Para sempre ABBA


Eu queria ver de novo.
Sem nenhum tipo de diálogo que não seja a música do ABBA, esse musical em cartaz no Rio de Janeiro é uma homenagem muito bonita e divertida ao maravilhoso grupo. Com 10 atores em cena (6 cantores e 4 bailarinos), somos presenteados com interpretações belíssimas e vozes surpreendentes – além da maravilha de ver ótimas coreografias, e alguns mash-ups que ficaram realmente interessantes!
A base de tudo é a música – e são mais de 40 músicas homenageadas, e embora algumas delas tenham vindo sozinhas em cenas isoladas, a grande maioria delas fez parte de packs de cenas que foram interessantíssimas. Então pudemos ouvir músicas se conectando e mash-ups interessantes, especialmente para quem ama mash-ups como eu. E ABBA claro. Fomos do divertidíssimo ao surpreendente, passando pelo melancólico, triste e emocionante. Os atores fazem um ótimo trabalho nos envolvendo, e as músicas se sobrepõe umas às outras sem nenhum tipo de diálogo, por vezes nem mesmo tempo para aplaudir.
É dessa maneira que operamos com 10 personagens que não tem nome. Os 4 bailarinos são funcionários de um hotel, e os 6 cantores são hóspedes que acabaram de chegar por ali – a história é simples e muito linear, e é só um pretexto para a música. Musical com história e músicas do ABBA, procure Mamma Mia, aqui é mais um show organizado por “temas”, o que ficou absolutamente interessante! Como sabemos que essas músicas falam por si só, é justamente o que vemos no palco, conseguindo nos fazer sorrir, aplaudir e gritar. E os atores ainda interpretam na maneira de cantar e de agir, colocando mais significado para aqueles que não estão entendendo o inglês…
O que não é problema, diga-se de passagem. Justamente pela simplicidade da história, acredito que apenas pela maneira como as músicas eram cantadas, o ritmo e as expressões corporais dos atores, era facílimo de entender o contexto. Embora eu estivesse entendendo o inglês, então é difícil de dizer. Mas foi aí que eu achei um ótimo trabalho do programa: com a letra de TODAS as músicas cantadas no espetáculo, versão original e traduzida. Que inteligente, huh? Embora eu ache que se você não entende o inglês, você vai perder muito do espetáculo tentando ler o programa durante a apresentação… apenas aproveite o show!
Então temos sim uma história. A abertura do programa diz o seguinte: “Seis hóspedes acabam de chegar em um hotel. Quatro funcionários estão a sua espera. Qual será a relação entre eles? Será que eles ainda vão se conhecer? Será que alguns deles já se conhecem? Fique atento a aquilo que vai conectar as suas histórias: será um livro ou um diário? Deixa a sua imaginação fluir e venha viajar com o ABBA!”. Querem saber? Eu li isso antes de começar a peça, mas só agora isso fez sentido… realmente, aquele caderninho vermelho circulando entre todos durante todo o musical.
Isso que é inteligente: a “história” deixe que nós imaginemos.
E podemos ir aonde quisermos.
Assim passamos de meros desconhecidos a seis pessoas se apaixonando com as músicas do ABBA, imaginando e idealizando esse amor, para só então transformá-lo em verdade. Sofrendo com as decepções, com as brigas, com as desconfianças. Todo tipo de separações e reconciliações, corações partidos, sofrimento. A decisão de que a vida deve seguir em frente, os novos rumos, a redescoberta da felicidade. E tudo acaba em uma belíssima celebração embalada pelas melhores músicas desse maravilhoso grupo! Eu não perderia esse musical, de verdade. Simples, infelizmente curto e com talentos impressionantes tanto de voz quanto de dança… vale muito a pena, especialmente se você gosta das músicas de ABBA, você vai sair sorrindo e cantando!


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários