O Hobbit – A Desolação de Smaug


Meio de trilogia.
Confesso que eu estava bem receoso, porque As Duas Torres é o filme de que menos gosto na trilogia do Senhor dos Anéis, não sei se arrastado seria a palavra correta, mas as coisas não pareciam levar a lugar algum… A Desolação de Smaug não parece uma total enrolação, no entanto ainda parece que faltou alguma coisa. Senti falta de alguns personagens, e em várias ocasiões achei que as cenas podiam ser mais curtas. O que me entristeceu foi que muito da cor e da inocência de Uma Jornada Inesperada se perdeu aqui, e era justamente o que diferenciava O Hobbit de O Senhor dos Anéis.
Então o filme é ótimo como todos os filmes dessa saga conseguem ser, mas a escuridão tomou conta e a maioria das cenas teve belíssimos cenários mas momentos escuros que não favoreceu a “alegria” e leveza do livro – J.R.R. Tolkien gostava dessa versão mais inocente da Terra-Média. Mas como vocês sabem, esse segue uma linearidade bem particular sem muita divisão na atenção. Começamos onde paramos, às portas da Floresta, e acabamos com o Smaug deixando a Montanha, sem grandes surpresas… passamos pelos Elfos, Humanos, e a chegada à Montanha Solitária.
Mas ainda assim a atenção conseguiu se dividir entre vários personagens. Gandalf tem a mania dele de abandonar os anões e o hobbit e ir em suas próprias missões particulares, então aí já nos dividimos em dois grupos… ainda com os anões se dividindo no fim (com os que ficam na cidade para cuidar de Kili) fazemos três, mais os Elfos (na verdade apenas Legolas e Tauriel) já são pelo menos quatro histórias paralelas se desenvolvendo. Senti falta do Gollum, o Gandalf recebeu cenas épicas e memoráveis, mas raras, então também senti um pouco de sua falta… e mesmo o Bilbo pareceu tão esquecido que me entristeceu. Com exceção da cena com Smaug.
Sobre Smaug… eu o amei. Mas não tinha como não amá-lo, apaixonado por dragões como eu sou. Então eu achei bem legal a interação que Bilbo teve com ele, substituindo a cena com Gollum no primeiro filme – mas teve citação ao Um Anel, afinal Smaug conseguiu senti-lo. Precious. Gostei de como conseguiram colocar a palavra sem parecer forçado! O dragão é ameaçador, sua voz é incrível, e é lindo ver toda e qualquer cena dele – ele que proporciona o terceiro terço do filme todo, com um clímax bem escuro e repleto de ação, uma ótima cena com muito ouro e fogo (amei os efeitos para quando ele ia cuspir fogo) e um final simplesmente brilhante.
“I am fire. I am… death”
“What have we done?”
Uma de minhas cenas favoritas foi aquela que veio depois dos Elfos, como Bilbo conseguiu tirar os anões todos da prisão – OS BARRIS! Na verdade, eu estava muito curioso e ansioso por essa cena, porque foi o momento que mais me chamou atenção no livro, quando o li uns quatro anos atrás; acho que, apesar de tudo, o espírito se manteve, porque foi um dos poucos momentos no filme em que verdadeiramente nos divertimos, e vemos mais cores e tudo o mais. Ficou uma ótima cena… sem contar que Elfos são Elfos, então a participação deles valeu a pena. E que história é essa de Kili com Tauriel?
Falando em Bilbo, vale lembrar que ele deu várias ótimas cenas, usando o Um Anel por um tempo razoável. É sempre fascinante vê-lo com os poderes do Anel, aquela Névoa vinda diretamente de O Senhor dos Anéis, a audição, a invisibilidade… e isso vai despertando o Mal, que é onde se encontra a história de Gandalf nesse capítulo. Amei sua participação, especialmente em dois momentos: os Espectros do Anel fugindo (achei que os veríamos, mas ainda não) e aquela cena ÉPICA na qual ele demonstra todo seu poder com o cajado e Sauron retorna. QUE CENA PERFEITA! O melhor momento do filme, que teria valido só por aquele momento. Incrível.
Então infelizmente eu não senti tanto O Hobbit como eu esperava sentir, então ainda fico com Uma Jornada Inesperada como meu favorito. Se esse começou bruscamente, com esse fim não podemos esperar nada mais detalhado e explicado para o começo de Lá e de Volta Outra Vez, mas acho que esse filme entrará para a história… assim espero, com a participação, mesmo breve, de alguns atores de O Senhor dos Anéis, apenas para nos deixar nostálgicos… e se quiserem mostrar novamente Sauron ou seu Olho, ou mesmo os Espectros do Anel… eu estou aceitando!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários