The Tomorrow People 1x08 – Thanatos


ÓTIMO!
A série atinge seu ápice com esse episódio – e é uma pena que tenhamos apenas mais uma semana antes do hiatus, porque a série finalmente entrou num ritmo maravilhoso com episódios bons se sucedendo aos anteriores, sempre nos surpreendendo. Deixando de lado clichês ou romances adolescentes, esse episódio foi bastante sério, colocou os personagens em seus limites, e conseguiu contar uma história convincente e repleta de informações… e Stephen ficou de lado!
Thanatos já começa em um ritmo frenético, e antes de dez minutos parece que tanta coisa aconteceu que estamos exaustos – Stephen está convencendo que Thanatos é uma coisa importante, e Russell e Cara se arriscam indo até a casa de Jedikiah para poder ler sua mente e descobrir informações; mas quando Cara consegue fugir e Russell fica para trás, tudo dá errado e acaba que, ao finalmente conseguir escapar, ele leva Jedikiah junto para o esconderijo dos Tomorrow People. E como isso poderia dar certo? Um seqüestro desse porte é perigoso demais!
Sem Jedikiah para comandar a Ultra, conhecemos alguém ainda pior: o Fundador, aquele que apareceu como voz na mente de Stephen algum tempo atrás; e ele parece muito pior e mais manipulador que Jed (e agora começamos a expandir o universo no estilo Lost, com Jed virando apenas uma peça do jogo) – eu achei fascinante essa rede conectada de telepatas para encontrar Jedikiah, porque me lembrou muito o estilo de histórias de Philip K. Dick, com um quê de modernidade e muita paranóia. O tipo de história que eu gosto de acompanhar, deu muito certo.
Mas o forte de Thanatos esteve nos maravilhosos flashbacks – se eles centram os acontecimentos em John, não tem como dar errado; então conhecer o John de 6 anos atrás, na Ultra (mais bonito do que nunca com aquela camiseta branca, acredite em mim!), é maravilhoso! Vemos o procedimento dando certo, o teste de Jedikiah para saber se ele está apto realmente a matar, e sua primeira missão. “You can’t be serious”. E chegamos a revelações ainda mais bombásticas a respeito de John e quem ele realmente é… sabemos agora como ele saiu da Ultra, e porque é o líder dos Tomorrow People. Surpreendente.
O episódio também focou muito na relação de Jedikiah com John, e acho que ambos os personagens cresceram de maneira convincente com essa história – porque Jedikiah ganhou uma fragilidade e um aspecto mais humano, enquanto John é cada vez mais envolto em mistério e perfeição. Então é bom ver Cara constantemente alegando que sente em Jedikiah o amor dele por John, ou que ele o vê como um filho, enquanto os dois compartilham, certamente, as melhores cenas. É fantástico vê-los discutindo, um cobrando o outro, profundamente decepcionados, na verdade.
Portanto, o clímax não poderia ter sido diferente ou mais intenso. Com a Ultra quase chegando ao esconderijo, John foge com Jedikiah dali, e os dois discutem de maneira brilhante, mas John é incapacitado de matar, não biologicamente falando. Mas eu me preocupo – porque Jed já sabe que Cara tem seus poderes de volta (valeu, Russell!) e o que isso significa para Stephen? Sem contar que ele está vivo, solto e com John sob sua custódia… eu estou sentindo que esse Mid-Season Finale vai nos deixar bastante apreensivos para o retorno em Janeiro…
A série cresceu, e eu fico muito contente por isso. Muito mais do que uma luta Tomorrow People x Ultra, a série conseguiu humanizar seus personagens e fazer com que nos importássemos com cada um – conseguiu criar histórias contundentes e encher a trama de segredos que são interessantes, deixando mistérios para discutirmos durante a semana. Além de um cliffhanger fascinante! Muito ansioso pelo episódio da semana que vem, e já começando a lamentar quatro semanas sem nenhuma novidade…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários