Jupiter Ascending – O Destino de Júpiter


Um bom filme, mas não muda o panorama da ficção científica.
E eu sei que isso é basicamente uma injustiça sem tamanho, mas acho improvável qualquer projeto que leve os nomes dos Irmãos Wachowski não ser comparado, em um momento ou outro, com Matrix. Então sim, pode ser um absurdo, mas nós tendemos a fazer isso. Nós fazemos isso. E The Matrix, em 1999, redefiniu todo o conceito de ficção científica, e se tornou, basicamente, a base segundo a qual qualquer uma delas é avaliada: eles conseguiram questionar o mundo de maneira convincente, e tornar as pessoas paranóicas a ponto de não saber o que é real e o que não é. Eles inovaram, e produziram um filme de maneira que nunca havia sido feito antes: eles realmente surpreenderam com a melhor ficção científica já feita.
Mas eles não podem fazer isso sempre.
Portanto, para O Destino de Júpiter, parece que eles nem chegam a ousar tanto assim. É um filme perfeitamente delicioso – eu adorei, eu recomendo, e eu assistiria de novo sem qualquer problema. Mas ele não foge dos padrões, e parece criado em cima de várias histórias que já conhecemos, com a introdução da clássica ficção científica através de outros planetas, seres alienígenas, e efeitos fascinantes de nos deixar babando. Cenários incríveis e impressionantes, como cada um dos planetas. Castelos, cascatas, vegetações diferentes… e cenários interiores perfeitos. E uma das minhas maiores paixões no Sistema Solar: Júpiter. Saturno é lindo por causa de seus anéis, mas como planeta, Júpiter é realmente minha paixão. E ainda temos figurinos excelentes, dentre os quais aquele LINDO vestido da Mila Kunis ganha de qualquer coisa.
Como ela estava linda no planeta de Kalique Abrasax.
O filme narra a história de Jupiter Jones, interpretada pela Mila Kunis. Ela é, aparentemente, uma humana comum, até que sua vida muda completamente em uma “consulta” médica na qual seu primo a convenceu a vender seus óvulos. Ela é brutalmente atacada, e defendida por Caine Wise, um humano geneticamente alterado, ex-militar. Acontece que toda uma família está atrás dela, por seus motivos pessoais, mas que giram todos em torno de uma coisa: a posse da Terra. Quando a mãe desses três irmãos morreram, Balem fica sendo o dono da Terra, mas tanto Kalique quanto Titus também querem a sua posse. E o que isso tudo tem a ver com Jupiter? Ela é a reencarnação da mãe de todos eles, que morreu com 91 mil anos de idade, e portanto a legítima herdeira da Terra. Os planos podem envolver casar-se com ela, ou matá-lo. Ou ambos.
Uma das coisas que mais me chamou atenção no filme, foi um quê de Matrix: a maneira como eles fizeram de tudo para que parecesse real, para que não questionássemos! Então tivemos uma série de elementos, como os atacantes alienígenas que podem se parecer com humanos, o fato de eles ficarem invisíveis, ou apagarem a memória dos humanos após serem avistados. Também tivemos aquela BRILHANTE cena de perseguição na plantação de milho que deixou uma daquelas famosas marcas que ninguém entende… genial. E, por fim, tivemos uma história sobre o planeta Terra, e como parecemos uma fazenda para os Abrasax. Os humanos não são, no fim das contas, nativos da Terra, e foram trazidos para cá depois de extinguirem os dinossauros: apenas para servirem como material para uma espécie de loção rejuvenescedora EXCELENTE.
Afinal Kalique está muito conservada para seus 14.004 anos!
Questionamos uma série de moralidades, em relação a até onde o humano vai por poder, por dinheiro, ou por mais vida. E Kalique faz um discurso muito verdadeiro como, mais do que petróleo, ouro ou água, o bem mais precioso da humanidade é o tempo. E Júpiter não aceita, de maneira alguma, que cem humanos sejam mortos para a fabricação de um cilindro daquele produto, e tenta fazer algo em relação a isso. O que mais me chamou a atenção no filme foi, mesmo, os efeitos especiais (mesmo que algumas longas cenas de ação tenham sido cansativas). Fantásticos, adorei as asas do final, AMEI MUITO aqueles tênis (eu quero um pra mim!), e os cenários e paisagens são incrivelmente belos… com algumas tiradas inteligentes, e um plot agradável, o filme não chega a ser inovador, mas é um bom programa para quem gosta do gênero. Eu recomendo, mas você já sabe o que esperar.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários