mais história, porque ele foi apresentado como um mentor para o Barry e até agora não vimos muito disso. E já foi confirmado que a Caitlin chegará até a Velocidade-9, onde provavelmente o Jay conseguirá a velocidade de volta, saiu um trailer dos próximos episódios em que ele já tem velocidade novamente \o/ E realmente, não tem como não amar a Terra-2, amei até os vilões, foi ótimo ver o Cisco e a Caitlin de forma tão diferente, amei demais a Nevasca!

    ResponderExcluir

Postar um comentário