Supernatural 10x14 – The Executioner’s Song


“Cas… Dean is in trouble”
Teve um pouquinho daquilo que eu sempre me irritei ao assistir Supernatural [ou qualquer coisa, na verdade], mas no geral foi um episódio que eu adorei. O que me irrita é essa coisa e esse drama/suspense em relação ao protagonista, se ele vai sobreviver ou não. Todos nós temos noção que o Dean NÃO IA morrer em uma luta contra o Caim no episódio 14, em no meio da temporada! Assim como sabemos que os personagens de Rick Riordan vão sair de qualquer coisa na qual ele os colocar, mesmo que diga, zilhões de vezes, que é “impossível”. Então essa tentativa desesperada e desnecessária de dramatizar me incomoda, e sempre me incomodou. Acontecesse o que acontecesse, eu sabia que o Dean sairia daquela batalha… e não foi exatamente o que aconteceu?
Mas mesmo com esse parágrafo, eu AMEI o episódio.
Não pela participação de Crowley, ou pela participação de Castiel. Na realidade, os dois personagens pareceram bem figurantes e eu me pergunto se o roteiro não tem mais absolutamente nada para fazer com eles… porque toda a participação de Rowena, mãe de Crowley, acaba desse jeito em um simples sermão e na evidência do quanto ela está desapontada com ele e com o que ele se tornou? “You’re not a King. Not anymore. You’re their bitch” – talvez isso signifique que alguma coisa vai mudar na atitude de Crowley em relação aos Winchesters, também porque Dean mentiu para ele, mas vai saber o que vem por aí? Quanto ao Castiel, eu meio que me cansei dessa sua postura badass, dessa sua tentativa de torturar e perguntar sobre uma cura, até que ele chega a Caim, e uma resposta definitiva, finalmente:
NÃO HÁ CURA! “There is no cure, I’m living proof of that”
Claro que nada disso impede uma batalha. Caim começa um verdadeiro genocídio, em uma tentativa de compensar por todos os seus crimes e assassinatos: ele tenta libertar o mundo de seus descendentes, tentando deixar a Terra livre de assassinos. Dean lembra-se de que, quando Caim lhe deu a Marca para derrotar Abbadon, ele avisou que esse dia chegaria: o dia em que Dean precisaria matá-lo. Chamando Crowley, reavendo a Primeira Lâmina, Dean, mesmo com medo de que esse seja seu fim e que ele não vá sobreviver a essa batalha, vai à luta contra Caim. E temos as melhores cenas do episódio naquele momento. Não com efeitos especiais, não cenas de ação, mas cenas que se concentram no diálogo, e coisas realmente muito importantes foram ditas naquele momento… coisas que devem definir o fim da temporada depois desse mês de hiatus.
Embora eu goste de ver o Dean apanhar, o que tivemos ali foi maior que isso: a maneira como Caim queria aquela Lâmina, e tudo foi planejado para que o Winchester a levasse até ele; ou como a morte de Caim mostra a maneira como o Dean está completamente ACABADO, e isso é um pouco preocupante. Mas eu gostei da proposta que deve guiar os próximos episódios: como Dean está vivendo a vida de Caim ao contrário, começando ganhando a Marca e terminando com ele matando o próprio irmão. Segundo Caim, com a possessão da Marca e da Primeira Lâmina, tudo começa com a morte de Crowley. Depois, Dean mataria Castiel, o que devia doer um pouquinho mais. E, por fim, ele mataria Sam, o que o deixaria selvagem e louco. Descontrolado. Eu amo o Sam (mais que o Dean), mas será que eu sou o único que gostaria de ver alguma coisa radical assim acontecendo?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários