Loucas pra Casar


Amei. Mas principalmente por causa do final!
Eu fui ao cinema assistir Loucas pra Casar exclusivamente por diversão. Eu queria ver o filme, e eu sabia que eu provavelmente teria algumas risadas gostosas – e não fui decepcionado aí. Me diverti de verdade, ri muito com vários comentários, e em algum momento do filme eu já estava escrevendo o texto na minha cabeça, até que tudo se desfizesse. Estava pensando na previsibilidade, até que o imprevisível acontece. O filme é realmente surpreendente! Além de Ingrid Guimarães ter feito (novamente) um trabalho excelente, eu gostei da originalidade do roteiro. Você está assistindo como se fosse qualquer outro filme com uma história similar, e você simplesmente não imagina o quanto você não sabe. E por isso o final é delicioso!
Além de INTELIGENTÍSSIMO! “O branco é uma cor que vale por todas as outras”
No filme, Ingrid Guimarães interpreta a protagonista, Malu. Malu é uma mulher de 40 anos muito bem sucedida em seu trabalho, mas sem nenhuma sorte em seus relacionamentos. Encontrou cada um de seus ex-namorados a traindo, e por isso nunca deu certo. Eu gosto muito da construção da personagem, mesmo com todas as piadas como “Tenho 40 anos assumidos” seguido de “Aos 35 uma mulher faz o que pode, né?” Eu adoro a maneira como ela é bem resolvida, como ela é uma mulher exemplar, como tem seu emprego, sua auto-confiança, como ela é verdadeira! Eu adorei a personagem que foge de todos os estereótipos, ou tenta fazê-lo. Gosto da maneira como ama Samuel, gosto da maneira lindíssima como ela cuida de sua mãe, internada por causa de problemas psicológicos.
Dali em diante, é que o filme se desenvolve. E você acredita em uma coisa o tempo todo. O roteiro se fantasia de algo divertido e simples, previsível, para rir da sua cara nas últimas cenas. Começamos com três noivas na ponte, pensando em se matar – todas por causa do mesmo homem: Samuel, que chega no último minuto. Malu descobre que Samuel tem uma amante: Lúcia, interpretada por Suzana Pires; uma dançarina de boate – basicamente uma “vagabunda”. E depois disso, quando as duas já tiveram algumas cenas divertidas juntas, já brigaram bastante, e já foram até a casa dele, elas encontram Maria: a terceira mulher na vida de Samuel, interpretada por Tatá Werneck. E esse trio faz as melhores cenas juntas! Discussões, puxões de cabelo, gritos vergonhosos no meio de um restaurante lotado… tudo a que temos direito.
Adoro a investigação no Facebook. “Vamos ter que fazer isso do jeito antigo” “Orkut?”
Mas aí que está o grande trunfo do filme. E cuidado, tudo daqui para frente conterá spoilers. Você está assistindo, e o que você espera? Eu lembrei muito de Todas Contra John, e por um tempo eu não pude deixar de me decepcionar – porque eu gostava da maneira, embora clichê, como as garotas se uniam contra John, que evidentemente não merecia nenhuma delas. Mas Malu continua apaixonada por Samuel, querendo se casar com ele, o amando. E nenhuma das três decidia que aquele homem não valia a pena; nenhuma delas sugeriu vingança. E as três simplesmente continuaram sempre querendo ele, sem jamais desistir. Afinal, as três tinham uma determinada história: há três anos namorando o mesmo cara, todas acreditavam que era real, que ele a amava e que eles se casariam em algum momento…
Mesmo que tudo que ele dissesse pra uma também dissesse a outra.
E quando tudo se desvenda em frente aos nossos olhos. Não vou negar que eu fiquei chocado. Que por um segundo eu parei de respirar, que meu queixo caiu, e que eu tive vontade de aplaudir. Quando a doença da mãe de Malu e seus comentários se juntam como peças num quebra-cabeça, quando tanto Dolores como Rubi se mostram amigos de Malu, quando revemos as cenas como elas realmente existiram. Como a doença da mãe é hereditária, e como Maria e Lúcia nunca existiram, e não passavam de versões dela mesma! A cena em que ela se olha no espelho, vestida de noiva, e vê as demais ali… arrepiante! E todas entrando na igreja juntas? Não existe outras noivas. QUE COISA MAIS LINDA! Final perfeito, apaixonante, fofo… surpreendente, realmente surpreendente! Um filme completamente diferente do que eu achei que seria, mesmo enquanto o assistia. Totalmente RECOMENDADO!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários