DC’s Legends of Tomorrow 1x05 – Fail-Safe


“Listen, you’re playing chess without all your pieces on the board”
Estou ansioso para ver esse episódio de Legends of Tomorrow em uma versão de Star City em 2046 que eu quase não consigo mais parar para pensar no episódio que eu acabei de ver. De toda maneira, vamos tentar, certo? Foi um episódio muito bom, que nos deixou em 1986, Rússia, naquela missão que já tinha sido recebida, a missão de salvar três membros da equipe que tinham ficado para trás – Ray, Rory e Professor Stein – e a ainda impedir que Vandal Savage e Valentina Vostok conseguissem reproduzir o experimento do Firestorm e criar uma versão soviética dele. O que, praticamente, destruiria todo o mundo, transformando Star City, em 2016, um centro de ataque de zilhões de Firestorms; e enquanto o futuro se sedimenta como esse palco de pura destruição, Star City chega a cair até antes disso, em 2003. Um dos planos arquitetados friamente por Sara Lance e Rip Hunter dita que Professor Stein, caso não possa mesmo ser salvo, deve ser morto para impedir a criação do Firestorm soviético. Ironicamente, quem prega contra o plano frio é Leonard Snart.
Cada vez mais apaixonado por Leonard Snart.
O episódio começa nos apresentando o Professor Stein em algum tipo de alucinação controlada por Vostok, na qual ela se passa por Cisco Ramon, mas Stein é inteligente demais para perceber que não se trata de Cisco – até porque ninguém pode simplesmente se passar por Cisco. Ele é único demais! Ainda com seu humor ácido e teimosia, Stein nos presenteia com falas memoráveis como “I have a good hairdresser” em resposta ao “Just like me you haven’t aged a day” do Vandal Savage. Como nada, aparentemente, dava certo, por fim eles partiram para aquilo que era o mais óbvio que eles fizessem desde o começo: uma tentativa de usar Rory e Ray como uma maneira de coagir o Professor Stein. Foi assim que ambos acabaram torturados com choques elétricos, Ray apanhou demasiadamente para defender Rory. Uma pena que o Stein tenha começado tão bem com o “If you think I have a sentimental attachment to them, you’re as foolish as you are mad”, mas tenha logo sucumbido aos sentimentos e pedido que eles parassem.
Ray todo educado e diplomático na prisão estava fofo, tadinho.
Mas me partiu o coração o quanto ele apanhou!
Agora vamos falar de nossa paixão… LEONARD SNART. Ah, como é fantástico vê-lo em cena, do começo ao fim. E não me venha com seus discursinhos Snart, que você não me engana, eu sei o quanto você está apaixonado pelo Ray! “I’m gonna save Raymond alright, so I can beat some sense into him”. Era da boca pra fora quando ele pensou em deixá-lo para trás. Afinal, ele desenvolveu uma consciência – olha o quanto ele foi útil e enfático ao insistir para a Sara que ela não podia matar o Professor Stein, que ele era parte da equipe e deveria haver outro jeito. “Sara, don’t do it. […] That’s how a killer thinks, and that’s not you anymore”. Vamos a algumas partes geniais do Snart nesse episódio. Primeiramente, sobre Gulag, teve toda aquela coisa de “Can we skip the Wikipedia crap and get to the good stuff?” que eu adorei, mas nada, NADA, foi tão bom quanto o “This isn’t my first prison break”. Imagino que deve ter tido uma verdadeira galera meio surtando nesse momento, não foi não? Bem, ele tem experiência, sabe o que está fazendo!
Uhm, eu seria o cara “lutando” contra o Rory na sauna – naked and sweaty, you know.
[Pigarreio, pigarreio]
Toda a cena final, o clímax do episódio, foi muito bem pensado, super bem escrito, e eu adorei. Tivemos uma verdadeira invasão à prisão, com o Snart lindo de uniforme e a Sara se passando por morta – “So how does it feel to be dead again?” –, e a nossa apreensão crescente não decepcionou em um ótimo suspense naquela corrida contra o tempo, embora eu soubesse que eles não podiam destruir o futuro, o que acabaria com Arrow e The Flash. Mas foi angustiante ver Valentina Vostok entender como tudo funcionava, angustiante vê-la se fundindo ao Professor Stein. Mas daí entra o Jax na equação. Depois de um ÓTIMO “Barry Allen who?”, que nos fez rir horrores, nós tivemos uma bonita conversa dele com o Professor Stein dentro da mente da Valentine-Firestorm, e então ele conseguiu sair de lá, deixando ela em uma energia instável que a consumiu. E bem, com a linha temporal resetada, nós fomos atacados no vórtice por Chronos. “It means we’re crash-landing in place… and time”. Star City, 2046, destruição por toda parte, Palmer Tech é Smoak, aí que teremos o Oliver Queen mais velho…
Mas temos um novo Arqueiro. “I never heard of any legends”.

Para mais postagens de DC’s Legends of Tomorrow, clique aqui.


Comentários