Arrow 3x10e11 – Left Behind / Midnight City


Descobrindo que o retorno não é tão bom quanto a despedida.
Ficamos absurdamente chocados quando Arrow chegou ao fim no ano passado, com toda aquela luta de Oliver e Ra’s, e o choque que acompanhou todo mundo que assistia enquanto Oliver Queen era morto e jogado de um penhasco. Até aí tudo bem, estávamos ali com nossas muitas teorias, esperando para ver como isso se resolveria – apostando e esperando pelo Poço de Lázaro. E eis que o retorno é um tanto fraco nesse quesito, com uma explicação questionável e uma trama fraquinha para “como Oliver Queen continua vivo”. E eu confesso que estou um pouco decepcionado com isso, e não acho que isso virá a mudar… problema deles, na verdade. Porque nunca seria tão bom quanto agora inserir o Poço de Lázaro.
Se mais tarde eles quiserem, como eles farão isso?
Todo mundo parece está tentando viver sua vida sem Oliver Queen, enquanto ainda não é absolutamente oficial que ele não voltará. Em Left Behind, as coisas continuam acontecendo: vilões pela cidade e Vigilantes por todo lado. Temos Felicity como a “mentora” [?] de Arsenal, e uma versão do Arqueiro que é, na verdade, o Diggle. Também temos, oficialmente, uma nova Vigilante na cidade: Laurel, que usa as roupas da irmã e reaparece como Canário. E é delicioso vê-la como Canário. Enquanto as coisas seguem os rumos dessa maneira, há quem tema por Oliver, e quem se negue a aceitar que algo ruim possa ter acontecido. E é aí que entra Malcolm Merlyn, com a espada que matou Oliver, e a confirmação de que sim: ele está morto.
Adorei como o roteiro tratou de todo o sofrimento desses personagens. Era palpável e era crível. Foi um tanto doloroso ver Felicity sofrendo – talvez justamente porque adoramos tanto a personagem! Mas eu gostei de como isso se estendeu a outras áreas da série, como ela tentando convencer Ray Palmer a deixar seus planos para trás; tudo porque queria garantir sua segurança. Foi fofo. Mas nada foi mais fofo do que a maneira como ela cuidou dos machucados dele, como ele disse que só pensava em salvá-la, ou como eles trocaram olhares intensos e sorrisos tímidos naquela ocasião. Eu vibrei, eu me arrepiei. Eu não sou do Team Olicity, então eu torço firmemente por esses dois. Aquela cena foi linda, foi fofa, e foi absolutamente perfeita. Foi uma declaração dele. “I mean you”.
Foi um processo, de Left Behind a Midnight City, de deixar de ser heróis a retornar com força. “You don’t get it. There’s no ‘this’ without him. It’s done. I’m done”. Felicity foi a primeira a deixar. Laurel percebeu que não conseguia fazer isso. E mais tarde Diggle e Roy também se deram conta de que era errado. E foi com Ray Palmer que Felicity aprendeu a se importar com aqueles vivos que eles querem proteger. Tivemos uma ótima cena dela com a Canário, adoro a amizade das duas, e elas estavam de volta. Admitindo estar errada, também, todo o time voltou para concluir a missão do episódio. E desse modo, na ausência de Oliver, eles estão se tornando cada vez mais unidos. Um time cada vez melhor. E isso é muito bonito! Não foi o retorno que eu esperava. A “ressurreição” do Oliver foi particularmente irritante e forçada, mas… vamos esperar.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários