The 100 3x03 – Ye Who Enter Here


“And what then? What will stop the Ice Nation?” “Wanheda
Que episódio sensacional! Nós tivemos um episódio eletrizante que está sendo comentado na internet como, possivelmente, o melhor episódio da série desde a sua estréia – na verdade, nós só tivemos episódios bons e The 100 continua apresentando um crescimento espetacular, com um desenvolvimento surpreendente e um amadurecimento admirável. A série continua crescendo e nos prendendo, e embora ela sempre tenha sido boa, acredito que não imaginávamos até onde The 100 poderia chegar quando ela começou, duas temporadas atrás. Um grande exemplo da qualidade exímia desse episódio está na fantástica sequência na qual Clarke/Wanheda se curva perante Lexa, unindo o seu povo, os Sky People, aos outros 12 Clãs já existentes, enquanto uma música arrepiante é tocada e a cena é mesclada com o Assassino se preparando em um lugar separado… a qualidade da narrativa, o suspense incomparável… nós ficamos completamente arrepiados de presenciar aquele momento. E foi uma finalização incrível.
Ao mesmo tempo em que Clarke enfrentava a realidade de ficar presa com Lexa, recebendo a proposta de um plano de assassiná-la, Mount Weather era oficialmente reaberto e 36 pessoas eram transferidas para lá – por mais absurdo que isso pudesse parecer. Era visto que os grounders não poderiam simplesmente aceitar aquele tipo de ação, pois os encarariam novamente como os inimigos das montanhas. Mas Abby é topetuda demais para perceber o risco no qual está colocando seu povo. Faz algum tempo que eu não me afeiçôo tanto à personagem de Octavia, mas eu senti no momento em que ela falou “It’s such a mistake. The grounders will never accept it”. Foi uma bonita cena com Bellamy (ah, eu amo o Bellamy!), na qual ele tenta assegurar para ela uma mensagem de esperança: “We’re not the mountain man, O”. O que não deixa de ser verdade, mas também não é encarado dessa maneira pelos grounders. Então, com Mount Weather novamente habitado, Echo aparece os alertando sobre uma missão.
Metade do episódio se passa em Polis, a capital da Nação na qual Clarke está sendo mantida presa por Lexa, embora em algum momento ela lhe ofereça um acordo: de Clarke, como líder dos Sky People, juntar-se a ela, curvar-se perante ela e se tornar o 13º Clã. A transformação intensa pela qual Clarke está passando ao longo de três temporadas é quase angustiante, mas ao mesmo tempo admirável – e depois de ela pensar em matar Lexa, e não conseguir, ela entende que a única maneira de resolver os problemas e, novamente, evitar a guerra, é realmente se render. Se tornar o 13º Clã. E por mais revoltante que fosse vê-la realmente fazendo isso, foi uma cena angustiante e eletrizante, de uma qualidade técnica impressionante, que mostrou a cerimônia enquanto uma equipe liderada por Bellamy tentava invadir o lugar para salvar todo mundo de uma armadilha dos grounders, e o Assassino se preparava para realmente atacar…
Mas atacou Mount Weather. Explosão. Destruição. Morte.
Foi meio filme de terror aquele Assassino.
Bem, agora que a guerra comece – vocês se lembram, por causa das temporadas anteriores de The 100, que os episódios funcionam de maneira crescente construindo uma história fascinante no final, com tudo amarrado e bem planejado. A Cidade das Luzes não apareceu nesse episódio, e todo mundo aclama a ausência de Jaha (também pudera!), mas queremos mais de Murphy. Mount Weather deve ter ficado, oficialmente, para trás, como história antiga da segunda temporada, finalizada de maneira brutal com mortes desnecessárias porque alguns líderes não conseguem perceber o que estão fazendo de errado, por mais que tenham sido avisados sobre o problema de tomar o lugar novamente. E a guerra começa oficialmente. Com Clarke e Lexa como aliadas. Com a Echo trabalhando para a Rainha do Gelo, que conseguiu a guerra que tanto queria. Agora os mistérios ressurgem, a Nação do Gelo se torna ainda mais ameaçadora, e o negócio vai ficar bastante sério, porque tudo parece ser sério em The 100.
Qual vai ser a participação da Cidade das Luzes nisso tudo?

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários