Helix 2x01e02 – San Jose / Reunion


COMO EU SENTI SAUDADE DESSA SÉRIE! Uma das minhas favoritas, amo, amo Helix.
Na verdade, não tem como evitar um quê de animação a cada novo episódio de Helix – e profunda apreensão. Mesmo antes de o episódio começar, você já está apreensivo, pronto para agarrar qualquer coisa à sua volta. Não é uma série de terror, mas eu havia me esquecido do horror nojento que nos choca, e do suspense assustador que nos deixa grudados na cadeira, angustiados do começo ao fim. Quando San Jose começou, confesso que eu fiquei surpreso com a mudança. Aparentemente distante da primeira temporada, todo um novo set de mistérios foi introduzido. Então depois do NARVIK naquela Base, e daquele final bombástico com Julia comandando uma reunião na ILARIA, as coisas avançam ainda mais aqui… e temos uma nova ambientação, um novo vírus.
“Mais mistério? VAMOS LÁ!” Não me entenda mal. Não é que eu goste de “coisas não solucionadas”. É só que eu adoro essas coisas instigantes que te deixam constantemente com dúvidas, constantemente com coisas sobre o que pensar… era isso que Lost fazia conosco. O interessante era ver as peças se encaixando enquanto mais dúvidas surgiam: PORQUE ESSA É A VIDA. E sempre tínhamos no que pensar, teorias para formular, ainda temos, se formos assistir Lost agora. Eu adoro essa proposta de Helix, eu amo os mistérios. Claro que tem alguns gaps grandes que precisam ser preenchidos, e tenho noção disso (como a ligação da primeira e segunda temporada, e mais detalhes do que aconteceu durante esse ano!), mas eu estou contente de ter material no que pensar ao longo de toda a semana. Mistérios e mais mistérios, teorias e mais teorias. Loucura, e Helix fazendo seu cérebro explodir. BEM VINDO A HELIX!
Lembre-se: não espere sempre respostas mastigadas. Um mistério pode responder outro.
Assim como as coisas começam a se encaixar quando vemos os dois primeiros episódios da segunda temporada juntos – retomando a primeira temporada, precisamos nos lembrar que a “ILARIA is everywhere”. E aquela conversa de Kyle e Sarah depois do acidente com o pé dela: é verdade que Alan Farragut explodiu aquele prédio em Paris? O prédio que vimos no último Season Finale, com Julia e o pessoal da ILARIA dentro! Eu gosto da sutileza com a qual as coisas vão se encaixando, e como muitas vezes as pessoas tendem a ignorar comentários como esses, nos quais as respostas estão escondidas! Sim, Alan está muito misterioso dentro daquela seita, e fazendo todo um joguinho de não dizer por que foi para aquela Ilha, mas mesmo assim… não podemos esperar respostas no começo da temporada! Precisamos da criação e nutrição dos mistérios para manter o espectador atento. E constantemente pensando!
Tudo começa com a chegada de Julia a uma Ilha misteriosa – e então você percebe o quanto as coisas estão diferentes da primeira temporada! [Inovação é tudo, eu aprovo] “Do you know the way to San Jose?” poderia muito bem ser “Are you my mummy?” Enquanto Julia está presa sendo torturada, nenhuma notícia de Alan, uma equipe da CDC formada por Sarah, Peter [!] e a linda nova aquisição da série, Kyle Sommer, se depara com um novo vírus assustador. A morte por aquele vírus me pareceu incrivelmente nojenta. A maneira como os corpos ficam, quase posso sentir o cheiro. Há um novo vírus (graças a Julia, sabemos que é o TXM-7) que matou 27 pessoas num barco, depois de terem passado pela ilha de Saint Germain. E as coisas começam lentamente a parecer Lost, com uma sociedade secreta em uma Ilha deserta, e os mistérios de como Julia foi parar ali com Caleb e tudo o mais…
E MAIS AINDA:
Incrível como a narrativa se divide em dois tempos. Enquanto acompanhamos o DAY 1 com o pessoal da CDC chegando na Ilha e conhecendo a seita (além de encontrar aquela infinidade de crânios e esqueletos humanos!), também acompanhamos o DAY 10951 (THIRTY YEARS LATER), com Julia imortal sendo torturada por Caleb, enquanto ainda procura Alan. “I knew one day you’d come” – okay, quem exatamente é esse cara? Teria algo a ver com a gravidez de 15 meses (por enquanto) de Sarah? E o DAY 2 / 10952 nos esclarece um pouco mais de Alan/Jerome nessa história toda da segunda temporada: possivelmente morto, no futuro (embora os ossos não sejam dele, e contenham alguma mensagem!), no presente ele está escondido na Ilha, entre o pessoal da seita, e não pode dizer a ninguém o que, exatamente, o levou até ali. E Peter pouco se importa: revogação da licença da CDC, mandatos internacionais de prisão, investigação da ILARIA…
Quando, no segundo episódio, vemos mais dois infectados na Ilha, as coisas se tornam ainda mais sérias. E preocupantes. Lembro-me que ao longo da primeira temporada, as coisas mudaram muito. E eu comentava isso. Como a série mudou pelos episódios. Mudou drasticamente para a segunda temporada, e tende a continuar mudando e nos surpreendendo – com Soren infectado, atacando a mãe naquela velocidade e tão brutalmente, eu lembrei dos Vectors. Impossível não lembrar! Pior, ele seria uma nova versão do Peter, ou algo assim? Como ele simplesmente ficou curado de uma hora para outra? E será que podemos esperar mais do NARVIK em relação ao Peter, quem sabe? Final angustiante, como todos os episódios de Helix. Assistir a essa série acaba com os meus nervos, mas acho que é por isso que eu gosto tanto dela! Ansioso por mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários